Como funciona a volumetria dos leads? Saiba aqui!

foto de um gráfico com métricas para ilustrar a matéria sobre volumetria dos leads
foto de um gráfico com métricas para ilustrar a matéria sobre volumetria dos leads

Como funciona a volumetria dos leads? Saiba aqui!

Geração de Leads   •       0

Você sabe o que é volumetria dos leads? Basicamente, é um planejamento da quantidade de leads feito através da observação dos melhores resultados da conversão. São criados gráficos com índices de sazonalidade para identificar os melhores meses, dias e horários para os leads serem gerados. Essa organização é seguida em dias comuns, que não são afetados por nenhum acontecimento inesperado. Saiba tudo sobre o assunto, logo abaixo!

Como criar a volumetria dos leads?

Para saber exatamente a quantidade de leads que será enviada, primeiro é preciso encontrar os meses, dias da semana, dias do mês e os horários que o usuário estará mais acessível. As métricas de conversão ajudam a identificar esse comportamento do possível cliente.

Um gráfico com os melhores índices de geração de leads vai impactar no volume deles. Dessa forma, nos dias comuns, a quantidade de geração de leads poderá ser alta — já que seguem os bons índices do gráfico de sazonalidade.

É importante lembrar que cada PA (Posição de Atendimento) precisa de uma boa diluição e distribuição de leads. Sendo assim, cada PA recebe o volume ideal de leads para não ficar ociosa e muito menos sobrecarregada. O índice de conversão dos leads está diretamente proporcional a velocidade dos mesmos.

Os melhores momentos para geração de leads são: primeiros dias do mês e próximos de pagamentos, dias de pagamentos dos afiliados, primeiros dias da semana e horário da manhã e do almoço.

A geração de leads é menor durante os finais de semana, mas dependendo do serviço oferecido, enviar um lead de seguro saúde nos finais de semana, por exemplo, pode ser uma boa opção. Isso porque o seu possível cliente está com a família em casa e pode pensar em decisões que demandam mais tempo e tranquilidade.

Também no final do mês, que o dinheiro é mais curto, a geração de leads também é mais baixa. Mas é válido lembrar que isso não significa que os usuários deixam de desejar seu serviço/produto, apenas preenchem o formulário com menos poder de compra.

A volumetria dos leads pode ser alterada?

A volumetria dos leads pode ser diferente nos dias comuns e atípicos. Podemos dizer que os dias comuns são aqueles que a rotina de trabalho ou pessoal não é afetada. Sendo assim, a quantidade da geração de lead é volumosa e funciona normalmente. E os dias atípicos são aqueles que saem da rotina por diferentes fatores — que podem ser aguardados ou não. São eles:

Acontecimentos previstos:

  • Feriados;
  • Eventos nacionais ou mundiais (ex: Copa do Mundo, Eleições...).

Acontecimentos inesperados:

  • Greves;
  • Manifestações;
  • Problemas climáticos (ex: chuva).

Porque isso acontece?

Vamos imaginar que nos dias comuns, a empresa de geração de leads e o usuário seguem uma rotina padrão — dentro do horário comercial sem nenhuma alteração. Já nos dias atípicos, os funcionários da empresa de leads e o futuro cliente vão sair do cotidiano que estão acostumados e criarão uma “nova rotina”.

Recentemente, aconteceu a Greve dos Caminhoneiros em todo estado nacional durante quase 8 dias. A população não estava esperando esse acontecimento e, então, precisou adaptar a maneira e o horário para chegar no trabalho, por exemplo.

Essa greve afetou o volume da geração de leads, criando a necessidade de diminuir a quantidade em comparação aos dias comuns.

O mesmo vai acontecer durante a Copa do Mundo, já que a população irá criar uma maneira de ver o jogo — alterando o horário das suas tarefas diárias. Principalmente nos dias que a seleção brasileira estiver jogando.

Mas não precisa se preocupar porque a Vendedoor — empresa pioneira em geração de leads — sabe como agir durante esses dias incomuns. Então faça a simulação grátis da geração de leads para seu negócio! Preencha o formulário e invista na sua empresa. 

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