Geração de Leads – SóPJ

Geração de Leads

Home / Publicidade / Geração de Leads

  • GERAÇÃO DE LEADS

  • Alavanque as suas vendas

  • Temos clientes para você!

Geração de Leads


Nesta categoria iremos publicar periodicamente artigos abordando tudo que envolve o universo de geração de leads. Conheça o que são leads, quais são as diferentes formas de gerá-los, quais são as suas principais fontes e quais são as melhores formas de trabalhar com eles para conseguir novos clientes. Acesse nosso site e mantenha-se constantemente atualizado sobre as últimas práticas em geração de lead.

Geração de leads: O que é lead ?

Lead é um formulário online preenchido por um potencial cliente que possui intenção de compra de um produto ou de contratação de serviços de uma empresa- sendo que o segundo caso é o mais frequente.

Os leads podem ser B2B (para a sua empresa) ou B2C (diretamente para os consumidores) e são importantes para empresas de todos os tamanhos – de micro à grandes empresas. Qualquer segmento pode trabalhar com lead. O que toda empresa busca é captar novos clientes e o lead tem um papel essencial nisso.

Faça uma simulação grátis!

Geração de leads: como gerar um lead?

Existem várias estratégias de geração de leads. Uma empresa especialista poderá avaliar o seu caso e te ajudar a definir qual é a melhor opção, dependendo do segmento em que você atua.

Defina as suas personas

Antes de mais nada, você precisa definir e segmentar bem qual é o público que quer atingir- quais são as suas “personas”.  As personas são personagens fictícios que irão representar o perfil que você quer transformar em cliente.

Você deverá pensar nas características de personalidade, hábitos e comportamento, história pessoal, objetivos, preocupações, interesses de cada persona. É muito importante considerar a sua base de clientes para definir as personas. Eles, com certeza, serão uma excelente referência para desenhar o perfil dos seus potenciais compradores.

Ao definir o perfil das suas personas, com seus interesses, você vai conseguir mapear mais facilmente quais são os possíveis hábitos de acesso deles, como quais sites acessam e quais redes sociais utilizam. Com isso, você poderá definir, com maior assertividade, quais são as melhores fontes de geração de lead para você trabalhar. Vamos conhecer algumas delas?

Principais fontes de geração de leads

Confira algumas das principais fontes de geração de leads:

Redes Sociais

Os principais canais de geração de leads em mídias sociais são: Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Existem várias formas de trabalhar a captação das informações, sendo que uma das principais é via anúncio. Vamos falar um pouco sobre cada canal.

Facebook

O Facebook Ads é uma das opções mais poderosas para fazer um trabalho bem direcionado para o seu público-alvo, pois possui várias formas de segmentação. Você pode segmentar por várias informações, entre elas: gênero, idade, e-mail, status de relacionamento, formação, cidade onde mora, cargo e empresa onde  trabalha (ou trabalhou).  - sendo que essas duas últimas podem ser bem estratégicas para B2B.

E muito importante: para ser efetivo, é fundamental que o anúncio seja bem específico e direcionado ao que vai, de fato, chamar a atenção do público que você quer impactar. Evite o genérico. Assim as chances de sucesso serão mais altas.

Também é possível aproveitar os grupos de Facebook para anúncios dentro dos temas de interesse deles, assim a possibilidade de captação e posterior conversão, é mais alta. De novo: é fundamental que os ads sejam bem direcionados de acordo com o assunto do grupo, com isso a possibilidade de sucesso é bem maior.

Instagram

No Instagram, também é possível fazer anúncios considerando o público que você deseja atingir. Os formatos disponíveis são: carrossel de fotos, retargeting para campanhas no Facebook e padrão patrocinado.

LinkedIn

Em 2017, o LinkedIn lançou a ferramenta LinkedIn Lead Gen Forms, que possui um diferencial importante para a geração de leads: ao clicar no anúncio, o usuário pode escolher preencher os dados dos formulários com as informações do seu perfil na plataforma. Com isso, a aposta é que a quantidade dos leads gerada seja maior- já que elimina a etapa do usuário ter de preencher os dados manualmente.

Uma outra vantagem é que a possibilidade de coletar informações falsas  e incompletas é muito menor, enquanto que em um formulário preenchido manualmente, o usuário pode inserir alguns dados incorretos ou deixar de preencher alguns campos.

Twitter

O Twitter Ads também permite que você exiba anúncios para os perfis de público, segmentados de acordo com os seus objetivos. Em todas as redes sociais, uma outra estratégia é também muito utilizada é a de geração de conteúdo: produzir posts (patrocinados ou não) que direcionem o usuário para uma landing page com um formulário de contato, por exemplo.

Mecanismos de busca

Por meio dos mecanismos de busca, como Google e Bing, é possível disponibilizar links patrocinados. Por meio de ferramentas como Google Ads e Bing Ads, você pode escolher palavras-chaves pelas quais o seu conteúdo será encontrado. E assim, disponibilizar links patrocinados, que aparecerão no topo das buscas.

Ao escolher as palavras-chave, lembre-se de escolher termos relevantes para o seu negócio e tente imaginar como o seu potencial cliente iria fazer a pesquisa acerca daquele assunto no mecanismo de busca. Procure sempre utilizar palavras-chave mais específicas e menos genéricas.

Native Ads

Por meio dos mecanismos de busca, como Google e Bing, é possível disponibilizar links patrocinados. Por meio de ferramentas como Google Ads e Bing Ads, você pode escolher palavras-chaves pelas quais o seu conteúdo será encontrado. E assim, disponibilizar links patrocinados, que aparecerão no topo das buscas.

Ao escolher as palavras-chave, lembre-se de escolher termos relevantes para o seu negócio e tente imaginar como o seu potencial cliente iria fazer a pesquisa acerca daquele assunto no mecanismo de busca. Procure sempre utilizar palavras-chave mais específicas e menos genéricas.

Disparo de e-mail marketing

As empresas que trabalham com geração de leads geralmente possuem uma base de e-mails já segmentada de acordo com perfil e interesses e podem utilizar também a base dos afiliados para fazer os disparos (vamos falar mais sobre isso daqui a pouco).

A sua empresa pode contratar o serviço de criação de campanhas específicas para o seu negócio e posterior envio de e-mail marketing para a base que tem maior potencial de se interessar pelos seus produtos/serviços. Essa é uma das fontes mais eficientes para a geração de leads, pois é a que costuma ter maior percentual de retorno dos usuários.

Rede de afiliados

Algumas empresas costumam trabalhar com rede de afiliados como estratégia para gerar leads. Mas o que é um afiliado? Todos aqueles que possuem um blog ou um site podem se tornar afiliados. A ideia é que eles veiculem campanhas em seus canais e sejam remunerados em função dos resultados alcançados com a veiculação. Geralmente as remunerações mais frequentes costumam ser:

Os afiliados também atuam com o envio de e-mail marketing para as suas bases. A ideia é que enviem a campanha para o seu mailing e também serão remunerados de acordo com a quantidade de leads gerados a partir dessa ação.

Conteúdo

Existem várias formas de explorar o conteúdo para a geração de leads. Uma delas é disponibilizar ebooks - bem completos explorando algum determinado tema - em que o usuário irá informar os seus dados para ter direito a fazer o download do documento.

Uma segunda alternativa é criar conteúdo para o seu site ou blog. Implemente práticas de SEO (Search Engine Optimization) nos textos para tentar posicioná-los nas primeiras posições dos mecanismos de busca e, assim, eles serão mais rapidamente encontrados.

O recomendado é inserir uma call-to-action (uma frase convidando o usuário a fazer alguma ação) ao final de cada artigo. Você pode direcioná-lo para uma landing page, por exemplo.

Bom, depois de trabalhar todas essas fontes para gerar os leads, como você deve trabalhá-los para conseguir o objetivo final: os tão esperados novos clientes?

E-Books

Os e-Books são ótimas opções para atrair leads. Isso porque esse formato de texto digital está em alta no mercado de infoprodutos.

Um e-Book é um dos formatos de conteúdo que pode aprofundar em determinado assunto e que pode mais explorado que em um blog, por exemplo.

Portanto, oferecer o download de um e-Book por meio de um formulário de contato é uma ótima isca de lead.

Webinars

Webinar é um infoproduto que utiliza a voz para a produção de um conteúdo. Ele é uma ótima isca da geração de leads.

É possível oferecer conteúdo gravado ou ao vivo, como palestras. Ao oferecer aos usuários, um formulário com solicitação de dados pode ser colocado na página.

Templates

A todo momento, as pessoas estão buscando por exemplos de planilhas, documentos e outros formatos de conteúdos prontos.

A praticidade presente nos templates prontos é um atrativo para os usuários. Utilizar esse recurso para gerar leads é uma alternativa.

Por que a geração de leads é importante?

Sem dúvida, a internet é um espaço incrível para todas empresas que querem atrair leads quentes (clientes).

Mas, como aparecer sua empresa pode aparecer e encontrar os possíveis clientes em meio a tantos resultados na internet?

Sem dúvida, a geração de leads é uma forma de alcançar o seu público-alvo. Saiba o porquê, logo abaixo:

Acerto no alvo: a geração de leads consegue acertar diretamente o público que a sua empresa quer atingir.

Aumenta o tráfego: o número de acesso do seu site ou Blog pode aumentar com as estratégias de geração de leads.

Leads quentes: ou leads qualificados, como também são chamados, são possíveis clientes que estão realmente interessados em comprar ou contratar.

Análise dos resultados: as campanhas geradas através do gerador de leads são fáceis de serem mensuradas — facilitando concertar os erros e acertos.

Aumento da taxa de conversão: o principal foco da geração de lead é o aumento da taxa de conversão, ou seja, o fechamento do negócio.

O que configura um lead qualificado?

Se um lead é um usuário que despertou interesse na sua empresa, então um lead qualificado é aquele que está decido a comprar — seja com você ou em outro lugar.

Portanto, esse lead está no final do funil e da jornada de compra. Basta a equipe comercial fechar o negócio através do contato que ele disponibilizou anteriormente.

O fator predominante para qualificar um lead é a identificação do perfil. Além disso, o segundo ponto é a intenção de compra.

Como funciona a geração de lead?

Alguns passos a passos precisam ser seguidos para que a mecânica da geração de leads funcione. São eles:

Página de captura: a landing page, como também é chamada, é uma página anúncio que oferece uma oferta de maneira clara, objetiva e atraente.

Formulário: para criar os campos do formulário é preciso saber o que você precisa saber do seu cliente ideal. Renda, idade, localização, interesses e outros. O que você precisa saber?

Oferta: uma oferta atraente desperta o interesse do usuário disponibilizar seu contato. Lembre-se de divulgar ofertas relevantes para o consumidor preencher o formulário.

Call-to-action: ele pode ser uma frase, um botão ou uma imagem convidando os usuários a fazer a conversão. Exemplos: baixe aqui, compre, simule e outros.

Como trabalhar os leads depois que foram gerados?

Uma das principais premissas na efetividade de um trabalho com leads, é o contato rápido. O ideal é que você consiga retornar para a pessoa no momento imediato em que ela preencheu os seus dados sinalizando um interesse pelos seus produtos e/ou serviços.

Quanto mais você demorar, mais chances terá da pessoa buscar outra empresa e você perder a venda. As empresas de geração de leads geralmente fazem a entrega das informações coletadas via sistema ou via e-mail. É fundamental que a sua equipe comercial esteja acessando o local de recebimento de informações durante várias vezes ao dia, para, assim, assegurar a eficiência e agilidade com os contatos recebidos.

Caso a sua empresa receba um volume muito grande de leads e não tenha equipe suficiente para assegurar a agilidade no retorno, uma sugestão é priorizar os leads e, assim, entrar em contato apenas com aqueles que têm mais potencial de conversão para a sua empresa.

Como você viu, os leads podem fazer toda a diferença no seu negócio. Afinal, qual empresa não quer novos clientes? E o primeiro passo para começar, seria contratar uma empresa para a geração de leads, que poderá te ajudar a definir quais são as melhores fontes para serem exploradas no seu segmento, além de criar as campanhas bem direcionadas para que você possa alcançar o resultado esperado (ou superá-lo!). Confira as principais formas de remuneração das empresas de geração de leads.

E agora, vamos começar? Preencha o formulário e aguarde o contato da Vendedoor — empresa pioneira na geração de leads no Brasil.

Faça uma simulação grátis!

Últimos Posts