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Validação de e-mail


Nesta seção, vamos trazer artigos frequentes com conteúdo relevante e de qualidade para pequenos e médios empreendedores brasileiros sobre validação de e-mail. Veja o que é validação de e-mail e para que serve, saiba sobre alguns erros ao fazer e-mail marketing, as vantagens da validação de bases de e-mail, como fazer validação de e-mail e muito mais. Acompanhe as nossas atualizações e mantenha-se sempre bem informado sobre as tendências de mercado e novidades sobre validação de e-mail.

O que é validação de e-mail e para que serve

O que as ferramentas de validação de e-mail fazem é verificar os endereços que compõem listas de e-mail variadas para validá-las com o objetivo de remover os endereços inválidos, aqueles que não existem e também os chamados spamtraps.

Spamtraps são as contas de e-mail que estão inativas e as que não existem. Elas são usadas pelos provedores de e-mail para que eles consigam localizar quem envia spam. Sendo assim, se a conta da sua empresa envia alguma mensagem para algum endereço dessa lista, o provedor entende que o seu e-mail corporativo manda mensagens indesejadas e as classifica como sendo spam.

A validação de e-mail serve para tornar as listas e estratégias de e-mail marketing mais eficientes para sua empresa. Além de validar e-mails de listas existentes, as ferramentas pagas costumam ter recursos que validam novos cadastros no momento em que são preenchidos pelos usuários e também oferecem outras informações dos donos dos endereços de e-mail, facilitando a definição de estratégias de marketing mais assertivas.

Já falamos um pouco sobre o que é validação de e-mail e para que serve a ferramenta. Mas, e aí: será que o e-mail marketing dá resultado?

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O e-mail marketing dá resultado?

Muitas empresas ainda têm dúvida sobre os resultados do investimento em e-mail marketing. Pesquisa feita em 2015 pela MarketingSherpa mostrou que 72% dos consumidores escolhem e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.

O que ocorre, muitas vezes, é que algumas práticas comuns podem prejudicar a campanha. Conheça algumas delas:

Assunto longo demais e muitas imagens

O assunto do e-mail precisa ser criado com cuidado porque quem lê pode simplesmente ignorar. Não pode ser muito longo e é importante que seja objetivo, direto e atraente para o consumidor.

Quanto ao uso de imagens, evite o excesso, mas coloque pelo menos uma em cada e-mail. Muitas fotos na mesma mensagem podem atrapalhar a experiência do usuário, em especial aqueles que acessam via dispositivos móveis. Da mesma forma, evite mensagens exclusivamente com texto.

Frequência de disparos de e-mail

Usar a ferramenta de e-mail marketing ajuda a criar uma boa relação com um cliente. Por isso, tenha cuidado com a frequência de envios. Enviar mensagens demais ou de menos pode detonar os resultados. É preciso avaliar caso a caso, mas, em geral, o recomendado é não passar de 3 vezes por semana. Algumas empresas têm excelentes resultados com um envio por mês.

Outro ponto desfavorável e que traz impacto aos resultados é quando o cliente não quer receber mais a newsletter e começa a ignorar os e-mails, sem abrir nem suspender o cadastro.

Comprar listas de e-mails prontas

Comprar listas de e-mail prontas parece ajudar, mas vale considerar que o público nem sempre vai ser aquele que é interessante para o seu negócio. Além disso, muitos endereços podem estar incorretos ou não serem mais usados pelos usuários.

Quando a sua empresa envia mensagens para uma lista dessas sem usar o serviço de validação de e-mail, por exemplo, corre o risco de ter suas mensagens enviadas como spam e isso, consequentemente, afeta a credibilidade do negócio. Lembra dos spamtramps que falamos no inicio do artigo?

Enviar para quem não se interessa

Outro erro que afeta a estratégia é a falta de segmentação. Quando a empresa conhece o público e faz o envio para quem, de fato, quer receber aquele conteúdo, os resultados são muito melhores. Especialmente com a compra de listas, como falamos anteriormente, fica fácil errar aqui.

Você quer ler mais a fundo sobre e-mail marketing ou precisa contratar fornecedores para isso? Veja o artigo em que falamos sobre esse assunto.

Vantagens de validação de bases de e-mail

Agora vamos falar sobre as vantagens de validação de bases de e-mail e como o recurso pode impulsionar seus resultados de campanha:

Identifica os e-mails inválidos

A primeira das vantagens é que as ferramentas de validação de e-mail conseguem selecionar os e-mails válidos da sua lista ou de alguma outra lista de e-mails que tenha sido adquirida. Assim, a base fica mais qualificada e aqueles endereços que não existem mais, os que não são utilizados e até mesmo os spamtraps são validados e podem ser excluídos, evitando bloqueios das mensagens enviadas pelo endereço da sua empresa.

Ajuda a conhecer melhor o perfil do seu público

Outra das vantagens de validação de bases de e-mail é que elas te ajudam a conhecer melhor o público e definir estratégias mais eficientes. Dá para saber, por exemplo, se o e-mail que está na sua base faz parte de muitas outras, seu histórico de descadastro de newsletters e até dados de geolocalização.

Evita que as mensagens vão para o Spam

O uso de ferramentas de validação de e-mail ajuda a evitar que as mensagens da sua empresa sejam classificadas como spam. Assim, não prejudica a imagem do negócio nem coloca em dúvida a credibilidade do seu produto ou serviço.

Otimiza os resultados de e-mail marketing

Por último, ao validar suas bases de e-mails, os resultados dos investimentos feitos em campanhas de e-mail marketing são muito mais perceptíveis. Há opções que oferecem também recursos que validam os leads no momento em que os cadastros são feitos, evitando que novos e-mails inválidos ou inexistentes sejam adicionados à lista.

Essas são algumas das vantagens de validação de bases de e-mail. Confira a seguir algumas dicas sobre como fazer validação de e-mail:

Como fazer validação de e-mail

Chegou a hora de contratar um fornecedor, mas o que é importante avaliar? Como fazer validação de e-mail de forma segura? Veja algumas dicas:

Defina as necessidades da sua empresa

A sua empresa tem uma base grande de contatos? A base vem crescendo rapidamente e você quer montar uma estratégia mais agressiva? Você comprou muitas bases e não vem tendo o resultado esperado? Se você chegou até aqui, já consegue ter uma ideia das necessidades da sua empresa.

O custo é importante, mas o benefício também

Ao solicitar orçamentos, avalie o custo e também as vantagens das ferramentas de validação de e-mail e seus diferentes recursos frente aos objetivos que a sua empresa precisa atingir. Algumas delas são gratuitas, porém são limitadas. Ao investir, o retorno pode mais valer a pena.

Quer ajuda para qualificar suas bases usando validação de e-mail? Conte com o portal SOPJ. Nós podemos te ajudar e encontrar os fornecedores com o melhor custo-benefício do mercado. Preencha o formulário aqui e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

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