Wi-Fi – SóPJ

Wi-Fi

Home / Tecnologia / Wi-Fi

  • WI-FI

  • Receba uma cotação grátis

  • com o melhor custo-benefício para a sua empresa.

Wi-Fi


Nesta seção vamos falar sobre Wi-Fi e tudo o que possa ser interessante sobre esse tema para pequenos e médios empresários. Nossa missão é trazer conteúdo frequente e qualificado, além de apresentar a solução de forma fácil e rápida para a sua empresa. Aqui você vai ler sobre o que é Wi-Fi e como funciona, as vantagens do Wi-Fi para empresa, como escolher o melhor Wi-Fi para empresa, todas as dicas para a hora de contratar Wi-Fi com segurança e muito mais. Continue de olho aqui no Portal SOPJ e acompanhe todas as novidades do mercado de Wi-Fi corporativo e as tendências do setor, que podem chegar à sua empresa. Boa leitura!

O que é Wi-Fi e como funciona

Antes de mais nada, vamos entender um pouco sobre o que é Wi-Fi e como funciona. Wi-Fi significa Wireless Fidelity (fidelidade sem fio). Esse nome é usado sempre que nos referimos à tecnologia WLAN (Wireless Local Area Network).

Wi-Fi é, portanto, toda possibilidade de conexão sem fio com computadores, celulares e qualquer outro dispositivo que tenha essa função.

Para que isso seja possível, é fundamental ter um roteador. O trabalho desse aparelho é basicamente receber, entender e transmitir os dados, transformando-os nas informações que vemos na tela do computador, por exemplo. Tudo isso usando ondas de rádio.

Para captar as ondas, o aparelho – computador, celular, etc. - deve estar em um determinado raio de distância do roteador. Essa distância, no entanto, vai depender do tipo de roteador e da antena.

Está explicado o que é Wi-Fi e como funciona. Vamos falar, então, da diferença entre Wi-Fi e banda larga e, continuando a leitura, vamos tratar das vantagens do Wi-Fi para empresas.

Faça uma simulação grátis!

Diferença entre Wi-Fi e banda larga

Você já se perguntou sobre a diferença entre Wi-Fi e banda larga? Muitas pessoas confundem, mas a verdade é que são recursos bem diferentes. Veja só:

Wi-Fi, como falamos acima, é uma tecnologia que permite que aparelhos sejam conectados à internet sem a necessidade de fio em um determinado raio de distância. Essa conexão só pode ser feita por meio de um roteador, que é o aparelho que tem a função de receber, entender e emitir os sinais, de acordo com os nossos comandos.

Já a banda larga é a internet de alta velocidade que pode chegar a uma casa ou empresa por cabo, fibra, satélite ou ondas de rádio, por exemplo. Entende-se por banda larga todo sinal de internet com velocidade mínima de 128 kbps.

O que ocorre, em suma, é que o recurso do Wi-Fi consegue possibilitar o acesso dos dados da internet banda larga sem a necessidade de fios.

Se você deseja entender um pouco mais detalhadamente sobre banda larga empresarial, clique aqui.

Essa é a diferença entre Wi-Fi e banda larga. Vale chamar a atenção para o fato de que nem sempre é interessante para uma companhia contratar os mesmos serviços de internet que usamos no ambiente doméstico.

Dependendo do tipo de negócio e da sua necessidade, pode ser mais vantajoso investir em recursos exclusivamente preparados para tal. Por isso, há fornecedores que se dedicam para oferecer essas soluções para outras empresas. Vamos falar agora sobre as vantagens do Wi-Fi para empresas.

Vantagens do Wi-Fi para empresas

O uso de Wi-Fi por empresas é cada dia mais comum e, como o número de companhias vem crescendo, essa demanda também aumentou, especialmente depois da adoção dos dispositivos móveis – tablets e celulares - como ferramentas de trabalho importantes.

Listamos algumas das vantagens de se contratar Wi-Fi para empresas:

Mobilidade

A primeiras das vantagens do Wi-Fi para empresas, sem dúvida, é a mobilidade. Os funcionários conseguem trabalhar com mais conforto, podendo transportar o laptop da sua mesa de trabalho para a sala de reunião, por exemplo, sem se preocupar com acesso à internet.

Organização

Outra vantagem é que o espaço físico da empresa fica mais organizado. Mesmo que a companhia opte por usar desktops, o ambiente fica com menos fios, facilitando, inclusive a limpeza do local de trabalho.

Compatibilidade

Se você recebeu um arquivo pelo celular e quer enviar para o seu computador ou tablet de trabalho, o Wi-Fi para empresas também ajuda. Isso porque a compatibilidade com diversos equipamentos que possibilitam o acesso à internet dispensa a necessidade de fios para o envio de informações.

Suporte e monitoramento

Por último, e não menos importante, temos a segurança. Ao contratar Wi-Fi para empresas, os fornecedores entregam roteadores próprios, além de outros recursos, que são importantes para manter a rede segura.

Os roteadores profissionais são mais eficientes, inclusive, no sentido de evitar o acesso a arquivos e informações confidenciais por pessoas de fora da empresa. Se você deseja disponibilizar acesso à internet aos visitantes, pode ser interessante configurar uma rede específica para isso. Dependendo do porte, pode ser válido até mesmo dividir as redes por setor da empresa. É preciso avaliar caso a caso.

Essas são as vantagens do Wi-Fi para empresas. Em seguida, temos algumas recomendações básicas para te ajudar em como escolher o melhor Wi-Fi para empresas:

Segurança

Por último, e não menos importante, temos a segurança. Ao contratar Wi-Fi para empresas, os fornecedores entregam roteadores próprios, além de outros recursos, que são importantes para manter a rede segura.

Como escolher o melhor Wi-Fi para empresas

Muitos empresários, especialmente os que não entendem muito sobre tecnologia, ficam em dúvida na hora de contratar o melhor Wi-Fi para empresas. Confira algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher o fornecedor mais adequado para o seu negócio:

O que a sua empresa precisa?

Na hora de pedir os orçamentos aos fornecedores, tenha as necessidades da empresa bem definidas. Isso significa que é importante saber para que o Wi-Fi vai ser utilizado, quantas e quais são as máquinas que precisam de conexão, se a internet será disponibilizada para parceiros e clientes que vistam a empresa, etc.

O tipo de serviço de Wi-Fi para empresas e os recursos oferecidos por cada pacote variam muito. Quanto mais detalhes do uso operacional o fornecedor tiver em mãos, maiores são as chances de você acertar no investimento.

Pense sempre na relação custo-benefício

A segunda das vantagens do antivírus corporativo é que, ao contratá-lo, geralmente, as atualizações são automáticas e em horários que não comprometem a produtividade e as atividades da empresa.

Vale considerar que um antivírus desatualizado pode abrir espaço para a entrada das pragas virtuais. Isso significa, então, que os funcionários não perdem tempo parando para atualizar nem correm o risco de ter que parar de trabalhar por conta de reparos.

Atendimento e suporte são importantes

Antes de contratar Wi-Fi para empresas, observe os recursos de suporte técnico e atendimento que o fornecedor está oferecendo.

Se você tiver qualquer problema com conexão e ficar sem internet, pode ter prejuízos financeiros incalculáveis, não é? Por isso, é bom saber que pode contar com seu fornecedor se houver algum contratempo.

Segurança de informações

Outro ponto importante é se informar previamente sobre questões de segurança dos equipamentos para com as informações confidenciais da sua empresa.

Será que o que o fornecedor oferece é de qualidade e atende ao que você precisa? Pesquise sobre a opinião de outros clientes do fornecedor que você tem interesse em contratar.

Peça a ajuda de profissionais que entendem do assunto

Se você teme fazer um investimento equivocado, procure por profissionais atuantes no mercado de Wi-Fi corporativo e tenha uma conversa sem compromisso.

Exponha a situação e a necessidade da sua empresa, pergunte e ouça o que ele tem a dizer. A experiência e a visão desse profissional pode ser tudo o que você precisa para escolher corretamente.

Se é Wi-Fi que você precisa para a sua empresa, conte com o portal SOPJ para encontrar os melhores fornecedores do mercado forma rápida, fácil e segura. Basta preencher o formulário aqui aguardar o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Faça uma simulação grátis!

Últimos Posts


 

14 Feb, 2019

Quais as diferenças do link dedicado e internet banda larga?

Nós do Portal SóPJ, site de serviços para empresas — CONTINUAR LENDO The post Quais as diferenças do link dedicado e internet banda larga? appeared first on Blog SóPJ.

Link Dedicado   •   Saiba mais

Novidades   •   Saiba mais

Empresas de internet   •   Saiba mais

Empresas de telecomunicações   •   Saiba mais

Internet empresarial   •   Saiba mais

Internet para empresas   •   Saiba mais

Plano Telecom   •   Saiba mais