6 Dicas de Como Melhorar a Gestão Financeira da sua Empresa

6 Dicas de como Melhorar a Gestão Financeira da sua Empresa

 

Outros   •       0

Prosperar e alcançar bons resultados, são só alguns dos objetivos de qualquer empresa. E isso só é possível com uma boa gestão financeira alinhada ao planejamento do negócio.

Confira abaixo 6 dicas para pequenos e médios empresários sobre como manter um melhor controle das finanças da sua empresa.

 

  • Realize um Planejamento Estratégico

    Um plano de negócios descreve os objetivos e quais passos devem ser dados para que a empresa possa alcançá-los, diminuindo os riscos e as incertezas.
    Realizar uma análise de mercado e traçar planos para o marketing, operacional e financeiro, são só alguns dos tópicos importantes nesse processo. O planejamento estratégico deve ser feito periodicamente para checar se a empresa está andando nos trilhos da estratégia definida.

 

  • Separe contas pessoais das contas da empresa

    Jamais misture contas pessoais às do seu negócio, mesmo no início. Para manter o planejamento e a saúde financeira, o mais indicado é que você – mesmo sendo dono do negócio – determine um valor fixo mensal para retirar para si como um salário.
    Se a empresa for familiar, o cuidado deve ser dobrado. Nada de adiantamentos e empréstimos sem controle muito menos realizar sonhos de consumo com o cartão de crédito da empresa.

 

  • Estabeleça procedimentos de cobrança

    Analise seus clientes e identifique os maus pagadores. Tenha um controle preciso de suas contas a receber, registrando datas, valores e responsáveis pelo pagamento, para o caso de ser necessário entrar em contato se houver algum atraso.
    Crie um processo de cobrança listando:
    - A partir de qual data cobrar o cliente (ex.: três dias de atraso);
    - O responsável por e o meio de realizar a cobrança (e-mail ou telefone);
    - Um roteiro de cobrança;
    - As regras para o cálculo de multas e juros, o qual deve obedecer às cláusulas contratuais

 

  • Faça um controle mensal

    É importante acompanhar regularmente os números da empresa. Pergunte-se, “qual será o resultado do próximo mês?”, “E o faturamento no final do ano?”, “Que gastos eu terei?”. Além de ajudar a controlar os custos, as respostas irão ajudá-lo a planejar o negócio como um todo

 

  • Alie-se ao departamento comercial

    A equipe comercial pode ser uma grande aliada na obtenção de melhores resultados para a sua empresa e deve ter ciência deste compromisso.
    Estabeleça em paralelo com os colaboradores uma estratégia eficiente de prospecção, captação e, também, de fidelização de clientes.
    Se você trabalha sozinho, fique atento com sua agenda e seus horários.

 

  • Evite gastos e aprenda a negociar
    Diferente do que parece, cortar custos e despesas não significa radicalizar no ambiente de trabalho ou contratar produtos/serviços de custos e qualidade baixa.
    Reduzir custos trata-se de ferramenta estratégica, sobretudo no contato com fornecedores.
    Ao negociar, você pode adquirir produtos ou serviços de melhor qualidade, conquistar preços mais baixos e até garantir prazos mais longos.

 

Agora é com você!

Com determinação, informação na medida certa e planejamento, você conseguirá tomar as melhores decisões e aproveitar todos os recursos disponíveis.
Cuide da saúde financeira da sua empresa e bons negócios!

Assine nossa
newsletter

Quer receber dicas sobre fornecedores e serviços empresariais? Insira seu email

ico-news

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.