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Nesta seção vamos trazer conteúdo frequente e de qualidade sobre URA e todos os assuntos que envolvem esse tema, com o objetivo de ajudar os empresários brasileiros a entenderem e também encontrarem boas soluções em serviços para os seus negócios. Saiba o que é URA e para que serve, os tipos de URA, as vantagens da URA para empresas, como escolher URA e melhorar o atendimento eletrônico da sua empresa e muito mais. Esteja de olho nos nossos artigos e saiba tudo o que há de mais novo e interessante no mercado de URA. Essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a melhorar os resultados de negócios. Boa leitura!

O que é URA e para que serve

Afinal, o que é URA e para que serve esse recurso? Como ele pode ser útil para aumentar as boas oportunidades da sua companhia? URA significa Unidade de Resposta Audível e isso nada mais é do que uma ferramenta que permite que uma determinada empresa tenha atendimento eletrônico para seus clientes, parceiros e fornecedores. Isso significa que, ao entrar em contato com a sua empresa, quem vai atender inicialmente é uma gravação. Ela pode tanto resolver as solicitações mais simples como direcionar esse cliente, por exemplo, para um atendente capacitado.

O atendimento eletrônico pode oferecer opções numéricas correspondentes às demandas. Nesse caso, o cliente só precisa usar o teclado do telefone fixo ou do celular para chegar onde deseja. Se for necessário, é possível requisitar o operador de atendimento ou ser redirecionado para o setor responsável. Os recursos mais modernos permitem, inclusive, que o atendimento eletrônico reconheça a voz de quem liga, facilitando ainda mais seu uso.

A URA serve, portanto, para organizar e melhorar a comunicação entre uma empresa e seus clientes e parceiros e também para agilizar os processos internos de atendimento. Esse tipo de recurso pode ser utilizado tanto para receber ligações, como para ligar, por exemplo, para ativar promoções junto aos clientes. Além disso, a URA pode ser utilizada para que a empresa faça uma pesquisa de satisfação. É preciso analisar caso a caso a melhor opção de URA para cada tipo de negócio.

Depois de entender o que é URA e para que serve, veja a seguir quais são os tipos de URA que a sua empresa pode escolher.

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Tipos de URA

Os primeiros modelos de Unidade de Resposta Audível surgiram na década de 80 e, desde então, muita coisa evoluiu. Conheça quais são os tipos de URA oferecidos hoje pelo mercado e escolha o melhor para contratar para a sua empresa:

1 . URA de digitação

Muito utilizada por bancos e instituições financeiras, a URA de digitação é um tipo de atendimento eletrônico que dispõe de alternativas organizadas por comandos numéricos. A pessoa que liga pode ou não solicitar uma conversa com um atendente. Por exemplo: “Para cancelar a assinatura do produto X, tecle 1. Para falar com um atendente, tecle 2”.

2 . URA de reconhecimento de fala

Outro dos tipos de URA é o com reconhecimento de voz. Nesse caso, ao invés de digitar o número da opção desejada do menu, o cliente simplesmente pode dizer o que deseja. Com uma tecnologia um pouco mais avançada, o sistema consegue entender as palavras-chave ditas e direcionar o cliente para o que ele precisa.

3 . URA com Call back

Por último, tem a URA com call back. Com essa ferramenta, se a empresa tem poucas posições de atendimento, por exemplo, consegue organizar o fluxo de ligações e elevar a satisfação do cliente com uma solução diferente.

A proposta da URA com call back é não deixar o cliente esperando por muito tempo. Dessa forma, o sistema calcula a média do tempo de espera e, dependendo do quanto for, o cliente recebe uma mensagem automática avisando que a empresa retorna a ligação para aquele número assim que possível.

Se você deseja saber mais sobre contratar posições de atendimento, clique aqui e confira o que temos sobre esse assunto. Em seguida, você confere uma lista de benefícios de contratar URA para empresas:

Vantagens de contratar URA para empresas

A Unidade de Resposta Audível (URA) pode ajudar a sua empresa a crescer, sabia? Confira bons motivos para pensar sobre fazer esse tipo de investimento:

1 . Organização no atendimento

Se a sua empresa contrata o serviço de Unidade de Resposta Audível, ela consegue planejar e padronizar todo o sistema de atendimento da empresa. Essa prática certamente proporciona mais credibilidade ao seu negócio, além do que pode servir para medir o que precisa ser melhorado.

Os atendentes, por sua vez, vão ganhar em produtividade. Com o filtro das demandas feito pela URA, nem todos os clientes vão precisar conversar com eles e aqueles com problemas mais complexos vão ter um atendimento de mais qualidade.

2 . Atendimento eficiente, consumidor satisfeito

O seu atendimento eletrônico precisa ser bem planejado para ser eficaz. Se a sua empresa entende isso e planeja cada passo das gravações, o seu negócio só tem a ganhar. Os clientes vão se sentir satisfeitos, o que é fundamental para que toda empresa alcance melhores resultados e consiga fechar mais vendas.

Uma boa maneira de medir a eficiência da URA é considerar o índice FCR (First Call Resolution). Esse índice mede a capacidade de um determinado call center – pode ser também de uma determinada equipe ou de apenas um dos funcionários — de solucionar a questão de um cliente logo na primeira ligação.

3 . Redução de custos de call center

Ao contratar URA, a sua empresa pode conseguir otimizar e reduzir os custos com atendimento ao consumidor (call center) consideravelmente no médio e longo prazo.

O investimento pode custar um pouco mais no início. Porém, pode ser que a sua empresa consiga diminuir o quadro de funcionários do atendimento e economizar, já que eles tendem a conseguir fazer mais em menos tempo.

Quando a empresa recuperar o que foi gasto no investimento em URA e considerar apenas a manutenção, pode conseguir enxergar o quanto valeu a pena apostar na tecnologia. Faça as contas!

4 . Funciona sem interrupção

A quarta e última vantagem de investir em URA para empresas é que o atendimento ao cliente vai funcionar sem interrupção. Por ser automático, especialmente as questões que puderem ser resolvidas sem o apoio de um atendente, estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custo extra.

Essas são as vantagens de contratar URA para empresas. Mas, o que avaliar na hora de contratar? Separamos algumas recomendações gerais básicas que vão te ajudar a acertar na hora de investir:

Dicas de como contratar URA para empresas

Você está convencido de que esse recurso vai ajudar a sua companhia a crescer de maneira mais sólida daqui para frente. Eis que chega, então, a hora de pedir os orçamentos e contratar URA para a sua empresa. Confira as nossas dicas:

Busque informações sobre o fornecedor que deseja contratar

Tenha cuidado ao fazer a seleção de possíveis fornecedores de URA. Nesse momento, peça dicas a outros empresários que utilizam a ferramenta, ouça sugestões e pesquise muito. Considere também o tempo de mercado e as experiências de outros clientes da empresa que você tem interesse em ter como parceira.

Não abra mão do custo-benefício

O que não faltam no mercado são opções. Por isso, tenha cautela ao avaliar os orçamentos de URA. Há empresas que oferecem recursos que podem não ser bem aproveitados pelo seu negócio, por mais avançados que sejam.

Vale lembrar que o mais caro nem sempre é o melhor e o mais barato pode te obrigar a fazer novos investimentos e gastar mais do que o planejado antes do que você imagina. Isso significa que a melhor alternativa é aquela que oferece o melhor custo-benefício para o seu tipo de negócio. Se aquele que custa menos for bom para você, ótimo. Essa análise dá trabalho, mas o esforço vale a pena.

Fique atento ao suporte técnico oferecido pelo fornecedor

A sua empresa deve se informar sobre a qualidade e agilidade do suporte técnico oferecido pelo fornecedor que tem interesse em trabalhar. Já imaginou a dor de cabeça se o sistema da Unidade de Resposta Audível da sua companhia tem algum problema e você não tem uma equipe de suporte devidamente preparada para contar?

Todo recurso tecnológico está sujeito a problemas e eles não avisam quando vão surgir. Antes de contratar um fornecedor de URA, avalie a qualidade do suporte técnico com atenção aos detalhes.

Muitas dúvidas? Peça a ajuda de profissionais

Converse com profissionais experientes no mercado de Unidade de Resposta Audível. Faça isso sem compromisso e tenha mais segurança para fazer o investimento certo para o seu negócio.

Explique quais são as condições e necessidades da sua empresa, faça perguntas e tire todas as dúvidas. Falar com quem entende do assunto pode levar a atenção do interessado a questões até então imperceptíveis.

Você acha que ter atendimento eletrônico URA pode colaborar com a sua empresa? Nós, do portal SOPJ, estamos aqui para te ajuda a encontrar os fornecedores com melhor custo-benefício do mercado de forma segura. Preencha já o formulário e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

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