Como definir os valores de uma empresa? Descubra aqui!

três pessoas ilustrando a matéria sobre valores de uma empresa
três pessoas ilustrando a matéria sobre valores de uma empresa

Como definir os valores de uma empresa? Descubra aqui!

Outros   •       0

Empresário de primeira viagem não sabem como criar os valores de uma empresa. Não tem nenhum problema nisso! Afinal, você está começando seu negócio e talvez ainda não sabe quais são as atitudes que darão personalidade ao seu negócio. Mas nós do Portal SóPJ vamos te ajudar nessa tarefa. Vamos lá!

O que são valores de uma empresa?

Os valores de uma empresa são criados a partir da postura ética que você quer passar para os seus funcionários, clientes e admiradores do seu negócio. Uma empresa que apoia a causa sustentável irá buscar seguir valores como honestidade, transparência, qualidade, valorização das pessoas, espírito em equipe e, claro, conceitos sustentáveis, por exemplo.

O que é missão organizacional de uma empresa?

Além dos valores, uma empresa precisa estabelecer uma missão, ou seja, um propósito da sua existência. Porque ela existe? O que ela faz? Para quem? Essas são algumas perguntas que vão te ajudar a descobrir a missão organizacional do seu negócio.
Uma empresa de festas ou eventos tem a missão em alegrar pessoas, por exemplo. Faça esses questionamentos para você e seus funcionários. Buscar as respostas em grupo pode ser uma boa forma de ver as percepções que as pessoas têm do seu negócio.

O que é visão para uma empresa?

Se você estabelece os valores que a sua empresa vai seguir e identifica exatamente a missão que seu negócio tem, então precisa agora determinar um futuro a longo prazo. A visão não pode ser um sonho inatingível, precisa ser realista. E para conseguir esse objetivo, será necessário estabelecer metas e fazer esforços. Deixe isso bem claro para você e seus colaboradores, alinhando a perspectiva de todos.

Qual a importância de defini-los bem?

As empresas são como se fossem “pessoas”, já que sempre criam uma imagem na memória da população. Saber definir a missão, visão e os valores da sua empresa é querer se apresentar de alguma forma para o mundo.

Como criar missão, visão e valores para uma empresa?

Agora que você sabe o que é missão, visão e valores, precisa aprender como criar os conceitos dessas três etapas. Siga essas dicas:

  •  Admiração: se o seu negócio é bem popular no mercado, com certeza você tem admiração por alguma empresa reconhecida. Procure saber a missão, visão e valores dessa empresa e se baseie para criar os seus. Se você admira essa companhia é porque ela possui conceitos parecidos com o seu.
  • Não crie valores genéricos: um dos maiores erros de pequenas, médias e grandes empresas é criar valores tão genéricos que servem para diferentes negócios. Evite esse erro! Tente trazer os valores corretos para o ramo específico da sua empresa.
  • Pense nos seus colaboradores: uma empresa é formada por um conjunto de pessoas com crenças, religiões e etnias diferentes. Ouça-os e abra sua mente para incluir valores que talvez você não tinha pensado e que seus funcionários identifiquem como importantes para o seu negócio.
  • Seja honesto: não é correto dizer que segue alguns valores só para criar uma boa imagem da sua empresa. Coloque aqueles em que realmente acredita.

Agora você já sabe como criar a missão, visão e valores de uma empresa. O portal SOPJ é o lugar certo para você que busca todos os tipos de prestação de serviços para o seu negócio. Clique no serviço desejado, preencha o formulário disponível no final do artigo aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Assine nossa
newsletter

Quer receber dicas sobre fornecedores e serviços empresariais? Insira seu email

ico-news

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.