Plano odontológico – SóPJ

Plano odontológico

Home / RH e Benefícios / Plano odontológico

PLANO ODONTOLÓGICO

Receba uma cotação grátis com o
melhor custo-benefício do mercado para a sua empresa.

Plano odontológico


Nesta seção, você vai ver artigos com conteúdo relevante e de qualidade sobre plano odontológico. Aqui você vai se informar sobre todos os desdobramentos desse assunto, voltados ao universo corporativo.

Saiba como funciona o plano odontológico corporativo, por que contratar um plano odontológico para os funcionários, como escolher plano odontológico para empresas e muito mais.

Ao acessar o Portal SOPJ você fica sempre atualizado sobre as novidades do setor de convênio odontológico, com as melhores soluções para a sua empresa

Como funciona plano odontológico empresarial

O convênio odontológico pode ou não estar vinculado ao plano de saúde corporativo e também é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O plano odontológico é um dos segmentos assistenciais dos planos de saúde e as regras são similares. Eles ficam divididos em: individual/familiar e coletivo.

Segundo a ANS, o tipo de cobertura do plano de saúde com plano odontológico pode variar entre:

- Exclusivamente Odontológico

- Ambulatorial + Odontológico

- Hospitalar com obstetrícia + Odontológico

- Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico

- Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico

- Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia + Odontológico

A cobertura odontológica garante assistência, com consultas, exames, atendimentos de urgência e emergência, exames auxiliares ou complementares, tratamentos e demais procedimentos realizados em ambiente ambulatorial solicitados pelo cirurgião-dentista com a finalidade de complementar o diagnóstico do paciente que estejam estipulados em contrato.

A ANS determina um rol mínimo a ser contemplado pela cobertura de um plano. Mas, é possível solicitar uma cobertura adicional.

Faça uma simulação grátis!

Plano odontológico coletivo

O plano odontológico corporativo é um dos tipos de plano coletivos. Eles são contratados para os funcionários por empresas, que podem pagar o valor total ou descontar uma parte do salário do beneficiado. O valor do desconto vai depender da cobertura escolhida. Quanto melhor o plano, maior é a taxa de desconto.

Há também os planos por adesão. Neste caso, os contratos são feitos por empresas de caráter profissional, classista ou setorial, como conselhos, sindicatos e associações profissionais.

Ao optar por um dos dois tipos de planos coletivos, o titular beneficiado fica sujeito a aceitar as regras do contrato feito entre a operadora do plano e a empresa/sindicato/associação. Esse tipo de plano é pensado para o bem comum e pode sair mais em conta do que se contratado de forma individual/familiar.

Empresas de todos os tamanhos podem oferecer o benefício do plano odontológico. No caso das menores, os preços podem ser um pouco maiores ao contratar já que, de acordo com o volume de vidas seguradas, é possível ganhar vantagens de pagamento. Mas, em geral, os planos têm um custo-benefício bom, são acessíveis.

Política de reajuste e cancelamento dos convênios

É permitido, segundo regulamento da ANS, que os planos de saúde em geral tenham aumento quando houver mudança de faixa etária e uma vez ao ano, por variação de custos, na data de aniversário do contrato. Nos planos coletivos, funciona assim: a ANS acompanha essa variação e o valor do reajuste é negociado entre a operadora e a empresa ou órgão contratante. Depois disso, a operadora tem 30 dias para comunicar o valor combinado para a ANS. Para os planos individuais/familiares, a ANS dispõe de um limite percentual de reajuste das mensalidades.

As condições de rescisão ou suspensão devem estar previstas no contrato. Há duas exceções: se houver fraude, o termo pode ser interrompido sem a concordância da empresa contratante. Sem justificativa legal, o contrato pode ser interrompido após 12 meses da data da assinatura e desde que a empresa contratante seja avisada com pelo menos 60 dias de antecedência.

A rescisão do plano odontológico pode ocorrer também para um beneficiário se o titular deixar de ser empregado da empresa que oferece o benefício (para demissão e aposentadoria, há regras específicas). Outro caso possível é se um beneficiário deixar de ser dependente do titular. Neste caso, só o dependente perde o benefício.

Confira agora as vantagens de contratar plano odontológico para os colaboradores da empresa:

Por que contratar um plano odontológico para os funcionários

O plano odontológico corporativo não é obrigação da empresa, mas pode fazer parte de um programa de benefícios interessante. É uma opção relativamente barata e agrega valor à imagem da empresa para com os funcionários. Isso porque muitos profissionais de bom desempenho escolhem a dedo o local de trabalho, considerando o clima, o salário e o pacote de benefícios, entre outros fatores. Esse conjunto ajuda a contratar uma boa equipe e também a reter os melhores profissionais.

Com as empresas cortando cada vez mais os custos e optando por oferecer benefícios mais em conta, o plano odontológico acaba sendo uma excelente alternativa. Veja algumas vantagens:

Empresa que valoriza é valorizada

Oferecer benefícios para os funcionários significa valorizá-los. Esse é, sem dúvida, um grande diferencial que indica boa gestão e indiretamente valoriza clientes e fornecedores. O colaborador que trabalha onde se sente cuidado e seguro tende a estar mais satisfeito e vai pensar duas vezes antes de aceitar outras propostas de trabalho. Além disso, vai fazer boas recomendações da porta para fora, o que colabora com a reputação do negócio. O plano odontológico não é o único responsável por toda a satisfação de um colaborador no trabalho, mas, com certeza, ajuda.

Complemento no salário

Tratamentos odontológicos custam caro. Oferecer o plano odontológico é como dar um complemento ao salário e pode ser mais barato para a empresa do que um aumento no ganho líquido mensal. Vale considerar que esse aumento poderia não ser suficiente para pagar o mesmo tratamento de forma particular, sem o convênio. A empresa ganha e o funcionário e sua família também.

Segurança para toda a família

Oferecer benefícios de saúde, como o plano odontológico empresarial, garante também a segurança da família dos colaboradores. Um filho com dor de dentes certamente pode influenciar no dia de trabalho dos pais. Como dependentes, são aceitos, de acordo com a regulamentação da ANS: até o 3º grau de parentesco consanguíneo, até o 2º grau de parentesco por afinidade e cônjuge ou companheiro.

Dedução no Imposto de Renda da empresa

Além de tudo, a empresa que proporciona plano odontológico aos colaboradores ganha incentivos fiscais. Com o investimento feito na saúde e no bem estar dos funcionários, os tributos pagos normalmente pela empresa podem ser reduzidos. O valor das despesas de contratação do benefício pode ser descontado diretamente do Imposto de Renda.

Reter é mais barato do que contratar novos funcionários

É mais barato reter bons talentos do que contratar novos. Investir nos funcionários pode ser uma forma inteligente de economizar com despesas administrativas. Há estudos que relatam uma economia de R$ 13 a cada R$ 1 investido. Avalie em detalhes e faça as contas.

Entendeu por que contratar um plano odontológico para funcionários pode ser um bom investimento? Continue a leitura e veja algumas dicas para fazer uma boa escolha.

Como escolher plano odontológico para empresas

Vamos agora indicar algumas recomendações sobre como escolher plano odontológico para empresas. Confira:

Faça uma pesquisa interna na empresa

Antes de contratar o plano odontológico corporativo, a empresa precisa entender a real necessidade dos seus colaboradores. É valido fazer uma pesquisa interna confidencial. Isso vai ajudar a definir alguns detalhes, como a melhor cobertura do convênio e outros pontos importantes, que podem mudar de acordo com o perfil do negócio. 

Faça as contas e não contrate no impulso

Pesquise os melhores planos e faça as contas. Empresas com mais funcionários podem conseguir contratos com preços mais baixos. Isso não significa que empresas menores não podem conseguir boas opções de negócio. Considere o orçamento disponível e vá atrás de preços atrativos. 

Invista em ações de comunicação interna eficazes

Muitas empresas oferecem benefícios e não os comunicam para os funcionários da forma como deveriam. Isso faz com que todas as vantagens já citadas nesse artigo se percam pelo caminho. Invista em ações de comunicação interna para que os colaboradores, inclusive os novos, saibam tudo a que eles têm direito.  

Ouça quem tem experiência profissional

Opções de plano odontológico para empresas não faltam. Uma recomendação das mais importantes é buscar informações precisas com profissionais capacitados. A experiência profissional de quem já atua no ramo vai ajudar a sua empresa a encontrar a melhor opção de investimento.  

 

Você precisa contratar plano odontológico corporativo para os seus funcionários? Aqui no Portal SOPJ você encontra soluções com o melhor custo-benefício do mercado para a empresa. Preencha o formulário aguarde o contato breve de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Faça uma simulação grátis!

Como funciona?


É Rápido e fácil

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Prático e objetivo

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Confiável e de Qualidade

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Últimos Posts


12 Jan, 2018

Entenda a importância da seleção de fornecedores para sua empresa

Os fornecedores são personagens muito importantes na estrutura de qualquer empresa...

Outros   •   Saiba Mais

11 Set, 2017

5 dicas para escolher o melhor plano de celular empresarial

Será que poderia ser mais vantajoso para os seus negócios que os funcionários tivessem um celular corporativo à disposição? Em muitos casos, essa é uma alternativa interessante e econômica quando comparada a outras formas de oferecer o mesmo benefício.

Plano de Celular   •   Saiba Mais

05 Jun, 2017

Como montar uma empresa? Um guia de serviços para você

Você acabou de abrir uma empresa e agora precisa de ajuda com a contratação de prestação de serviços? Esse artigo é para você que busca justamente um guia de serviços básico sobre como montar uma empresa.

Outros  •   Saiba Mais

12 Jan, 2017

Ticket ou Sodexo: qual é a melhor opção?

Oferecer vale-refeição ou vale-alimentação para os funcionários como vantagens pode ser uma forma interessante de conquistar e reter bons talentos, esses fazem parte dos benefícios opcionais, ou seja, aqueles que não são obrigatórios por lei, mas que podem ser diferenciais competitivos para sua empresa.

Benefícios   •   Saiba Mais