Meio de pagamento -

Meio de pagamento

Home / Serviços Financeiros / Meio de pagamento

  • MEIO DE PAGAMENTO

  • Soluções de Pagamento para o seu negócio

  • Aceite os principais cartões de crédito para vende online no Brasil e no exterior.

Meio de pagamento


Nesta seção do Portal SOPJ vamos trazer artigos de qualidade sobre meio de pagamento e todos os desdobramentos desse assunto, com foco em pequenos e médios empreendedores brasileiros.

Você vai saber mais sobre a importância do meio de pagamento para a sua empresa, os tipos de meio de pagamento mais comuns, os benefícios de variar os meios de pagamento, como escolher os melhores meios de pagamento para empresa e muito mais!

Quer ficar sempre atualizado e saber todas as tendências do setor de meio de pagamento para empresas? Continue acompanhando os nossos artigos. Além de trazer bom conteúdo com frequência, queremos te ajudar a encontrar os fornecedores com melhor custo-benefício do mercado. Boa leitura!

A importância do meio de pagamento para sua empresa

Para pagar qualquer compra, precisamos de dinheiro e, hoje em dia, é cada vez mais raro que as pessoas façam isso usando dinheiro de papel, não é? Por isso, as empresas precisam acompanhar as mudanças e diversificar os seus meios de pagamento. E isso não é exclusividade para as companhias de grande porte. Com o crescimento do número de pequenas e médias empresas e, consequentemente, da concorrência, esse se torna um diferencial competitivo importante porque amplia as possibilidades de vendas de forma segura.   

Além de facilitar o consumo do cliente, as diversas formas de pagamento, em especial os cartões de débito e crédito, podem colaborar muito com a organização financeira da sua empresa. É muito mais fácil fazer o controle de vendas e também é mais seguro tanto para o cliente, que não precisa andar com dinheiro em espécie, quanto para a sua empresa, que não precisa manter muito dinheiro em caixa. 

Até aqui você já entendeu um pouco sobre a importância do meio de pagamento para sua empresa. Continue a leitura do artigo para entender os tipos de meio de pagamento:

Faça uma simulação grátis!

Vantagens da abertura de conta empresarial

Quanto mais meios de pagamento a sua empresa considerar, maiores são as chances de não perder oportunidades de vendas. Confira agora quais são os tipos de meio de pagamento disponíveis:

1. Pagamento com dinheiro em espécie

Pagar em dinheiro vem sendo cada vez menos comum com o passar dos anos, mas ainda é um meio de pagamento dos mais importantes. Se o que sua empresa comercializa não tem valor alto, certamente o pagamento com dinheiro em espécie ainda predomina.

O bom desse meio de pagamento é que a empresa economiza porque fica livre de taxas transacionais e já tem o dinheiro disponível em caixa de imediato. Ao mesmo tempo que essa disponibilidade é uma vantagem, ela pode não ser a mais segura, já que deixa o seu negócio mais vulnerável em caso de assaltos, por exemplo.

2. Pagamento com máquina de cartão

Esse é um dos tipos de meio de pagamento que mais cresceu nos últimos anos. Também conhecido como “dinheiro de plástico”, o cartão de débito ou crédito faz parte da vida da maioria das pessoas. A empresa e o cliente ganham no quesito segurança, pois não é preciso deixar muito dinheiro em espécie no caixa nem sacar dinheiro para fazer pagamentos aos estabelecimentos.

As empresas, portanto, devem pagar taxas transacionais e comprar ou alugar a maquininha. Na hora de receber o dinheiro, é possível que tenha que aguardar uns dois dias, em média. Mesmo assim, pode ser prejudicial para qualquer negócio não aceitar pagamentos com cartões. Faça as contas e escolha a alternativa mais vantajosa.

Temos um artigo completo sobre máquina de cartão para empresas. Clique aqui e leia na íntegra.

3. Pagamento via boleto bancário

Outro tipo de meio de pagamento é o boleto bancário. A empresa que aceita essa forma de receber do cliente emite um boleto com o valor do produto ou serviço e um código de barras.

O cliente paga nos estabelecimentos autorizados – bancos, lotéricas ou pelo banco online – e a sua empresa recebe a quantia equivalente em até 3 dias úteis. Neste caso, também existe uma taxa a ser paga pela empresa ao banco, mas ela é menor do que as de cartões de crédito e de débito.

4. Pagamento via transferência bancária

Com a transferência bancária, o cliente recebe os dados bancários da empresa e o valor para fazer o pagamento. A empresa, por sua vez, recebe o comprovante e só aí libera a compra. Se houver taxa, é sempre do lado do cliente. A desvantagem é que necessita de conferência e atenção constante por parte da empresa. Por isso, essa pode ser uma alternativa interessante apenas para pequenos negócios.

Uma opção parecida, porém, mais ágil e com uma pequena taxa para a empresa, é a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) ou débito online. No caso de uma loja virtual, por exemplo, o cliente que chega até a página de pagamento e escolhe essa opção é direcionado para uma página do seu próprio banco. Basta digitar os dados bancários e pronto: transferência feita.

5. Intermediadores de pagamento

Os intermediadores de pagamento funcionam assim: ao confirmar a compra por esse meio de pagamento em uma loja online, o cliente é direcionado a uma outra página. Lá, deve fazer um cadastro e finalizar a compra.

A vantagem para a sua empresa é que a responsabilidade pela coleta dos dados pessoais, pelo pagamento e pela segurança dessas informações fica com o intermediador, que também cuida de análise de risco e aprovação de vendas com cartão de crédito. Ou seja, você não precisa se preocupar com o desenvolvimento de um sistema de pagamento, mas, é claro, que paga uma comissão a cada transação.

Esses são os tipos de meio de pagamento. Veja agora as vantagens de variar os meios de pagamento na sua empresa:

Vantagens de variar os meios de pagamento

1. Sua empresa aproveita melhor as oportunidades de venda

A primeira entre as vantagens de variar os meios de pagamento é não perder oportunidades de vendas. Quem nunca deixou de efetuar uma compra porque o estabelecimento só aceitava dinheiro em espécie?

2 . Sem limites geográficos

Especialmente quando se trata de lojas online, variar os meios de pagamento ajuda a romper barreiras geográficas. Ou seja, o seu produto ou serviço pode alcançar novos clientes em qualquer lugar do mundo.

3. Organização dos recursos financeiros

Variar os meios de pagamento pode trazer mais organização e segurança para a sua empresa. Além de ajudar a reduzir o índice de inadimplência, ter mais formas de receber dos clientes ajuda na gestão dos recursos, já que empresas de máquinas de cartão, por exemplo, costumam enviar relatórios que facilitam a conferência de vendas.

4. Comodidade e segurança para empresa e clientes

Tanto a sua empresa como os seus clientes ganham em comodidade e segurança. De um lado, o cliente não precisa necessariamente ter dinheiro em espécie a cada compra. De outro, sua empresa não precisa manter muito dinheiro em caixa. Isso afasta possíveis de situações de risco para os dois lados.

Mas, afinal, como escolher os melhores meios de pagamento para empresa? Leia a seguir:

Como escolher os melhores meios de pagamento para empresa

1 . Pesquise fornecedores em potencial para a sua empresa

Na hora de escolher os meios de pagamento para a sua empresa, é importante pesquisar sobre fornecedores que possam ser interessantes para o seu tipo de negócio. Considere tempo de mercado, reputação e os recursos que cada um oferece.

Avalie também o prazo que a sua empresa tem para receber o dinheiro de cada um deles e também como é feito esse processo de recebimento. No caso de cartões, verifique as bandeiras aceitas. Nesse caso, quanto mais, melhor.

2 . O que a sua empresa precisa para funcionar bem?

O segundo ponto importante na hora de escolher os melhores meios de pagamento para empresa é colocar no papel quais são as necessidades da sua empresa.

É importante saber sobre a capacidade atual de vendas e sobre os planos de crescimento da companhia, considerando como cada meio de pagamento pode ajudar a chegar ao objetivo.

3 . Escolha a alternativa com bom custo-benefício

O custo não pode ser mais importante do que o benefício e vice-versa. Para que a sua empresa escolha bem os melhores meios de pagamento para trabalhar, a relação custo-benefício é fundamental.

Considere as vantagens de cada meio de pagamento para o seu negócio sem esquecer de avaliar as taxas transacionais e outros custos que possam envolver cada um deles. Analise com cuidado e faça as contas de acordo com a sua capacidade de vendas.

4 . Antes de contratar, procure por profissionais experientes e converse

Ainda tem muitas dúvidas e não se sente seguro para investir? O melhor a fazer nesse momento é procurar por quem entende do assunto e tem experiência do mercado de meio de pagamento.

Coloque todas as dúvidas e exponha a situação do seu tipo de negócio. Depois dessa conversa, certamente você vai poder agir e investir de forma mais assertiva, reduzindo os riscos de erros.

Conte com o Portal SOPJ para encontrar os fornecedores com as melhores soluções de meio de pagamento do mercado de forma rápida, fácil e segura. É muito simples! Basta preencher o formulário aqui e aguardar o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Faça uma simulação grátis!

Últimos Posts


 

11 Jun, 2019

Como gerar leads com cursos online?

Você sabia que tem como gerar leads com cursos online? Sim, é possível captar clientes através de cursos na internet. Nós do Portal SóPJ, site de serviços para empresas, vam…

Geração de Leads   •   Saiba mais

Captura de leads   •   Saiba mais

Comprar leads   •   Saiba mais

Gerar leads   •   Saiba mais

Lead   •   Saiba mais

Leads em vendas   •   Saiba mais

Leads qualificados   •   Saiba mais