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Nesta categoria você vai ver artigos sobre SMS e sobre como essa é uma ferramenta que, se usada da forma certa, pode ajudar a trazer lucro para a sua empresa. Aqui você vai saber sobre as vantagens de se contratar um serviço especializado em envio de mensagem de texto para celular e vender mais. Saiba o que é SMS, como funciona o SMS, como fazer marketing via SMS e quais são as formas mais indicadas de enviar mensagens de promoção para clientes com o intuito de ajudar a sua empresa a expandir e gerar novos negócios. Acesse o nosso site e esteja sempre informado e atualizado sobre as práticas mais recentes e eficazes quando se trata de SMS Marketing.

O que é SMS e como funciona o SMS

SMS significa Short Message Service (em português, Serviço de Mensagens Curtas) e surgiu nos anos 90. Mas, afinal, o que é SMS e como funciona o SMS? Esse é um serviço simples em que o emissor envia uma mensagem para o receptor tendo em mãos o seu número de telefone celular. Mesmo com o advento de novas tecnologias e o aparecimento de novos serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo, o SMS ainda é muito usado pelo mundo. Há pesquisas que reforçam a popularidade desse serviço ainda hoje, especialmente pelas empresas. Segundo o relatório “Uma investigação sobre o sucesso contínuo e os motores da economia do mercado de SMS em 2015”, o SMS é uma ferramenta que pode alcançar 99,99% dos dispositivos móveis em todo o mundo. Vale considerar também que os destinatários, cada vez mais conectados pelos seus smartphones, leem este tipo de mensagem com uma certa rapidez. Ainda de acordo com essa pesquisa, a expansão do setor digital mobile, especialmente nos países emergentes, fez surgir um mercado mundial que envia por ano nada menos do que 8,3 trilhões de mensagens móveis, por SMS ou outras aplicações. Agora que você entendeu o que é SMS e como funciona o SMS, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre como e por que os números apresentados chegaram a essas proporções e sobre como as empresas estão aproveitando essa ferramenta para atingir seus objetivos de negócios.

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O que é SMS marketing

Nos últimos anos, o SMS tem sido especialmente utilizado para efetivar ações de marketing estratégicas. Saiba a seguir o que é SMS Marketing:

SMS Marketing é uma das estratégias de publicidade que usa o recurso da mensagem de texto pelo celular para fazer a comunicação entre empresa e cliente.

Ainda segundo a pesquisa “Uma investigação sobre o sucesso contínuo e os motores da economia do mercado de SMS em 2015”, fazer disparo de SMS em massa de empresas de diversos setores para múltiplos destinatários é uma maneira simples e eficaz de manter os clientes informados a todo momento, rapidamente.

Esse é um mercado que cresce consideravelmente e o Brasil se destaca. Em 2017, o país responde pela fatia média de 33% do volume de SMS Marketing enviado. Os setores que mais investem e colaboram com essa expansão são: bancário e financeiro, comércio, saúde, educação e administração pública.

Justamente por isso já existem uma série de empresas especializadas para atender essa demanda de SMS Marketing e disparo de SMS em massa.

Confira em seguida as melhores práticas de como fazer marketing via SMS:

Como fazer marketing via SMS

Vamos falar agora sobre como fazer marketing via SMS e o que não pode faltar ao adotar essa prática para sua empresa. Veja:

Autorização do cliente

O primeiro passo sobre como fazer marketing via SMS é a permissão do usuário. É preciso que ele faça um cadastro fornecendo o telefone e autorizando a empresa a enviar esse formato de comunicação. Dessa forma, a empresa consegue estabelecer uma relação de confiança com o consumidor. Se ele recebe aquela mensagem é porque enxerga valor, tem interesse em interagir com a marca de alguma forma e, quem sabe, comprar mais. 

Não envie spam. É importante deixar o poder de decisão sobre receber ou não o SMS Marketing nas mãos do cliente. A tentativa de chamar a atenção custe e o que custar afasta esse cliente, que pode, inclusive, bloquear o número da empresa. Isso vai dificultar a proximidade no caso de uma nova ação. 

Ortografia correta

O segundo passo sobre como fazer marketing via SMS é escrever corretamente e ter muita atenção à ortografia. Erros desse tipo acabam com a credibilidade da sua empresa, sem contar que são muito mais fáceis de serem percebidos, dado o tamanho da mensagem.

Vale pontuar também que muitos golpes são aplicados por SMS e a gramática incorreta, comum nesses casos, é um ponto de atenção que ajuda a identificá-los. Melhor não arriscar, não é?

Na hora de produzir o conteúdo, é fundamental ir direto ao ponto, passar a mensagem de forma clara e objetiva, até porque não há muito espaço.

Ofereça vantagens

O próximo passo sobre como fazer marketing via SMS é oferecer vantagens e promoções exclusivas aos clientes. Usar códigos promocionais pode ser uma excelente alternativa de conseguir novas vendas, além do que facilitam na hora de mensurar os resultados da ação.

Outra característica que funciona é colocar prazo de validade nas ações. Por exemplo, o código promocional de 20% de desconto dura até uma determinada hora do dia x, quando encerra a ação.

Horário de envio

Essa é uma questão que merece muita atenção. Mensagens de texto pelo celular costumam fazer barulho e ninguém gosta de ser acordado no fim de semana cedo demais com mensagens de publicidade, não é?  

Se você não quer que o número da sua empresa seja bloqueado, o horário de envio é algo que deve ser planejado com bom senso até para que a ação tenha mais resultados efetivamente.

Tenha em mente que o horário comercial é sempre melhor. Mas, é lógico que esse é um intervalo extenso. Identificar o melhor horário para cada ação é importante e contratar uma empresa especializada nesse tipo de trabalho pode ajudar.

Estímulos para a ação

Na hora de escrever o conteúdo, é fundamental que o discurso tenha sempre um estímulo para a ação que você deseja que o consumidor realize depois de receber aquele SMS. O cupom de desconto é um bom estímulo, mas há outras formas de fazer com que o cliente que recebe a mensagem pelo celular preste atenção na mensagem e, finalmente, faça a conversão. 

Identifique os melhores momentos de compra de acordo com cada perfil de cliente. Por exemplo: quais são as datas comemorativas que mais o levam a reagir positivamente e comprar seu produto ou serviço pela internet? Sabendo essa resposta, enviar um SMS estratégico pode ajudar a gerar conversão

Se você quer que o cliente se mantenha fiel à sua empresa, mostre seu diferencial e provoque a curiosidade no seu SMS. Se o começo da mensagem não for atrativo, ele não vai chegar até o fim e não vai realizar a ação.  

Com o estímulo certo, o SMS Marketing pode ser uma excelente ferramenta para a sua empresa gerar leads e tráfego para o site ou mesmo para a Newsletter. Isso porque é difícil quem não tenha um smartphone conectado hoje em dia. Além de um comunicado ou cupom de desconto, é possível que o texto venha acompanhado de um link, geralmente encurtado, direcionando para uma landing page, por exemplo.

Monitore os resultados

De nada adianta aplicar todas essas ações de SMS Marketing se você não acompanhar os resultados. Além de saber em detalhes sobre a efetividade do seu investimento, dá para planejar melhor os próximos passos.

Então, esteja atento ao crescimento e também ao cancelamento das assinaturas. As taxas de cancelamento depois de um disparo mostram que aquele é um conteúdo não muito relevante e que pode ser repensado. As novas adesões depois de um disparo indicam que vale a pena continuar investindo naquele determinado tipo de mensagem de texto.

É muito importante analisar o retorno de cada ação estratégica. As boas ficam e as que não trazem retorno ou acabam trazendo impacto negativo para a marca devem ser repensadas e, quem sabe, até eliminadas das próximas ações.

Para fazer essa análise de uma maneira mais profissional, é fundamental firmar uma parceria com uma empresa especializada.

Essas são as dicas de como fazer marketing via SMS. Agora, confira algumas recomendações sobre o que não fazer quando se trata de disparo de SMS em massa para os clientes de uma empresa:

Disparo de SMS em massa: o que não fazer

Se você chegou até aqui, já entendeu a importância do disparo de SMS em massa e de como o investimento em SMS Marketing pode trazer retorno para a sua empresa e os seus negócios.

Existem também algumas ações que, se feitas por empresas sem preparo e experiência em Mobile Marketing e SMS, podem prejudicar os resultados e até invalidar o valor investido.

A primeira delas é o envio de mensagem de texto para celular para números de clientes que não preencheram algum tipo de cadastro, validando a permissão para receber aquele conteúdo. Seja para conquistar ou manter a confiança de um cliente, é importante que os leads sejam qualificados, ou seja, que aqueles usuários tenham manifestado interesse pela marca e o que ela pode oferecer.  

Alguns pontos são imprescindíveis quando se trata do conteúdo do SMS enviado pela empresa. Companhias que não se identificam na mensagem podem perder pontos e até a venda. Ou seja, mantenha o texto objetivo sempre identificando de onde ele está sendo enviado.

A ideia é disparo de SMS em massa, mas personalize o texto e faça conteúdos segmentados de acordo com o perfil de cada cliente. Quando uma mensagem está muito incoerente para um determinado perfil, isso pode fazer com que o cadastro seja cancelado, dificultando a reaproximação entre o cliente e a marca.

Tenha sempre uma call-to-action no final da mensagem. Um SMS sem a chamada para a ação pode não ser tão efetivo para os resultados porque não estimulam o cliente a interagir com a marca.

Não insista com o cliente que não quer receber as mensagens. Isso pode afastá-lo ainda mais da sua marca e prejudicar um contato que pode ser adquirido no médio e longo prazo. Por último, mantenha o bom senso nos horários de envio. Esse é um fator que também pode elevar a taxa de cancelamento, inclusive de clientes em potencial para comprar com frequência.

Dica bônus

Além de fazer disparo de SMS em massa para os clientes, essa é uma ótima oportunidade de trabalhar a comunicação com os funcionários e fornecedores da própria companhia.

Fale com uma empresa especializada e converse com os profissionais sobre a possibilidade de implantar uma ação como essa na sua empresa. O SMS Marketing, em geral, tem um excelente custo-benefício.

O SMS pode ajudar a melhorar os seus resultados em vendas. Converse com um profissional da área. O Portal SOPJ oferece opções de serviço de disparo de SMS em massa para empresas. Preencha o formulário e aguarde o contato de um dos nossos parceiros.

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Como funciona?


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Prático e objetivo

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