Franquia ou negócio próprio: em qual modelo apostar?

homem olhando gráficos ilustrando matéria sobre Franquia ou negócio próprio
homem olhando gráficos ilustrando matéria sobre Franquia ou negócio próprio

Franquia ou negócio próprio: em qual modelo apostar?

Outros   •       0

Muitos brasileiros querem ganhar dinheiro por conta própria. Mas uma das primeiras dúvidas é em qual tipo de modelo de empresa apostar: franquia ou negócio próprio? Nós do Portal SóPJ — primeiro portal de serviços para empresas — vamos te mostrar as diferenças, vantagens e desvantagens de cada tipo de empresa. Assim, será mais fácil escolher em qual perfil de trabalho investir. Vamos lá!

Franquia ou negócio próprio: como escolher?

A decisão mais importante você já escolheu: ser tornar empresário. Agora que já sabe que quer entrar no mundo empresarial, precisa escolher entre franquia ou negócio próprio. Não é uma escolha difícil, mas ambas opções precisam ser estudadas para alinhar com a expectativa que você tem. Olha só!

O que é uma franquia?

Franquia é um modelo de negócio que oferece uma licença para outro empresário vender o produto/serviço em um novo ponto comercial. Esse modelo de negócio precisa seguir todas as diretrizes da marca, sem mudar nenhum item.

Esse tipo de negócio é formalizado por um “contrato de franquia”, permitindo que o empreendedor use os direitos concedidos da marca. Quem cedo os direitos é chamado de “franqueador” e quem recebe é nomeado como “franqueado”.

Como escolher uma franquia de sucesso?

Para se tornar uma franquia é preciso ter sucesso e credibilidade da marca no mercado. Existem diferentes ramos de franquias: alimentação, beleza, escolas de idiomas, vestuário, automotivo e muitos outros.

Se você tem uma ideia em qual segmento seguir, busque referências e pesquise muito antes de comprar uma franquia. Se informe em quanto tempo terá o retorno do valor investido e quais os índices de sucesso do modelo de negócio.

Como abrir meu negócio próprio?

Muitas pessoas sonham em abrir sua própria empresa. Os motivos são enumeráveis: ter mais tempo com a família, mais flexibilidade nos negócios, não ter chefe, renda extra, única renda, independência financeira e por aí vai. As expectativas também sempre são altas ao entrar no ramo empresarial.

Mas antes de qualquer coisa é preciso ter certeza em qual atividade você quer apostar e, logo em seguida, montar um planejamento a curto, médio e longo prazo. Monte uma planilha com os valores iniciais do seu negócio, investimentos, preços de fornecedores, gastos com a empresa, salários dos funcionários (se seu negócio requer) e outros detalhes.

Um bom planejamento é a palavra-chave para criar uma empresa de sucesso. Faça uma prospecção para saber em quanto tempo seu negócio irá trazer o investimento inicial. Coloque todas as contas no papel e veja o dinheiro é suficiente para os primeiros anos da sua empresa.

Mas afinal, franquia ou negócio próprio?

Se chegou até aqui, mas ainda está com dúvida, então veja essas vantagens e desvantagens de cada modelo de empresa:

Vantagens e desvantagens de franquia

Vantagens:

  • Marca conhecida no mercado;
  • Apoio do franqueador;
  • Plano de negócio já elaborado;
  • Poder de pesquisa antes de investir.

Desvantagens:

  • Pouca flexibilidade;
  • Inovação do negócio limitado;
  • Pouco poder de escolha (Ex: o franqueador é quem dá a palavra final sobre a localização da sua franquia).

Vantagens e desvantagens de negócio próprio

Vantagens:

  • Autonomia nas decisões;
  • Trabalhar com o que gosta;
  • Flexibilidade de horário;
  • Criar algo novo e ter orgulho disso;

Desvantagens:

  • Pouca ideia do retorno do investimento;
  • Cobrar muito de si mesmo;
  • Lidar com as burocracias sozinho.

Essas algumas das vantagens e desvantagens para comprar uma franquia ou abrir o próprio negócio. Pense bem antes de escolher e veja qual é mais atraente para o seu perfil de empreendedor.

Nós do Portal SOPJ, lugar para achar todos os tipos de prestação de serviços para o seu negócio, esperamos ter ajudado você a escolher franquia ou negócio próprio. Clique no serviço desejado, preencha o formulário disponível no final do artigo e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Assine nossa
newsletter

Quer receber dicas sobre fornecedores e serviços empresariais? Insira seu email

ico-news

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.