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Gestão de TI


Na categoria Gestão de TI, você vai ter as melhores dicas para saber tudo sobre essa área da Tecnologia da Informação que está em crescimento e que pode surpreender pelo que é capaz de fazer na sua empresa.

O que é Gestão de TI?

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é Gestão de TI. Fique tranquilo porque nós do Portal SóPJ — site de serviços para empresas — vamos explicar tudo para você.

Gestão de TI é o gerenciamento da Tecnologia da Informação, ou seja, a área que implementa e gerencia softwares e outras ferramentas relacionadas à tecnologia.

De fato, a maioria das empresas possuem uma área de TI — independentemente do ramo que ela segue ou o porte que ela tem.

Por conta disso, uma forma de centralizar todos as tarefas e o controle em uma única área ou profissionais é implementando a Gestão de TI na empresa.

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Curso de Gestão da Tecnologia da Informação

Existe um curso de Gestão da Tecnologia da Informação que ensina como implementar e gerenciar sistemas informatizado nas empresas.

Sendo assim, as empresas de Gestão de TI possuem profissionais que são dessa área e sabem como lidar com hardware e software — a fim de garantir o melhor desempenho das companhias.

Muito além disso, a Gestão de TI é capaz de definir estratégias para resolver os problemas e otimizar cada setor da empresa.

O que um Gestor de TI faz?

Para entender melhor a Gestão de TI você precisa saber o que um gestor de TI faz na prática. Esse profissional segue as seguintes tarefas:

  • Conhecer todas as ferramentas e tecnológicas da empresa;
  • Otimizar os processos e aumentar os resultados;
  • Gerenciar uma equipe de TI — distribuindo tarefas, cobrando prazos e entregas, além de outras obrigações como gestor.
  • Saber qual a aptidão de cada funcionário da área de TI.
  • Saber integrar os projetos dentro da empresa.
  • Implementar projetos de informática e treinar a equipe. Os projetos precisam facilitar a rotina da empresa e estar de acordo com as necessidades dos clientes (internos e externos).
  • Estar em contato com os clientes e tomadores de decisão dentro da empresa, a fim de conseguir entregar projetos que estejam de acordo com o que eles precisam.
  • Garantir o funcionamento seguro e estável dos softwares e hardwares da empresa.
  • Sempre verificar que os sistemas da empresa estão operando conforme planejado.
  • Saber identificar os problemas e ser rápido nas decisões de melhorias.

Essas são apenas algumas das principais funções que um gestor de TI precisa seguir para conseguir ter uma boa Gestão de TI.

Para que serve a Gestão de TI?

Você pode estar se perguntando para que serve a Gestão de TI, mas nós vamos explicar.

De forma direta, a Gestão de TI serve para gerar valor a uma empresa através de ferramentas e ações associadas ao uso da tecnologia.

Parece complexo, não é mesmo? Em outras palavras, a gestão de TI usa a tecnologia para alavancar a produtividade da sua empresa.

Otimizando processos para facilitar a vida dos funcionários, com o propósito de melhorar os processos internos e externos.

Se uma equipe de TI produz mais, então a empresa só tem a ganhar. Esse é o desafio principal da Gestão de TI.

Ferramentas para uma boa Gestão de TI

Existem muitas ferramentas que podem melhorar a Gestão de TI de uma empresa. Vamos explicar algumas, logo abaixo.

1. Plataforma para gestão de processo e tarefas

É indispensável ter uma plataforma para gestão de processos, tarefas e recursos da equipe de TI.

Assim, o gestor consegue ver o que está sendo feito, as pendências, as urgências e as tarefas de cada membro da equipe.

Isso aumenta a produtividade da equipe e otimiza o tempo, não só da equipe de TI, mas de todos os funcionários da empresa.

2. Ferramentas para gerir o tempo

Um gestor de TI pode implementar uma ferramenta de gestão do tempo e produtividade para monitorar o aproveitamento de cada funcionário.

Essas ferramentas contribuem para a organização das atividades de cada membro da equipe, uma vez que cada um terá que se monitorar melhor para não perder muito tempo em outras páginas que não são relacionadas ao trabalho.

Existem ferramentas que geram relatórios das páginas acessadas, que agenda reuniões, que planeja as tarefas da semana, entre outras atividades que mantém a organização para ganhar mais tempo.

3. Ferramenta para gestão de equipe

Gerir uma equipe não é uma tarefa fácil, ainda mais quando cada membro possui uma tarefa ou função distintas.

Portanto, as ferramentas para gestão de equipes vão ajudar a manter a organização em um só lugar.

É possível organizar as tarefas, acompanhar a evolução de cada uma delas, colocar colaboradores para supervisionar ou fazer alguma alteração.

4. Armazenamento de backup na nuvem

O mercado de TI está sempre recebendo ferramentas novas e o gestor de TI precisa estar atento nas novidades.

As ferramentas de backup e armazenamento de dados/arquivos na nuvem são importantes para proteger os arquivos da empresa.

A Gestão de TI precisa implementar esse tipo de serviço para não gerar problemas que comprometam os arquivos da empresa.

5. Ferramentas de capacitação dos colaboradores

Uma boa Gestão de TI precisa capacitar sua equipe e sempre mantê-la por dentro das novidades do mercado.

Portanto, é importante mostrar as mudanças no setor para os funcionários — com o propósito de aumentar a inovação e trazer resultados positivos para a empresa.

6. Ferramentas para melhorar a comunicação da empresa

A comunicação dentro de qualquer empresa é fundamental. Portanto, a Gestão de TI precisa entregar soluções para melhorar a comunicação.

Seja por chats, fóruns, redes, mídias sociais ou qualquer outra ferramenta para melhorar a troca de mensagens entre os funcionários.

Qual a importância da Gestão de TI na sua empresa?

Se você chegou até aqui e ainda não percebeu a importância de investir na Gestão de TI para sua empresa, então continue lendo e poderá mudar de ideia.

É importante entender que as empresas trabalham com tecnologias, independentemente da área de atuação.

Portanto, implementar a Gestão de TI na sua empresa irá deixar você livre de preocupações relacionadas a tecnologias e você poderá contar com: assistência remota ou presencial, gestão de Softwares, manutenção periódica, gestão de e-mail corporativo, controle de backup e instalação, administração de redes e outros.

Esses são apenas alguns dos serviços que empresas especializadas em Gestão de TI podem oferecer para o seu negócio.

Por que investir em Gestão de TI para empresas?

Para não ter dúvidas que a Gestão de TI é fundamental na sua empresa, veja os motivos que justificam a implantação dessa área de tecnologia.

1. Redução de gastos

Sem dúvida, a redução de gastos que a Gestão de TI possibilita é um ótimo motivo para investir nessa área.

Isso porque a Gestão de TI vai fazer melhorias em todos os processos da sua empresa, diminuindo os gastos.

Seus funcionários não perderão tempo com problemas tecnológicos, podendo focar exclusivamente nas suas tarefas.

2. Melhoria no desempenho da equipe

Se os meios de comunicação funcionam, se os colaboradores estão adaptados com os softwares, se as tarefas estão sendo feitas e entregues no momento exato, então o desempenho só tende a melhorar.

A equipe e a empresa só têm a ganhar quando todos os processos estão funcionando e estão bem integrados.

3. Seguindo os objetivos da empresa

Se a empresa sabe o que quer e o resultado que quer alcançar, então a Gestão de TI pode encontrar maneiras tecnológicas de atingir esses objetivos.

A equipe de TI precisa estar integrada nas metas e objetivos da empresa. Só assim conseguirão alinhar todas as expectativas e trabalharão em equipe.

4. Informações mais seguras

Todo mundo sabe que o mundo virtual passar por milhares de ataques todos os dias. Fraudes, roubos de dados, entre outros problemas que nenhuma empresa quer passar.

Por isso, a Gestão de TI pode dificultar que ataques sejam feitos nos dados da sua empresa para proteger todas informações confidenciais que você não deseja perder.

A equipe de Gestão de TI vai proporcionar mais segurança nos dados da sua empresa e você não precisará se preocupar com ataques e roubos de informações.

5. Agregando valor aos dados

A Gestão de TI consegue reunir dados para que a sua empresa tome decisões e crie estratégias de vendas.

Através de softwares é possível identificar comportamentos dos clientes, preferências, entre outros dados relevantes para criar estratégias comerciais de sucesso.

6. Tornando as decisões mais fáceis

Dados tecnológicos podem facilitar as tomadas de decisão, sem dúvida.

A equipe de Gestão de TI pode reunir informações que vão melhorar o controle administrativo da sua empresa.

7. Melhora o relacionamento

A tecnologia é capaz de melhorar o relacionamento e a comunicação da empresa com colaboradores, fornecedores, clientes e outros.

Um software é capaz de descobrir as preferências dos clientes, por exemplo. Portanto, você conseguirá impactá-lo se entregar o que ele estiver desejando.

Como contratar empresa de Gestão de TI?

Nós do Portal SóPJ queremos ajudar você a contratar uma empresa de Gestão de TI. Por isso, encontre aqui no site as melhores dicas para investir nesse segmento para sua empresa.

Então, ficou interessado em investir na Gestão de TI para sua empresa? Preencha o nosso formulário e aguarde o contato dos nossos parceiros desse segmento.  

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