Certificado Digital -

Certificado Digital

Home / Tecnologia / Certificado Digital

  • CERTIFICADO DIGITAL

  • Proporcione um ambiente digital seguro para sua empresa.

  • NF-e, CT-e, Escriturações, Contratos, etc.

Certificado Digital


Nesta seção do Portal SOPJ vamos trazer aos pequenos e médios empresários brasileiros artigos frequentes e de qualidade sobre certificado digital e tudo o que está relacionado a esse tema, que seja interessante para esse público empreendedor. Você vai saber o que é e para que serve certificado digital, quem emite certificado digital, quais são as vantagens do certificado digital, os tipos de certificado digital, quem precisa de certificado digital, como comprar um certificado digital e muito mais. Fique de olho aqui nas atualizações do Portal SOPJ e mantenha-se sempre bem informado sobre certificado digital e o que há de novo sobre esse recurso para a sua empresa. Boa leitura!

O que é e para que serve certificado digital

Para começar, vamos falar sobre o que é e para que serve certificado digital.

O certificado digital é um documento eletrônico que vincula empresas e pessoas a uma chave pública para que elas possam se comunicar, acessar ambientes online, emitir notas, assinar e enviar documentos importantes, realizar transações bancárias, etc. Tudo isso usando a internet em segurança com criptografia.

Esse arquivo eletrônico verifica a identidade da empresa, do usuário e da máquina do emissor.  A assinatura de um documento importante, por exemplo, é feita digitalmente por uma Autoridade Certificadora (AC). Essa autoridade, no entanto, verificou previamente e tem os dados do titular e do emissor do certificado digital.

Para a emissão do certificado digital para Pessoa Jurídica, a pessoa física responsável deve ter em mãos seus documentos pessoais, o registro comercial, no caso de empresa individual, o ato constitutivo, o estatuto ou contrato social e o CNPJ.

Faça uma simulação grátis!

Quem emite certificado digital?

Quem emite o certificado digital é uma Autoridade Certificadora (AC) habilitada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Todo certificado é assinado com uma chave privada dessa AC.

No certificado digital constam a chave pública do titular, nome, e-mail, período de validade e número de série do certificado e nome e assinatura digital da AC emissora do certificado.

Agora você já sabe o que é e para que serve certificado digital e também quem emite certificado digital. Continue a leitura desse artigo e saiba quais são as vantagens do certificado digital para a sua empresa.

Vantagens do certificado digital

Vamos falar agora sobre as vantagens do certificado digital para você, empresário, que ainda não se convenceu da importância do recurso e de como ele pode colaborar com o funcionamento do seu negócio.

Redução de custos e de burocracia

Uma empresa que opta pelo uso do certificado digital ganha em redução de custos e de processos burocráticos. Isso porque os documentos eletrônicos com a certificação dispensam o reconhecimento de firma em cartório e têm validade jurídica.

Privacidade e segurança de informações

Outro benefício do uso do certificado digital é que as informações da empresa, dos clientes e dos fornecedores são mantidas em segurança, reduzindo o risco de fraudes. O certificado digital garante a segurança, inclusive, de transações bancárias feitas pela internet.

Economia de tempo nos processos

O certificado digital ajuda a acelerar os processos internos da sua empresa. Com ele, tudo pode ser feito pela internet, em segurança.

Credibilidade

Uma empresa que usa o recurso do certificado digital também ganha em credibilidade. Ao apresentar seus documentos para a Autoridade Certificadora (AC), a empresa atesta que trabalha com seriedade e que se preocupa com a segurança dos seus clientes e fornecedores.

Essas são as vantagens do certificado digital. Veja em seguida quais são os tipos de certificado digital e escolha aquele que melhor se encaixa às necessidades da sua empresa.

Tipos de certificado digital

Chegou a hora de conhecer quais tipos de certificado digital existem para, então, escolher aquele que melhor atende ao que o seu negócio precisa.

  • e-CNPJ, que só pode ser emitido pelo representante legal de uma determinada empresa e serve para emitir notas fiscais e também para outros serviços eletrônicos, inclusive os da Receita Federal;
  • NF-e serve unicamente para a emissão e armazenamento de notas fiscais eletrônicas de uma determinada pessoa jurídica;
  • SSL é um certificado digital fundamental para quem tem um e-commerce (loja online), garantindo segurança para os visitantes e clientes que passam seus dados ao efetuar compras;
  • e-CPF, outro tipo, mas que não se encaixa ao público-alvo desse artigo. É voltado para pessoas físicas e tem a mesma validade do CPF, só que para o ambiente digital. Ele não pode ser usado para emitir notas.

Existem 2 tipos de certificado digital para os modelos que acabamos de expor. Você pode escolher entre o Certificado Digital A1 e o Certificado Digital A3. Entenda agora a diferença entre eles:

Certificado Digital A1

O Certificado Digital A1 é um arquivo que precisa ser instalado no computador em que vai ser utilizado e tem validade máxima de 1 ano. Ele fica no navegador de internet e, quando for necessário o uso do certificado digital, ele age automaticamente. Quando acaba o prazo de validade, é preciso comprar um novo certificado.

Certificado Digital A3

Ao comprar o Certificado Digital A3, você recebe um cartão, um token ou pendrive criptografados com prazo de validade de até 3 anos. Para utilizar, é só plugar no computador quando for necessário.

Esses são, portanto, os tipos de certificado digital. Mesmo com todas as vantagens, será que todo empreendedor precisa de um desses? Afinal, quem precisa de certificado digital? Confira a seguir:

Quem precisa de certificado digital?

Vamos falar agora sobre quem precisa de certificado digital entre os tipos de empresas existentes no Brasil.

Por enquanto, o certificado digital é exigido de todas as empresas que emitem Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e que estejam inscritas nos regimes tributários de lucro real ou lucro presumido. Isso porque a maioria das declarações necessárias para com a Receita Federal exige o uso do certificado digital.

O mesmo não é exigido das empresas que não emitem a NF-e e que são optantes pelo Simples Nacional.

Agora que você já sabe o que é e para que serve certificado digital, quem emite certificado digital, as vantagens do certificado digital, os tipos de certificado digital e também quem precisa de certificado digital, está na hora de saber como comprar certificado digital para sua empresa.

Como comprar certificado digital para sua empresa

Escolha uma Autoridade Certificadora (AC)

Antes de mais nada, é preciso escolher uma Autoridade Certificadora (AC) habilitada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Essa AC é que vai conferir a documentação e vender o certificado digital mais adequado para a necessidade do seu negócio.

Verifique e separe a documentação corretamente

O segundo passo na hora de comprar o certificado digital é conferir a documentação necessária, de acordo com o tipo de arquivo e Autoridade Certificadora. Verifique também se há necessidade de agendamento.

Compareça pessoalmente à AC escolhida

O representante legal da empresa deve comparecer pessoalmente à Autoridade Certificadora escolhida, levando todos os documentos necessários para adquirir o certificado digital.

Os documentos serão conferidos e validados e, em seguida, a AC concede a assinatura digital. Essa concessão é feita exclusivamente ao representante legal, que foi devidamente identificado por ela. Quando a validade expirar, o empresário deve refazer o processo para continuar se beneficiando do certificado digital, seja qual for o tipo escolhido.

Se a sua empresa ainda não tem certificado digital, conte conosco para encontrar as melhores opções do mercado e escolher aquela que melhor atende às suas necessidades. O Portal SOPJ pode fazer isso de forma rápida, simples e segura. Preencha esse formulário aqui e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Faça uma simulação grátis!

Últimos Posts


 

11 Jun, 2019

Como gerar leads com cursos online?

Você sabia que tem como gerar leads com cursos online? Sim, é possível captar clientes através de cursos na internet. Nós do Portal SóPJ, site de serviços para empresas, vam…

Geração de Leads   •   Saiba mais

Captura de leads   •   Saiba mais

Comprar leads   •   Saiba mais

Gerar leads   •   Saiba mais

Lead   •   Saiba mais

Leads em vendas   •   Saiba mais

Leads qualificados   •   Saiba mais