Automação – SóPJ

Automação

Home / Tecnologia / Automação

AUTOMAÇÃO

Receba uma cotação grátis com o
melhor custo-benefício do mercado para a sua empresa.

Automação


Nesta seção do Portal SOPJ vamos trazer conteúdo frequente e artigos de qualidade sobre automação e todos os desdobramentos desse assunto voltados a pequenos e médios empresários brasileiros. Você vai saber o que é automação empresarial e para que serve, quais são os tipos de automação mais comuns, as vantagens da automação, além de dicas de como contratar sistema de automação para empresas e muito mais. Aqui você vai encontrar todas as novidades e tendências do setor de automação empresarial e vai ter todo apoio para encontrar as melhores soluções disponíveis no mercado de maneira simples, rápida com segurança. Continue acompanhando os nossos posts. Boa leitura!

O que é automação empresarial e para que serve

Para começar, vamos falar sobre o que é automação empresarial e para que serve esse recurso. Automação é todo e qualquer sistema desenvolvido com a ajuda da tecnologia e que torna os trabalhos operacionais automáticos, dispensando a atuação humana na maior parte do processo.

A automação empresarial, portanto, é quando os sistemas são integrados no dia a dia de todo tipo de negócio, com o objetivo de ajudar a elevar a eficiência dos processos.  Com menos necessidade de interferência humana, a ideia que os funcionários que usam sistemas e softwares de gestão ganhem em produtividade, os gestores apresentem melhores resultados e a empresa consiga fazer mais, economizando recursos e reduzindo possíveis erros, assim como os desgastes na equipe.

Vamos entender a seguir qual é a diferença entre mecanização e automação:

Faça uma simulação grátis!

Diferença entre mecanização e automação

Muita gente acha que não tem diferença entre mecanização e automação. A verdade é que são duas coisas diferentes e nós vamos falar sobre isso agora.

O conceito de mecanização surgiu com a Revolução Industrial. Nesse momento, as máquinas começaram a ser incorporadas aos processos artesanais com o mesmo objetivo de aumentar a produtividade e otimizar recursos. Já a automação conta com máquinas de alta tecnologia que melhoram ainda mais os processos de mecanização.

A diferença entre mecanização e automação é a tecnologia. Com máquinas inteligentes e, no entanto, mais eficientes, a ideia é reduzir ao máximo a interferência do trabalho humano em um determinado processo.

Esse é um tema que gera polêmica porque há quem pense que a automação é culpada pelo desemprego, com a substituição do homem pela máquina. Mas, você já parou para pensar na quantidade de novos empregos que ela gera?

Vale considerar que todas as áreas estão obrigatoriamente se adaptando à tecnologia e novos empregos e até profissões estão surgindo o tempo todo em todo o mundo.

Agora que você já sabe o que é automação e para que serve e também entendeu a diferença entre mecanização e automação, confira os tipos de automação mais comuns, que podem ser utilizados no seu negócio:

Tipos de automação para o seu negócio

1 . Automação comercial

A automação comercial é um dos tipos de automação e é capaz de ajudar a sua empresa a fazer o controle de despesas, de vendas, de estoque e de faturamento.

Com a automação comercial, além de ter um processo mais ágil, o seu negócio pode acompanhar relatórios e identificar oportunidades, cortar e otimizar gastos e melhorar também o processo de tomada de decisão.

2 . Automação de marketing

A automação de marketing surgiu com o crescimento da internet e as mídias sociais. Essa é uma das formas da sua empresa chegar ao público-alvo mais facilmente, com conteúdo e tratamento personalizado.

Com a automação de marketing, a sua empresa pode, por exemplo, fazer disparos frequentes de e-mails, segmentando o público de acordo com o perfil, gerenciar leads, analisar os resultados e trabalhar potenciais clientes de forma estratégica.

Além desses dois tipos de automação, vale considerar também a automação industrial, em que a tecnologia é usada melhorar a produtividade da indústria, com otimização de matéria prima e processos.

A automação pode ser adaptada para cada tipo de negócio e seus departamentos. Vamos listar agora as vantagens do uso de automação para empresas:

Vantagens da automação para empresas

Contratar automação para empresas pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio. Agora vamos listar algumas das vantagens de contratar esses serviços:

1 . Mais produtividade

A primeira das vantagens da automação para empresas, independente do setor, é a produtividade. Com a ajuda da alta tecnologia aplicada aos processos e menos tarefas manuais, os seus funcionários conseguem trabalhar com mais agilidade e produzir mais em menos tempo.

2 . Padronização e qualidade

Outro benefício da automação para empresas é que as possíveis falhas nos processos são reduzidas, aumentando a qualidade. Além disso, a companhia ganha em padronização de produtos, relatórios e processos, já que as máquinas são programadas para isso.

3 . Redução de custos

Com a automação para empresas, é possível otimizar os recursos e reduzir custos operacionais, possibilitando investimentos mais estratégicos em outras áreas. Por exemplo: alguns funcionários podem ser treinados e ter sua mão de obra melhor aproveitada em outros setores da companhia.

4 . Inovação e competitividade

Uma empresa que se preocupa em inovar e acompanhar as mudanças do mercado com o objetivo de melhorar o que oferece, sem dúvida, é mais competitiva. Empresas inovadoras passam uma boa impressão a clientes e fornecedores. Além disso, tendem a atrair e reter melhores talentos.

Essas são as principais vantagens da automação para empresas. Mas, o que avaliar antes de contratar sistema de automação para empresas? É sobre isso que vamos falar a seguir:

Dicas para contratar sistema de automação para empresas

Ao contratar sistema de automação para empresas, vale a pena ter alguém que seja responsável por acompanhar todas as fases e por medir os resultados do projeto, de forma a minimizar as chances de falhas durante a mudança, até que tudo se estabilize.

Continuar acompanhando os resultados faz com que a empresa consiga enxergar os benefícios da automação e também faça alterações estratégicas de tempos em tempos. Mas, antes disso, é preciso contratar um fornecedor, certo? Veja algumas dicas:

1 . Pesquise sobre os possíveis fornecedores

Na hora de contratar sistema de automação para empresas, comece pesquisando fornecedores. Faça uma seleção levando em conta tempo de atuação no mercado, experiências com outros clientes do mesmo porte ou maiores que você e reputação.

2 . Coloque no papel as necessidades da empresa

Qual processo na sua empresa poderia ser mais ágil? Será que o envio de e-mails para os seus clientes poderia ser feito de forma mais rápida, por exemplo? Com estudo sobre sua companhia e também sobre os seus concorrentes, você pode ter uma melhor compreensão sobre os departamentos que podem ser automatizados. Acompanhe as notícias do seu ramo de atuação.

3 . Relação custo-benefício

Na hora de contratar um sistema de automação para empresas, priorize o custo-benefício. A melhor opção para a sua empresa não é a mais cara nem a mais barata, mas sim aquela que vai atender as suas necessidades de maneira inteligente. Lembre-se: ao pagar pelos sistemas mais caros do mercado observando só o preço, você pode estar gastando com recursos que nem vai utilizar. Escolher o mais barato só pensando em economizar também não resolve e pode te obrigar a gastar mais para reparar o mau investimento.

4 . Converse com profissionais do mercado e invista de forma segura

É normal ter dúvidas antes de contratar serviços e não é diferente quando se trata dos sistemas de automação para empresas. Em geral, esse não é um investimento baixo e pode ser motivo de insegurança para muitos dos pequenos e médios empresários.

A solução é ir atrás de quem tem experiência no mercado, expor a situação da empresa e conversar, tirar o máximo de dúvidas possível. Esse passo vai conferir mais segurança e você vai conseguir compreender melhor a necessidade e o tipo de investimento que pode ser interessante para a sua companhia.

Converse com quem entende do assunto

Você tem muitas dúvidas e ainda está inseguro para investir em um antivírus para empresas? Procure profissionais do setor e converse sobre a sua realidade no momento e os motivos que te levam a considerar contratar antivírus.

Questione. Quem é da área pode trazer detalhes esclarecedores para te ajudar a contratar um antivírus mais vantajoso para a saúde do seu negócio a longo prazo.

Se você tem interesse em contratar serviços de automação para a sua empresa e não sabe por onde começar, conte com o Portal SOPJ. Além de informação, queremos te ajudar a encontrar soluções com bom custo-benefício, tudo online e sem dificuldade. Preencha esse formulário aqui e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Faça uma simulação grátis!

Últimos Posts


 

21 Jan, 2019

Landing page: o que é e como criar?

Você sabe o que é landing page? Como ela pode CONTINUAR LENDO The post Landing page: o que é e como criar? appeared first on Blog SóPJ.

E-mail Marketing   •   Saiba mais

Novidades   •   Saiba mais

Empresa de serviços   •   Saiba mais

Estratégias de marketing   •   Saiba mais

Inboud Marketing   •   Saiba mais

Marketing B2B   •   Saiba mais

Marketing Digital   •   Saiba mais

Marketing para pequenas empresas   •   Saiba mais

Serviços para empresas   •   Saiba mais

 

21 Jan, 2019

O que são leads? Como capturá-los?

Se você tem uma empresa, então provavelmente já ouviu falar CONTINUAR LENDO The post O que são leads? Como capturá-los? appeared first on Blog SóPJ.

Geração de Leads   •   Saiba mais

Novidades   •   Saiba mais

Captura de leads   •   Saiba mais

Comprar leads   •   Saiba mais

Gerar leads   •   Saiba mais

Lead   •   Saiba mais

Leads em vendas   •   Saiba mais

Leads qualificados   •   Saiba mais

 

18 Jan, 2019

Hospedagem gratuita ou paga: qual é melhor?

Se você quer criar um site, então pode estar na CONTINUAR LENDO The post Hospedagem gratuita ou paga: qual é melhor? appeared first on Blog SóPJ.

Hospedagem de Sites   •   Saiba mais

Novidades   •   Saiba mais

Empresa de serviços   •   Saiba mais

Empresa de terceirização de serviços   •   Saiba mais

Serviços para empresas   •   Saiba mais