Fibra ótica -

Fibra ótica

Home / Telecom / Fibra ótica

Fibra ótica


Aqui nesta categoria do Portal SOPJ você vai ver artigos sobre o setor de fibra ótica, voltados aos pequenos e médios empresários brasileiros. Vamos falar sobre o que é fibra ótica e para que serve, os tipos de fibra ótica, as principais vantagens da fibra ótica, dicas de como comprar cabos de fibra ótica para a sua empresa e muito mais! Continue acompanhando as nossas atualizações, com textos frequentes e de qualidade, tire suas dúvidas sobre fibra ótica e siga bem informado sobre o que há de novo. Aproveite as tendências desse segmento e use-as em prol do crescimento do seu negócio. Boa leitura!

O que é fibra ótica e para que serve

Vamos partir do conceito básico: o que é fibra ótica e para que serve? A fibra ótica é um fio fininho e flexível, feito de um material isolante elétrico – pode ser plástico ou vidro – envolto por materiais refletores e também isolantes. É pela fibra ótica que informações e dados são transmitidos o tempo todo, seja em uma rede interna ou externa da empresa.

O sinal é convertido em luz de LED ou de laser, o que faz da transmissão de dados e de voz pela fibra ótica uma opção mais veloz, estável e segura, quando comparamos com os fios de cobre. O recurso da fibra ótica pode ajudar a sua empresa a melhorar os processos como um todo, o que reflete diretamente no desempenho de vendas de produtos e serviços.

Confira na íntegra aqui o artigo em que falamos sobre banda larga para empresas. Mais adiante, neste artigo, vamos detalhar melhor as vantagens da fibra ótica, mas antes descubra quais são os tipos de fibra ótica disponíveis no mercado e suas principais características:

Faça uma simulação grátis!

Tipos de fibra ótica

Como falamos acima, a fibra ótica transporta dados transformando-os, antes, em luz de LED ou de laser. É importante considerar também que os tipos de fibra ótica podem variar dependendo da quantidade de sinais óticos disponíveis dentro de cada fio. Elas podem ser, no entanto, monomodo ou multimodo. Confira:

Monomodo

A fibra ótica monomodo possibilita a passagem de um único sinal de luz – em geral, laser - dado o seu núcleo com diâmetro pequeno. Esse tipo de fibra exige mais técnica para manusear e é mais caro de produzir, mas a qualidade é superior em relação à multimodo, que vamos falar em seguida. Isso porque a largura da banda é maior e a dispersão de luz durante a emissão é menor, o que favorece transmissões de longa distância, além de garantir velocidade maior na troca de informações.

Multimodo

A fibra ótica multimodo permite a emissão de vários sinais de luz ao mesmo tempo – em geral, LED. O núcleo do fio tem um diâmetro um pouco maior do que o da fibra monomodo para que diferentes sinais óticos possam passar. Por isso, a fibra multimodo é mais em conta e mais indicada para enviar e receber sinais de curta distância sem perder a qualidade. Além disso, ela pode ser interessante quando o volume de informação não é tão grande, como é o caso das redes domésticas. Do contrário, quando o volume é maior, a fibra pode encontrar “ruídos” pelo caminho e não suportar a demanda, comprometendo a qualidade.

Fazendo um paralelo bem simples, imagine que a fibra ótica é uma estrada. No caso da monomodo, é como se apenas um carro tivesse autorização para passar por essa rodovia que, aqui, tem apenas uma pista na ida e outra na volta. Já a multimodo é uma rodovia com duas faixas de cada lado, porém o trânsito é livre. Dependendo da quantidade de carros, o tempo de viagem pode ser maior.

Até aqui, você entendeu o que é fibra ótica e para que serve e quais são os tipos de fibra ótica disponíveis no mercado. Veja a seguir quais são as vantagens da fibra ótica para a sua empresa:

Vantagens da fibra ótica para o seu negócio

Aos poucos, a fibra ótica vem tomando o espaço que antes era dominado pelos fios de cobre. O material diferente traz com ele uma série de benefícios, especialmente para pequenas e médias empresas. Confira agora as vantagens da fibra ótica:

1. Segurança

A primeira das vantagens da fibra ótica é a segurança. Como esse é um sistema em que falhas quase não existem, fica muito mais fácil detectar qualquer problema na hora em que elas acontecem. Isso significa mais tranquilidade quanto à privacidade das informações da sua empresa.

Como a fibra ótica é feita de um material isolante, não tem como ser afetada pela corrente elétrica de outros equipamentos. Alterações de temperatura que poderiam comprometer facilmente o cabeamento de cobre, por exemplo, dificilmente atrapalham o sinal da fibra.

2. Velocidade

O sinal que passa pela fibra é a luz e com a velocidade dela fica difícil competir, em especial se falarmos do tipo monomodo. Em todo caso, a velocidade com que os dados são transmitidos é uma vantagem forte da fibra ótica.

A distância de transmissão possível da fibra ótica depende do tipo, mas, seja qual for, ambas ainda têm vantagem sobre o fio de cobre. Essa é uma característica que influi na velocidade.

3. Estabilidade

O material da fibra ótica - e sua característica isolante - colabora com a estabilidade do sinal de transmissão de dados entre as máquinas. As chances de ficar sem sinal usando esse recurso são mínimas. Para uma empresa, esse é um benefício e tanto. Seja qual for o porte, é quase impossível encontrar um negócio que independa de cabos de rede para funcionar bem.

4. Resistência

Outra das vantagens da fibra ótica sobre o cobre é a sua resistência. Para que os cabos de cobre alcancem o mesmo desempenho, eles vão ocupar mais espaço e custar mais caro. Além disso, em caso de manutenção, tornam o processo mais complicado.

5. Facilidade de instalação

Se você quer mudar os cabos de cobre para fibra ótica, a facilidade na instalação é outra das vantagens que vale a pena chamar a atenção. O aumento do uso com o passar dos anos vem colaborando com a queda no custo dos conversores de mídia e facilitando o trabalho com as terminações de campo.

6. Custo-benefício

O custo da fibra ótica pode parecer mais alto, mas isso só quando não pensamos a médio e longo prazo. É preciso considerar que usar fibra ótica demanda menos investimento em hardware de rede e também menos gastos com manutenção, quando comparamos com a utilização de fios de cobre. Ao colocar tudo isso na ponta do lápis, o custo-benefício do investimento em fibra ótica pode ser mais interessante.

Essas são as vantagens da fibra ótica para as empresas. Se você chegou até aqui, tem dúvidas sobre como comprar cabos de fibra ótica para o seu negócio e receia investir de forma precipitada, separamos algumas dicas para te ajudar:

Como comprar cabos de fibra ótica para empresas

1. Busque possíveis fornecedores e estude-os

A primeira recomendação sobre como comprar cabos de fibra ótica para o seu negócio, é fazer uma lista de fornecedores em potencial. Selecione possíveis parceiros e estude o que eles podem oferecer ao seu negócio, considerando que essa oferta vá ao encontro da sua necessidade. Pesquise também sobre o tempo de mercado, os cases e a reputação de cada um deles, além da capacidade do serviço de suporte e manutenção. É fundamental ter bem delineado o perfil da sua empresa antes de começar.

2. Não leve em consideração apenas o preço

Quando se trata de investimento de qualquer tipo, coloque todos os pontos no papel e tenha em mente que o melhor não é o mais caro e nem o mais barato e, sim, aquele que oferece o melhor custo-benefício. A solução em fibra ótica mais barata pode até ser atrativa de primeira, mas já pensou ter que pagar mais para corrigir um investimento mal feito logo em seguida? A mais cara, por outro lado, pode oferecer recursos inúteis para a sua empresa em um determinado momento. Pondere e negocie.

3. Procure por um profissional do mercado para conversar

A última dica de como comprar cabos de fibra ótica para a sua empresa é propor uma conversa sem compromisso para um profissional experiente, que atua no mercado. Entre em contato com ele, pergunte e tire todas as dúvidas. A qualificação profissional dessa pessoa vai ajudar a te fazer enxergar detalhes que, muitas vezes, poderiam passar batido e trazer consequências desagradáveis. Certamente você vai investir com mais segurança.

A sua empresa precisa de fibra ótica? O Portal SOPJ tem o compromisso de trazer bom conteúdo sobre todos os tipos de serviços que a sua empresa pode precisar, mas quer ir além e te ajudar a encontrar os fornecedores com melhor custo-benefício. Tudo isso de forma rápida, fácil e segura. Preencha já o formulário e aguarde o contato de um de nossos parceiros com as melhores soluções.

Faça uma simulação grátis!

Últimos Posts


 

11 Jun, 2019

Como gerar leads com cursos online?

Você sabia que tem como gerar leads com cursos online? CONTINUAR LENDO The post Como gerar leads com cursos online? appeared first on Blog SóPJ.

Geração de Leads   •   Saiba mais

Captura de leads   •   Saiba mais

Comprar leads   •   Saiba mais

Gerar leads   •   Saiba mais

Lead   •   Saiba mais

Leads em vendas   •   Saiba mais

Leads qualificados   •   Saiba mais