Organograma de uma empresa: qual a importância e como criar?

homem no computador ilustrando matéria sobre organograma de uma empresa
homem no computador ilustrando matéria sobre organograma de uma empresa

Organograma de uma empresa: qual a importância e como criar? 

Outros   •       0

Em todas empresas existe um nível de hierarquia para classificar os cargos e as funções de cada funcionário ou prestador de serviço. Embora algumas empresas com estilo mais jovem e descontraído queriam deixar o ambiente menos sério e organizacional, ainda é preciso classificar os setores e posições dos seus colaboradores. Por isso vamos explicar o porquê de criar um organograma de uma empresa. Confira!

O que é organograma de uma empresa?

Primeiramente, você precisa saber o que é um organograma de uma empresa. Ele é um método para identificar os níveis hierárquicos do seu negócio. Assim, cada colaborador saberá para quem responder por suas tarefas, resultados e, também, solucionar dúvidas ou problemas.

Cada setor classificado pelo organograma depende do outro. Geralmente, os níveis superiores são ocupados pela presidência e diretores, já as caixas mais baixas identificam as classes comerciais e operacionais. Isso dependerá do ramo e do porte de cada empresa.

Uma das maiores vantagens de criar um organograma empresarial é que cada funcionário saberá para quem responder suas tarefas e entregas, facilitando a comunicação e o funcionamento do seu negócio.

Como fazer um organograma de uma empresa?

Existem diferentes tipos de criar um organograma de uma empresa. Mas alguns conceitos básicos podem servir para todos os modelos. São eles:

  • Linhas de comunicação: elas servem para interligar os cargos e ajudam a criar os grupos específicos de cada área da empresa.
  • Unidade: cada caixa serve para colocar o cargo e o nome de cada integrante da empresa.
  • Linha da hierarquia: ela aponta quais são os níveis hierárquicos, do cargo mais alto ao mais baixo.
  • Linhas horizontais: elas indicam que os cargos ligados com esse tipo de linha possuem cargos iguais ou similares.

Tipos de organogramas empresariais

Organograma vertical

O organograma vertical é o mais tradicional e usado pelas empresas. Ele coloca os cargos mais altos no topo do gráfico e integra as outras funções, dividindo por grupos da mesma área.

Organograma radial

O organograma radial também é chamado de circular. Isso porque ele apresenta as funções em divisões dentro de um círculo. O cargo mais alto começa no centro, enquanto os menores vão se espalhando ao redor dele.

Organograma em barras

O organograma em barras lembra um estilo de gráfico, que clássica as maiores barras como cargos superiores e as menores barras identificam as posições inferiores.

Organograma no Power Point

Se você quer criar um organograma para sua empresa personalizado, então monte o estilo que desejar no Power Point, que possui variedades de gráficos e funções para deixar seu organograma do jeito que você quiser.

Organograma online e grátis

Na internet, já é possível achar sites que montam um organograma empresarial. Além disso, existem muitas opções para baixar e editar — sem se preocupar em criar o layout dos gráficos. Vamos listar alguns deles:

  • Cacoo: possui vários templates para editar o seu organograma.
  • DrawExpress Diagram Lite: é um aplicativo que permite que o usuário crie um organograma empresarial no celular ou tablet.
  • NodeScape: você pode desenhar as formas do organograma, como preferir.
  • Gliffy: basta arrastar os diferentes templates de gráficos e setas para montar o seu organograma.
  • Lucidchart: similar ao anterior, possibilita que você crie o organograma a partir de figuras prontas. Ele pode ser editado por mais de uma pessoa.

Agora que você já sabe como criar um organograma empresarial de maneira fácil, rápida e gratuita, conta para nós nos comentários em qual modelo de organograma vai apostar!

Assine nossa
newsletter

Quer receber dicas sobre fornecedores e serviços empresariais? Insira seu email

ico-news

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.