Empregos -

Empregos

Home / RH e Benefícios / Empregos

  • EMPREGOS

  • Receba uma cotação grátis

  • com o melhor custo-benefício para a sua empresa.

Empregos


Aqui nesta categoria do Portal SOPJ você vai ver conteúdo frequente e de qualidade sobre empregos e todos desdobramentos desse assunto, que possam interessar para pequenos e médios empresários brasileiros.  

Você vai saber mais sobre a importância do recrutamento e seleção para a sua empresa, os tipos de recrutamento mais comuns, as vantagens de contratar serviços de recrutamento e seleção, como escolher os serviços de recrutamento e seleção para empresas e muito mais!

Continue acompanhando as nossas atualizações e fique sempre bem informado sobre tendências e novidades do mercado de empregos e seus serviços. Nós garantimos bom conteúdo e também te ajudamos a encontrar os fornecedores com excelente custo-benefício. Boa leitura!

A importância do recrutamento e seleção para sua empresa

Vamos começar explicando sobre a importância do recrutamento e seleção para sua companhia.

O processo de recrutamento e seleção é aquele responsável por escolher a pessoa certa para ocupar uma determinada vaga dentro da sua empresa. Toda companhia que se preocupa com a qualidade desse processo só tem a ganhar porque, além de conseguir economizar recursos financeiros, entende o quanto os recursos humanos podem ajudar a levar o negócio para frente.

Quando o processo de recrutamento e seleção é bem feito e os profissionais contratados fazem a diferença no trabalho, a empresa percebe o impacto positivo no ambiente e no caixa. Encontrar e investir nos funcionários certos para cada vaga não é uma tarefa fácil e evita problemas e a necessidade de refazer a contratação antes do esperado.

Pode ser muito vantajoso e econômico, especialmente para pequenos e médios negócios, contratar empresas especializadas ao invés de montar um setor de RH ou de deixar a seleção na mão de outros funcionários sem experiência, afetando a produtividade de outros setores.

Se a sua empresa precisa encontrar mão de obra qualificada, é fundamental considerar a contratação de serviços de empregos, sempre com atenção às etapas, ao prazo médio de contratação, aos custos e às possíveis alterações, que podem ocorrer de acordo com a demanda da empresa.

Antes de falarmos mais a fundo sobre os tipos de recrutamento, veja a seguir a diferença entre recrutamento e seleção.

Faça uma simulação grátis!

 

Diferença entre recrutamento e seleção

Muita gente entende que recrutar e selecionar pessoas é a mesma coisa, mas, embora uma complemente a outra dentro de um processo, não é. Vamos entender agora qual é a diferença entre recrutamento e seleção:

Recrutamento consiste em procurar candidatos qualificados e que tenham potencial para participar do processo de seleção para uma determinada vaga de emprego. Não é difícil encontrar pessoas que queiram trabalhar, mas, para fazer um bom recrutamento, o responsável precisa entender bem sobre a cultura da empresa e as necessidades do cargo disponível e também escolher os canais certos para divulgar a oportunidade.

Em seguida, vem a seleção. Com o recrutamento feito, agora é o momento de escolher a pessoa certa entre as recrutadas para ocupar a vaga e desempenhar a função dentro da empresa. Para isso, é preciso analisar o perfil e as competências de cada pessoa e entender se ela se encaixa com aquilo que a empresa busca.

Os profissionais responsáveis elaboram previamente um processo, com suas etapas, de maneira estratégica. Em cada uma das fases, podem aplicar entrevistas, provas específicas e testes técnicos que ajudem na comprovação das habilidades necessárias e facilitem a busca pela pessoa ideal.

Agora você já entendeu a importância do processo de recrutamento e seleção e sabe a diferença entre recrutamento e seleção. Continue a leitura e entenda os tipos de recrutamento:

Veja quais são os tipos de recrutamento

1. Recrutamento interno

O primeiro entre os tipos de recrutamento é o recrutamento interno. Nesse caso, a procura pelos profissionais para uma vaga aberta ocorre dentro da própria empresa. O objetivo é aproveitar melhor os bons recursos humanos disponíveis já dentro da organização.

Uma das vantagens é o custo, que, em geral, é menor. A seleção é mais simples, visto que já se conhece a pessoa e a empresa mostra também que valoriza seus funcionários. Pode ser que, por exemplo, um excelente colaborador esteja desmotivado e buscando um novo desafio. Com a oportunidade dentro da mesma empresa, seus talentos podem ser melhor aproveitados, o que ajuda na retenção e reduz o porcentual de turnover.

O recrutamento interno pode ser feito considerando funcionários com plano de carreira, a empresa pode fazer um comunicado anunciando a vaga internamente ou pode também analisar a indicação de um funcionário por um gestor que conheça suas características e seu potencial.

2. Recrutamento externo

O recrutamento externo é quando a empresa vai em busca de candidatos empregados ou desempregados no mercado. Esse tipo de recrutamento é mais lento, mas tem como vantagem encontrar talentos com competências que faltam dentro da empresa ou mesmo buscar aqueles que estão no início da carreira, trazendo novas ideias e enriquecendo o capital intelectual da organização.

Para o recrutamento externo, dependendo da exigência do cargo, pode-se contratar uma consultoria de RH, com headhunters devidamente capacitados que trabalham em sigilo, se necessário. Outra opção é fazer anúncios em sites de vagas, jornais e revistas especializadas, murais de universidades, etc., deixando o contato para o envio de currículos.

3. Recrutamento misto

Há também o recrutamento misto, que une características dos dois primeiros tipos de recrutamento apresentados. Por exemplo, a sua empresa pode começar com o recrutamento interno e partir para o externo se não der certo a primeira opção, valorizando, assim, primeiramente os seus colaboradores. Podem começar com o externo e partir para o interno e, por último, aplicar os dois ao mesmo tempo, interno e externo.

Vale considerar que a empresa precisa ter um certo cuidado com o recrutamento interno, em todos os casos, especialmente para não desmotivar funcionários que não passarem no processo de seleção para uma outra vaga de interesse.

4. Recrutamento online

O recrutamento online é o mais recente de todos e usa a internet como principal ferramenta para a realização de processos de recrutamento e seleção.

A sua empresa pode usar o próprio site institucional, com o apoio de softwares específicos que ajudam a filtrar currículos de acordo com o perfil desejado para a seleção. As vantagens da automatização são o alcance, a facilidade de comunicação com possíveis candidatos, o custo, a economia de tempo e a filtragem de informações.

Esses são os tipos de recrutamento que a sua empresa pode utilizar para encontrar talentos. Veja agora as vantagens de contratar serviços de recrutamento e seleção:

Vantagens de contratar serviços de recrutamento e seleção

Considerando que preencher as vagas de empregos de uma empresa de forma eficiente é um dos grandes desafios para os empresários, vamos falar agora sobre as vantagens de contratar serviços de recrutamento e seleção para sua empresa.

Esse tipo de serviço serve para que a companhia poupe seu tempo e seu dinheiro. O tempo porque os funcionários, especialmente gestores, não precisam se preocupar em preparar entrevistas e podem se dedicar ao que realmente foram contratados para fazer.

A empresa economiza também dinheiro porque minimiza muito os riscos de fazer uma contratação errada. Nesse caso, além do custo do processo seletivo, é preciso considerar a necessidade de refazer tudo de novo no caso de, na prática, a empresa não se adaptar ao novo funcionário ou vice-versa.

Mas, afinal, como escolher serviços de recrutamento e seleção para empresas? Leia a seguir:

Como escolher serviços de recrutamento e seleção para empresas

1 . Busque os fornecedores em potencial para o seu negócio

Chegou o momento de escolher a empresa de serviços de recrutamento e seleção para ajudar a preencher as vagas de empregos da sua companhia.

Antes de mais nada, pesquise sobre as possibilidades desse mercado e não contrate o primeiro fornecedor que aparecer. Faça uma lista de possíveis empresas fornecedoras, avaliando seu tempo de atuação no mercado, sua reputação frente a outros clientes e empresários que você conhecer e também os recursos que oferece.

2 . Entenda a necessidade da sua empresa ao máximo

Com a lista de possíveis fornecedores de serviços de recrutamento e seleção, é importante que você compreenda a necessidade da sua empresa.

Quantas vagas estão abertas? Qual o peso dessas vagas para o seu negócio? Pense em como imagina a sua empresa e seus resultados no médio e longo prazo. Boas contratações podem ser cruciais.

3 . Não escolha o mais barato, nem o mais caro

Com orçamentos em mãos, considere sempre o custo-benefício. Cuidado ao optar pelo serviço mais barato pensando apenas no preço. Você pode estar pagando por um problema no futuro.

O mais caro, por sua vez, pode oferecer recursos desnecessários para o seu modelo de negócio e para o que sua empresa realmente precisa. Pagar a mais para não usar também não é o mais interessante.

4 . Converse com pessoas experientes e com tempo de mercado

Se você tem muitas dúvidas e está inseguro para investir em serviços de recrutamento e seleção para sua empresa, não hesite em procurar por pessoas que entendam realmente do assunto para uma conversa sem compromisso.

Procure por alguém com experiência nesse setor e exponha a situação da empresa. Depois de perguntar e tirar dúvidas, você vai poder tomar a melhor decisão de investimento com menos riscos de errar.

Sua empresa precisa de serviços de empregos para fazer recrutamento e seleção? Conte com o Portal SOPJ para localizar os fornecedores com as melhores soluções do mercado de forma rápida, fácil e segura. Preencha o formulário e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Faça uma simulação grátis!

Últimos Posts


 

11 Jun, 2019

Como gerar leads com cursos online?

Você sabia que tem como gerar leads com cursos online? CONTINUAR LENDO The post Como gerar leads com cursos online? appeared first on Blog SóPJ.

Geração de Leads   •   Saiba mais

Captura de leads   •   Saiba mais

Comprar leads   •   Saiba mais

Gerar leads   •   Saiba mais

Lead   •   Saiba mais

Leads em vendas   •   Saiba mais

Leads qualificados   •   Saiba mais