Abertura de conta -

Abertura de conta

Home / Serviços Financeiros / Abertura de conta

  • ABERTURA DE CONTA

  • Receba uma cotação grátis

  • com o melhor custo-benefício para a sua empresa.

Abertura de conta


Aqui nesta categoria vamos falar sobre abertura de conta empresarial. Você vai ver conteúdo qualificado sobre esse tema e tudo o que há de interessante em volta dele especificamente para o universo corporativo.

Saiba o que é conta corrente para pessoa jurídica e para que serve, a diferença entre conta corrente pessoa física e jurídica, as vantagens da abertura de conta empresarial, como avaliar o melhor banco para abrir conta para empresa e muito mais.   

Continue acompanhando os nossos artigos e esteja sempre atualizado sobre as tendências e novidades em abertura de conta empresarial. Além de bom conteúdo, o Portal SOPJ quer ser parceiro da sua empresa e colaborar para encontrar os fornecedores de serviços com melhor custo-benefício do mercado. Boa leitura!

O que é conta corrente para pessoa jurídica e para que serve

Para começar a falar sobre abertura de conta empresarial, vamos explicar primeiro o que é conta corrente para pessoa jurídica e como esse recurso pode ser útil para o seu negócio.

A conta corrente para pessoa jurídica é a conta bancária voltada para empresas de todos os portes: micro, pequeno, médio ou grande. Todas elas podem ter conta PJ, mas nem todas são obrigadas a isso, como é o caso da pessoa jurídica individual.

A abertura de conta para empresa tem alguns requisitos: o titular deve ter mais de 18 anos ou ser emancipado e maior de 16 anos; apresentar CNPJ atualizado; e uma previsão de faturamento – se tiver menos de 12 meses - ou comprovante de faturamento dos últimos 12 meses. A conta corrente para pessoa jurídica tem apenas um titular, que responde pelos movimentos financeiros da companhia.

Lembre-se: mesmo sem ter conta corrente para pessoa jurídica, é muito importante que o empresário separe suas contas particulares das da empresa. Ter uma conta PJ é uma boa forma de manter esse controle. A boa notícia é que todos os bancos oferecem essa alternativa, desde que o cliente apresente a documentação requisitada. Mais adiante vamos trazer dicas de como avaliar o melhor banco para abrir conta para empresa.

Agora que já explicamos o que é conta corrente para pessoa jurídica e para que serve, vamos mostrar qual é a diferença entre conta corrente pessoa física e jurídica:

Faça uma simulação grátis!

Diferença entre conta corrente pessoa física e jurídica

Você tem dúvida sobre a diferença entre conta corrente pessoa física e jurídica? Confira a seguir:

A conta de pessoa jurídica, como explicamos acima, é aquela que só pode ser utilizada por empresas. Embora nem todos os tipos de empresa sejam obrigados a ter a conta PJ, ela ajuda a organizar melhor o fluxo e separar as finanças pessoais das finanças corporativas. Nessa conta, ficam concentradas as movimentações financeiras entre a companhia e seus clientes e também seus fornecedores. É preciso ter um representante legal, que pode ser o dono, o sócio ou alguém de confiança do departamento financeiro.

Já a conta corrente de pessoa física é aquela em que cada cidadão com CPF – entre outros documentos solicitados pelas instituições bancárias, como comprovante de residência, por exemplo - pode abrir para movimentar sua renda pessoal, receber dinheiro, pagar contas pessoais, controlar despesas com cartão de crédito, empréstimos, etc.

Os serviços disponíveis para cada uma delas varia, assim como os valores das tarifas.  No caso da conta corrente para pessoa jurídica, os pacotes geralmente são mais caros, porém as vantagens em relação às regras para transferências por DOC ou TED, depósitos, consultas, saques, talões e cartões de débito e de crédito, explicam a diferença.

Pronto. Agora você já sabe a diferença entre conta corrente pessoa física e jurídica. Mas, e a poupança? Existe conta poupança para pessoa jurídica?

Existe poupança para pessoa jurídica?

A conta poupança ainda é muito utilizada por pessoas físicas mesmo sem render muito por ser um investimento seguro, mas será que a sua empresa também pode ter uma? Ou seja, será que existe poupança para pessoa jurídica?

A maioria das instituições bancárias oferece a conta poupança para pessoa jurídica com a mesma finalidade: sua empresa apresenta o CNPJ – e os outros documentos exigidos caso a caso – e pode criar um fundo para emergências ou depositar o dinheiro ali para render.

O rendimento da conta poupança de pessoa física é mensal. No caso da conta poupança para empresas, a forma de rendimento é um pouquinho diferente. O saldo é remunerado de três em três meses (trimestral), sempre na data de aniversário da conta.

Os rendimentos são tributados pelo valor do Imposto de Renda, seguindo as regras estabelecidas pela Receita Federal. A poupança para pessoa jurídica é um investimento de baixo risco e pode ser uma boa opção se você não tem muita experiência, mas não quer deixar de investir.

Continue a leitura e descubra logo abaixo quais são as principais vantagens da abertura de conta empresarial:

Vantagens da abertura de conta empresarial

Seja qual for o porte da sua companhia, os benefícios da abertura de conta empresarial não mudam. Veja abaixo quais são eles:

1. Finanças pessoais e empresariais separadas e organizadas

A primeira das vantagens da abertura de conta empresarial é a possibilidade de separar as finanças da empresa das finanças de ordem pessoal do empresário e dos seus sócios, por exemplo. É muito importante não misturar os lucros e as despesas da companhia com o dinheiro e as despesas pessoais.

Com a abertura da conta empresarial, o que é da empresa fica na empresa e, dessa forma, fica bem mais fácil gerenciar o que vai para impostos, salários de funcionários, pagamentos de fornecedores, lucros, etc. Assim, o empresário tem menos chances de se perder nas contas e tem mais controle e segurança, inclusive, para fazer novos investimentos.

2 . Pacotes de serviços e negociações mais vantajosas

A segunda entre as vantagens da abertura de conta empresarial é que as instituições bancárias oferecem pacotes de serviços mais vantajosos em relação aos de conta de pessoa física.

As contas bancárias específicas para pessoas jurídicas podem até apresentar valores um pouco mais altos quando comparadas às de pessoas físicas, mas os serviços são mais amplos. Os produtos e serviços financeiros assim como as taxas de juros são mais interessantes, mas variam de acordo com o banco. Por isso, é importante pesquisar o que cada um deles oferece e analisar se é uma boa alternativa para o seu negócio.

Você acabou de saber quais são as principais vantagens da abertura de conta empresarial. Leia agora dicas de como avaliar o melhor banco para abrir conta para empresa:

Como avaliar o melhor banco para abrir conta para empresa

 

1 . Faça uma lista de fornecedores para consultar

Antes de definir o melhor banco para abrir conta para empresa, é importante selecionar quais você tem interesse em trabalhar. É difícil uma instituição financeira que não ofereça conta PJ. Você pode escolher, por exemplo, a mesma da sua conta corrente pessoa física. Pode ser que consiga vantagens. É preciso avaliar!

2 . Entenda a necessidade da sua empresa

Será que o banco que você pediu orçamento oferece boas condições para o que a sua empresa realmente precisa? Quais são os procedimentos bancários mais comuns para que o seu negócio ande bem? Tenha isso bem delineado para conseguir negociar um pacote de produtos e serviços vantajoso para você.

3 . Escolha a alternativa com bom custo-benefício

Esse terceiro item é um complemento do que falamos acima. Se você sabe o que a sua empresa precisa, agora é hora de aliar essa informação com aquela que oferece melhor custo. Estamos falando de custo-benefício. Os valores das taxas e serviços podem variar bastante de acordo com o banco. Dedique um tempinho maior nessa pesquisa e garanta vantagens para o seu negócio.

4 . Antes de contratar, procure por profissionais experientes e converse

Na hora de escolher o melhor banco para abrir conta para empresa, procure por profissionais com experiência no ramo e tenha uma conversa franca. Explique sobre as necessidades da sua empresa, troque uma ideia e tire as dúvidas para você possa agir com mais segurança, sem medo de errar.

Abertura de conta empresarial é o que o seu negócio precisa nesse momento? Conte com o Portal SOPJ para encontrar os fornecedores com as melhores soluções do mercado. Queremos te ajudar a investir com informação, conforto, rapidez, agilidade e segurança. É muito simples: preencha o  formulário aqui aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Faça uma simulação grátis!

Últimos Posts


 

11 Jun, 2019

Como gerar leads com cursos online?

Você sabia que tem como gerar leads com cursos online? Sim, é possível captar clientes através de cursos na internet. Nós do Portal SóPJ, site de serviços para empresas, vam…

Geração de Leads   •   Saiba mais

Captura de leads   •   Saiba mais

Comprar leads   •   Saiba mais

Gerar leads   •   Saiba mais

Lead   •   Saiba mais

Leads em vendas   •   Saiba mais

Leads qualificados   •   Saiba mais