PABX – SóPJ

PABX

Home / Telecom / PABX

  • PABX

  • Receba uma cotação grátis

  • com o melhor custo-benefício para a sua empresa.

PABX


Aqui nesta categoria do Portal SOPJ vamos trazer conteúdo de qualidade para pequenos e médios empresários sobre PABX e todos os desdobramentos desse tema. Além dos artigos, nossa missão é apresentar as mais interessantes soluções em serviços do mercado para você escolher a melhor delas para a sua empresa. Você vai saber o que é PABX e como funciona, os tipos de PABX para empresa, as vantagens do PABX, como escolher o melhor PABX para empresas e muito mais. Continue acompanhando as nossas atualizações e esteja sempre bem informado sobre as novidades e as tendências do setor de PABX. Boa leitura!

O que é PABX e como funciona

Vamos começar explicando o que é PABX e como funciona esse recurso. PABX é a abreviação de Private Automatic Branch eXchange. É um aparelho que possibilita conectar uma ou mais linhas telefônicas de uma empresa e distribuí-las em ramais. Imagine só em quantas linhas de telefone seria preciso investir, considerando uma empresa de 300 funcionários, sendo cada um com um telefone na mesa? Além de possibilitar que os colaboradores façam ligações externas ao mesmo tempo, o PABX permite que eles também falem entre si dentro da empresa sem custo extra. A empresa precisa ter um número central, que vai receber todas as ligações, gerenciar e, por último, distribuir as chamadas. Se um funcionário deseja fazer uma ligação para fora, o PABX seleciona uma das linhas – se a empresa tiver mais de uma – para realizar a função. Com o equipamento PABX, a empresa consegue também controlar os ramais e diferenciar as permissões de ligações individualmente ou por setor. Antes de falar sobre os benefícios de contratar PABX para empresas, saiba quais são os tipos de PABX disponíveis no mercado:

Faça uma simulação grátis!

Tipos de PABX para empresas

Existem vários tipos de PABX para empresas. O avanço tecnológico colabora para o surgimento de novos modelos, com recursos que ajudam cada vez mais a otimizar os processos internos de uma companhia. Listamos a seguir os tipos de PABX para te ajudar a escolher a opção que melhor se encaixa dentro do seu negócio. Confira!

1 . PABX analógico

Se a sua empresa procura por um PABX básico, sem muitas funcionalidades, o analógico pode atender às necessidades. Isso porque esse é um modelo mais antigo, porém não deixa de ser eficiente.

O PABX analógico é compatível com as linhas fixas convencionais e permite fazer ligações internamente e fazer e receber ligações externas. O máximo dos recursos adicionais é a possibilidade de bloquear chamadas a cobrar e a inclusão de senhas de acesso aos ramais. A desvantagem é o seu custo de manutenção, que pode ser um pouco mais elevado em comparação com os outros tipos.

2 . PABX digital

Quando se trata do PABX digital, podemos encontrar algumas vantagens em relação ao modelo analógico. Ele suporta até 30 linhas de telefone diferentes e tem uma qualidade de voz muito boa, ideal para empresas que fazem muitas reuniões usando o telefone. Inclusive, é possível regular o volume das ligações. Outro ponto positivo é que o PABX digital tem DDR (Discagem Direta de Ramal).

Na hora de escolher um fornecedor, não abra mão de um bom suporte técnico e esteja disposto a gastar um pouquinho mais em manutenção. Se esse for o tipo ideal para o seu modelo de negócio, vai valer a pena.

3 . PABX VoIP

O PABX VoIP é mais moderno e funciona como um servidor. Recebe ligações digitais ou entroncamentos E1 – recurso que permite até 30 linhas diferentes - com placas específicas.

Esse é um dos tipos de PABX interessantes para empresas que têm filiais em outros lugares. É uma opção mais cara e conta também com um gravador de ligações, útil para gravar conversas importantes e reuniões entre funcionários.

4. PABX híbrido

O PABX híbrido une o melhor de cada um dos dois primeiros e soma a tecnologia VoIP (voz sobre IP). A vantagem é que se a sua empresa precisa de um produto que ofereça linhas convencionais e tecnologia VoIP – que permite interligar os números das filiais da sua empresa sem custo extra – de uma vez só, é possível. E mais: a cada ligação, o sistema do PABX híbrido define a rota mais barata para concluir a chamada telefônica. Isso significa que você vai investir em um modelo que, por si só, pode ajudar a otimizar os recursos financeiros e economizar.

5 . PABX virtual

O PABX virtual é uma das opções mais modernas do mercado. Nesse caso, não há necessidade de um aparelho de PABX porque o que se usa é um software instalado em computadores ou dispositivos móveis, como celulares e tablets. Com tecnologia VoIP, permite ramais virtuais em dispositivos com acesso à internet, em qualquer lugar do mundo.

Em termos de custos, pode valer a pena. É preciso avaliar em detalhes, caso a caso, considerando o modelo de negócio da empresa interessada.

Esses são, no entanto, os tipos de PABX para empresas. Em seguida, veja alguns benefícios de se contratar PABX para sua companhia:

Vantagens de contratar PABX para empresas

O que você e o seu negócio podem ganhar ao contratar PABX para empresas? É sobre essas vantagens que vamos falar agora. Confira:

Qualidade e agilidade no atendimento

Com um sistema PABX, sua empresa ganha em atendimento ao cliente, credibilidade e também se previne de possíveis situações constrangedoras. O PABX garante mais agilidade no atendimento e isso, certamente, deixa os clientes mais satisfeitos. Além disso, ao fazer a transferência de ramais, por exemplo, é possível configurar com uma música durante o tempo de espera para evitar que o cliente ouça os funcionários conversando.

Comunicação interna eficiente e redução de custos

O e-mail é um recurso fundamental em qualquer empresa, mas existem situações em que um telefonema pode te fazer ganhar tempo, inclusive quando tratamos de processos internos. Com o PABX, seus funcionários podem conversar entre si sem que você tenha que pagar a mais por isso. Com conforto e rapidez, o funcionário do setor comercial pode tirar uma dúvida com um diretor sobre uma venda, por exemplo, sem sair do posto de trabalho. A empresa ganha também em produtividade.

E mais: ao investir em um sistema PABX, mesmo que o custo inicial seja alto, depois a sua empresa deve se preocupar apenas com a manutenção.

Lembre-se: esse não é o tipo de investimento que se faz todo mês. Por isso, vamos te dar a seguir algumas dicas para não errar ao contratar PABX.

Como escolher o melhor PABX para empresas

A partir daqui, vamos trazer recomendações básicas para você que deseja saber como escolher o melhor PABX para empresas:

Pesquise sobre o possível fornecedor

Antes de pedir o orçamento, busque o máximo de informações possíveis sobre o fornecedor, seu tempo de atuação e reputação no mercado de PABX.

Considere sempre na relação custo-benefício

Não vá pensando que o mais caro é sempre o melhor. Pode ser que a sua empresa consiga se beneficiar e crescer com os tipos de PABX mais em conta. Estude os recursos disponíveis e considere sempre a relação custo-benefício. Para que gastar mais para ter um recurso inútil para o seu negócio?

Há quem pense também que pode economizar contratando o serviço mais barato, sem avaliar as necessidades da empresa ou mesmo o fornecedor. Lembre-se: reparar o erro de um investimento como esse pode acabar com a saúde financeira da sua empresa.

Atendimento e suporte são importantes

Já imaginou se você contrata um PABX, depois de três meses ele começa a ter problemas e o suporte técnico responde que só pode fazer os reparos dentro de uma semana?

Sua empresa tem muito a perder com isso. Então, antes de contratar, questione os fornecedores sobre o funcionamento e a agilidade dos setores de atendimento e suporte técnico. Esse tipo de problema é imprevisível e, por isso, é muito importante que a sua empresa tenha com quem contar.

Muitas dúvidas? Peça a ajuda de profissionais

O investimento a ser feito para contratar PABX para empresas não é baixo, mesmo em se tratando de alternativas mais simples. Mas se você chegou até aqui ainda cheio de dúvidas mais específicas e teme fazer um investimento de forma precipitada, procure por quem atue no mercado e tenha conhecimento técnico para uma conversa. Faça todas as perguntas e tire as dúvidas com relação à sua empresa.

O portal SOPJ te ajuda a encontrar os melhores fornecedores de PABX do mercado forma rápida, fácil e segura. Preencha já o formulário e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Faça uma simulação grátis!

Últimos Posts