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Nesta categoria vamos falar sobre pesquisa de mercado. Você vai ler conteúdo frequente e de qualidade sobre esse tema e todos os desdobramentos que possam ser interessantes para pequenos e médios empresários no Brasil.

Vamos falar sobre o que é pesquisa de mercado, para que serve pesquisa de mercado, como fazer pesquisa de mercado, sobre os tipos de pesquisa de mercado, o que avaliar ao solicitar orçamento de pesquisa de mercado e muito mais.

Acompanhe o portal SOPJ e continue sempre bem informado sobre as tendências e novidades do setor de pesquisa de mercado. Boa leitura!

O que é pesquisa de mercado e para que serve

Primeiramente, vamos falar sobre o que é pesquisa de mercado e para que serve esse recurso. Quando falamos de novos negócios ou mesmo de empresas em transformação, não há como ter certeza absoluta de nada. Por isso, é importante aproveitar as ferramentas que colaboram para a redução de erros no percurso até que a empresa esteja, de fato, consolidada no mercado ou mais segura diante das mudanças, se for o caso de uma companhia já ativa.

A pesquisa de mercado é a coleta de dados obtidos por instituições públicas ou privadas com o objetivo de conhecer o público-alvo e seu comportamento, além de funcionários e fornecedores. Em alguns casos, dependendo da finalidade, as empresas também optam por coletar informações por si só. 

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que ajuda muito na tomada de decisão desde que o empresário confie nos dados obtidos e tenha um plano de ação bem definido. Uma empresa que contrata uma pesquisa mercadológica pode conhecer melhor o seu cliente e seu possível cliente, tanto com dados quantitativos quanto qualitativos.

O estudo também colabora com a percepção de uma determinada empresa frente a seus concorrentes e ajuda a conhecer melhor possíveis fornecedores. Com a análise dos dados, é possível alterar a rota do negócio, detectar as falhas, melhorar a performance e perceber as tendências de cada nicho de mercado.   

Até aqui falamos sobre o que é pesquisa de mercado e para que serve. Continue e leitura e confira os tipos de pesquisa de mercado:

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Tipos de pesquisa de mercado

Vamos elencar agora os principais tipos de pesquisa de mercado. Eles variam de acordo com o objetivo da empresa e o que ela precisa analisar para delinear o melhor caminho para os seus negócios.

Será que o produto que você pensa em lançar no mercado vai atingir o público que você deseja? Como está a sua marca quando comparada com a concorrência? Seus clientes, fornecedores e/ou funcionários estão satisfeitos com seu produto ou serviço?

As pesquisas podem ser elaboradas, no entanto, para definir o nível de satisfação de clientes, de colaboradores e de fornecedores e até para medir os prós e contras de um lançamento, por exemplo. Além disso, elas podem colaborar com a análise dos hábitos de consumo de um determinado nicho de mercado e podem ajudar a saber sobre como uma determinada marca é vista pelos consumidores.

Confira as principais possibilidades de pesquisa de mercado e suas características:

Pesquisa de mercado qualitativa

A pesquisa qualitativa leva mais tempo para ser feita e, por isso, muitas vezes os participantes ganham benefícios das empresas interessadas ou até são pagos em dinheiro.

A pesquisa pode ser feita presencialmente ou online e, com os resultados, é possível fazer constatações mais um pouco mais profundas sobre o comportamento do entrevistado em relação ao produto ou serviço apresentado.

Pesquisa de mercado quantitativa

A pesquisa quantitativa tende a ser mais rápida e mais barata e, por isso, é a mais comum do mercado. Nesse caso, as respostas visam mostrar nos resultados os padrões de comportamentos de um certo grupo em números, com o objetivo de definir um perfil, uma frequência, uma característica, por exemplo.

Em geral, as perguntas são claras, objetivas e de múltipla escolha. Presencialmente ou online, a pesquisa de mercado quantitativa pode ser feita uma única vez ou em intervalos regulares a fim de apontar tendências.

Há também a opção de mesclar os dois tipos de pesquisas, qualitativa e quantitativa. Agora que você já sabe os tipos de pesquisa de mercado, vamos falar um pouco sobre como fazer como fazer pesquisa de mercado:

Como fazer pesquisa de mercado

O tipo de pesquisa de mercado vai depender dos objetivos e necessidades de cada negócio. Uma empresa especializada nesse trabalho pode aplicar técnicas específicas e que vão colaborar com resultados mais firmes. Veja agora algumas dicas gerais de como fazer pesquisa de mercado:

1 . Capture leads dos clientes e dos possíveis clientes

Se o objetivo da pesquisa são os clientes, cadastros ajudam a entender melhor o público. Ao investir em captação de leads, com nomes, telefones, e-mails e o máximo possível de informações, sua empresa pode captar melhor o comportamento deles e melhorar a experiência de compra. A consequência é a melhora do desempenho e dos resultados da empresa.

2 . Tenha o público-alvo e um objetivo de pesquisa bem definido

Tenha seu público bem definido e um objetivo para a pesquisa. Ela pode ser voltada para clientes, funcionários ou fornecedores. Quando se trata de objetivo, o que a sua empresa quer descobrir com essa pesquisa?

3 . Tenha um planejamento

Qual é o tipo de pesquisa de mercado ideal para o seu negócio neste momento? Quantas pessoas vão participar? Defina um plano, com métodos, técnicas, custos e amostra.

4 . Aplicação da pesquisa

O próximo passo é a aplicação prática, o momento de entrevistar as pessoas e coletar os dados necessários, da forma mais neutra possível.

5 . Analise os resultados

Com os dados em mãos, é hora de analisar os resultados e respostas. Nessa fase, é importante que os responsáveis pela pesquisa na empresa conversem e debatam de forma a aproveitar os benefícios que ela pode trazer ao negócio.

Essas são recomendações gerais sobre como fazer pesquisa de mercado. Você acha que esse recurso pode ajudar a sua empresa? Veja agora o que avaliar ao solicitar orçamento de pesquisa de mercado:

Tipos de pesquisa de mercado

Entenda o que a sua empresa precisa saber

Antes de contratar uma pesquisa de mercado, é preciso entender como ela pode ajudar o seu negócio a se desenvolver. O que você, enquanto empreendedor, precisa saber sobre o comportamento do seu cliente, fornecedor ou funcionário, por exemplo, que pode realmente fazer a diferença para o negócio? Pense de que maneira tais informações podem ser usadas estrategicamente.

Preste atenção ao custo-benefício

Faça uma análise dos custos dos tipos de pesquisas que podem atender ao que a sua empresa precisa nesse momento. A pesquisa de mercado quantitativa tende a ser um pouco mais em conta, mas nem sempre ela consegue responder ao que sua empresa realmente precisa.

Opções online também são mais em conta, mas o ideal é investir tempo e dinheiro em algo que realmente vai trazer a solução para o seu negócio. Pense sempre em custo-benefício.

Converse com profissionais ativos no mercado

Antes de contratar uma pesquisa de mercado, procure por profissionais experientes e que possam tirar dúvidas sobre esse tipo de serviço.

O mais importante antes de investir é saber exatamente os benefícios que a pesquisa de mercado pode trazer, caso a caso. Não invista sem antes conversar com quem entende do assunto e expor a situação da companhia.

Você acha que a sua empresa pode ter melhores resultados depois de investir em uma pesquisa de mercado? Além de ter conteúdo, nós queremos te ajudar a encontrar os fornecedores com melhor custo-benefício do mercado e facilitar o pedido de orçamentos. Preencha o formulário aqui e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

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