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Nesta categoria, nós do Portal SóPJ — site de serviços para empresas — vamos falar tudo sobre o Member Get Member e o que ele pode fazer para o seu negócio conquistar mais clientes. Portanto, fique de olho nas nossas atualizações sobre essa estratégia de Marketing que está crescendo cada vez mais e tem tudo para se tornar a melhor forma de captar clientes para sua empresa.

O que é Member Get Member?

Em primeiro lugar, você precisa saber a tradução de Member Get Member e, a partir disso, entender o que ele faz pelo seu negócio e para os usuários na internet.

A tradução livre de Member Get Member pode ser feita da seguinte forma: “usuários atraem novos usuários”.

Essa tradução nos direciona para o que de fato essa estratégia de Marketing Digital é capaz de fazer: clientes ou usuários engajados com uma empresa indicam produtos ou serviços para outras pessoas, com a intenção de torna-los clientes.

Em outras palavras, o Member Get Member (MGM) é uma estratégia digital de indicações, onde a empresa e os usuários saem ganhando. Entenda mais, logo abaixo.

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Como funciona o Member Get Member?

Agora que você entendeu o que é esse tipo de programa de indicação na teoria, então pode saber como funciona na prática.

O Member Get Member faz com que empresas ganhem mais clientes com as indicações e, por outro lado, os usuários recebem um tipo de pagamento com essas indicações.

Esse tipo de pagamento pode ser uma comissão, um desconto, um brinde da empresa, acesso a algum evento exclusivo, entre outros atrativos.

Ao entrar no programa de indicação o usuário saberá o que ganhará em troca das suas indicações — que pode variar de empresa para empresa.

Passo a passo para usar um programa de indicação

Geralmente, as empresas que criam aplicativos ou sites com a estratégia Member Get Member utilizam uma interface similar.

Primeiramente, o usuário irá baixar o aplicativo do programa de indicação e fará um cadastro.

Depois o usuário irá pesquisar os anúncios em que eles possuem conhecimento para falar e irão compartilhar nos seus meios de divulgação para seus familiares e amigos próximos.

Um link identificando o compartilhamento é gerado para cada usuário e, portanto, será reconhecido quando outros usuários fecharem negócio e realizarem o pagamento.

Com o objetivo alcançado (compra, cadastro ou outros), o divulgador ganhará a sua comissão ou benefício.

Como criar um programa de indicação?

O programa Member Get Member parece ser simples e, de fato, na prática é fácil de ser usado.

Porém, existem algumas estratégias que precisam ser criadas para que o programa de indicação se torne um sucesso.

É preciso que a empresa acompanhe e otimize com frequência as funcionalidades do programa, com o objetivo de aprimorar os resultados.

Como ter um Member Get Member de sucesso?

Algumas estratégias podem fazer de um programa de indicação a grande fonte de leads (clientes) para as empresas. São elas:

1. Divulgação

Sem dúvida, um dos maiores segredos do sucesso dos programas de indicação são as estratégias de divulgação.

É preciso criar um planejamento estratégico de divulgação para fazer com que usuários e influenciadores engajados com sua marca atraiam mais clientes.

Estude as plataformas de divulgação para atingir o máximo de clientes interessados no seu programa de indicação.

Se a estratégia não for eficiente, muitas pessoas não saberão do programa de indicação e não irão participar.

2. Recompensa

A recompensa dada pelas empresas em troca das indicações é estabelecida de acordo com as possibilidades que ela possui.

Não existe um único tipo de recompensa desses programas. Portanto, vai variar de cada marca o que ela quer oferecer em troca da indicação de clientes.

Sendo assim, analise e formule com eficiência a recompensa para os usuários engajados com a sua empresa — que irão ser atraídos por esse benefício.

Além disso, os usuários irão identificar se realmente acreditam nos seus produtos ou serviços para indicar para seus amigos ou conhecidos.

3. Terceirização

Conforme a lei, o modelo indicado para as empresas que querem ter um programa Member Get Member é através da terceirização.

É necessário que as empresas terceirizem esse tipo de serviço para que essa agência cuide do programa de indicação.

Dessa forma, a empresa contratada irá fazer todos os serviços que envolvem a indicação de possíveis clientes.

Ao contar com os serviços de uma agência terceirizada de programa de membros, uma empresa poderá indicar seus funcionários para se tornarem membros — passando as responsabilidades burocráticas para a empresa terceirizada.

4. Alinhamento com as equipes

Ao terceirizar o programa Member Get Member da sua empresa, você passará a receber um novo tipo de lead que ainda não conhece muito bem.

Portanto, é necessário fazer o alinhamento estratégico das equipes de vendas e Marketing para que ambos saibam qual o objetivo dessa estratégia.

Além disso, o time comercial precisa identificar a melhor abordagem com esse tipo de leads resultantes de indicação para finalizar a venda com facilidade.

A melhor forma é integrando a equipe terceirizada com o seu time interno para que haja o melhor gerenciamento estratégico possível.

Marketing de Relacionamento

Sobretudo, antes de explicar como surgiu a estratégia Member Get Member, é necessário falar sobre o Marketing de Relacionamento.

O Marketing de Relacionamento é a estratégia que fideliza os clientes ao ponto de torna-los divulgadores da marca.

Pode ser um processo mais lento, porém os resultados são compensatórios e duráveis.

Uma vez que, uma empresa passa uma experiência muito positiva para seus clientes, as chances de indicarem para outras pessoas são altas.

Esse tipo de Marketing vai muito além da simples captura de clientes, mas cria uma conexão, uma fidelização e um relacionamento (daí o nome) entre as empresas/marcas e clientes.

Além disso, a marca ganha reconhecimento e autoridade no mercado que atua, já que se torna uma referência respeitável.

Dessa forma, além de conquistar e fidelizar clientes, faz com que eles se tornem defensores e divulgadores dos serviços e produtos das empresas.

Como utilizar o Marketing de Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento pode ser aplicado de diversas formas, com E-mail Marketing, Programa de Fidelidade, Customer Success, Redes Sociais e outras.

E, claro, um dos formatos que podem ser utilizados pelas empresas para aplicarem o Marketing de Relacionamento é através da estratégia Member Get Member.

Segundo uma pesquisa da Nielsen, 92% das pessoas confiam em recomendações de amigos e conhecidos sobre produtos e serviços.

Ainda, dados do estudo da McKinsey, um consumidor tem 50 vezes mais chances de comprar um produto ou contratar um serviço se ele for recomendado por familiares e amigos próximos.

Portanto, as estratégias do Marketing de Relacionamento e o Marketing de Indicação irão tornar seu cliente em um fã — facilitando a recomendação para outras pessoas.

Quem pode usar Member Get Member?

Todos usuários na internet podem usar o Member Get Member, seja influenciador ou não na internet.

Portanto, essa é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro na internet divulgando produtos e serviços que os usuários realmente gostam.

Além disso, qualquer empresa pode terceirizar esse tipo de estratégia e conquistar leads com grande potencial de compra.

Afinal, eles chegarão até as marcas/empresas depois de verem a recomendação de pessoas em que eles confiam e acreditam nas suas opiniões.

Mas é importante que a empresa mantenha um bom relacionamento com seus clientes, a fim de convertê-los em divulgadores.

Por que usar a estratégia Member Get Member?

Se você chegou até aqui é porque viu a potência que o Member Get Member Marketing tem sobre os usuários.

Caso ainda não se convenceu que essa é uma ótima estratégia para conquistar clientes, então veja 2 ótimos motivos para mudar de ideia. São eles:

1. Redução de custos

Sem dúvida, o Member Get Member diminui os custos com a captação de novos clientes — já que incentiva os atuais clientes a atraírem novos consumidores.

Sendo assim, você não gastará mais dinheiro com esses novos clientes atraídos pelos fãs/divulgadores.

2. Aumenta a taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica muito importante no mundo do Marketing Digital.

Ela serve para medir o resultado real de uma ação pré-estabelecida, ou seja, quando o usuário atinge um objetivo estipulado (a conversão) pela empresa.

Sendo assim, a taxa de conversão é a proporção de pessoas que compraram ou entraram em contato em relação ao número total de visitas.

Exemplos de Member Get Member

Existem várias estratégias de Member Get Member para atrair clientes e aumentar as vendas.

Um programa de indicação pode utilizar anúncios como “Traga um amigo e ganhe 30% de desconto” ou “Indique 3 amigos e ganhe 40% de desconto”.

Além de descontos, outra estratégia é em formato de comissão. Se uma indicação se tornar uma compra, então o divulgador poderá ganhar uma porcentagem da venda em dinheiro.

Use a criatividade para criar campanhas para Member Get Member. Mas tenha cuidado para não focar apenas no compartilhamento e cadastros, mas poucas compras.

Faça um estudo da recompensa que trará mais lucro para sua empresa, mas que seja atraente para os usuários fazerem a indicação.

Enfim, agora você sabe como funciona a estratégia Member Get Member. Quer usar esse tipo de estratégia para sua empresa? Então preencha o formulário e aguarde o contato de uma empresa de programa de recompensas.

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