Plano de saúde – SóPJ

Plano de saúde

Home / RH e Benefícios / Plano de saúde

PLANO DE SAÚDE

Receba uma cotação grátis com o
melhor custo-benefício do mercado para a sua empresa.

Plano de saúde


Nesta categoria vamos publicar artigos sobre plano de saúde e tudo o que envolve esse assunto e pode ajudar as pequenas, as médias e as grandes empresas.    

Saiba tudo sobre plano de saúde para empresas, como funciona esse tipo de benefício para funcionários, como escolher plano de saúde empresarial e muito mais.

Acesse o Portal SOPJ e fique constantemente atualizado sobre as novidades do setor de plano de saúde, com dicas e melhores alternativas para o universo corporativo.   

Vantagens de contratar plano de saúde para empresas

Oferecer plano de saúde para os funcionários é opcional, ou seja, esse não é um benefício previsto por lei. É uma escolha da empresa, porém muitos colaboradores levam essa disponibilidade em conta na hora de aceitar ou não uma proposta de trabalho. Esse é, portanto, um diferencial que ajuda a contratar e reter bons profissionais. Não importa o porte do negócio, fato é que esse pode ser um fator que colabora fortemente com o crescimento de uma companhia. Vamos às vantagens de contratar plano de saúde para empresas:

Faça uma simulação grátis!

Valorização da força de trabalho

Uma empresa que, ao contratar um colaborador, oferece plano de saúde empresarial certamente é mais competitiva no seu nicho de atuação. Isso mostra que ela valoriza a força de trabalho, além dos clientes e fornecedores, afinal o funcionário passa grande parte do tempo da vida no trabalho.

Ter esse olhar cuidadoso para com o outro é uma característica bem vista e conta também para a imagem da empresa. Sem dúvida, é um sinal de boa gestão, passa segurança, conforto e influencia no clima de trabalho, outro ponto fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Funcionários mais produtivos e felizes

Outra vantagem de contratar plano de saúde para empresas é que, a partir do momento em que os funcionários se sentem valorizados, eles se tornam mais produtivos e trabalham melhor.

Além de garantir a segurança para ele, o plano de saúde é estendido à sua família. Qualquer problema de saúde, por menor que seja, que venha a afetar um dos membros, que não o funcionário, vai refletir diretamente seu rendimento e dia de trabalho.

Como dependentes, segundo Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é preciso respeitar os graus de parentesco previstos na legislação: até o 3º grau de parentesco consanguíneo, até o 2º grau de parentesco por afinidade e cônjuge ou companheiro.

É claro que não é só o plano de saúde o responsável pela satisfação de um colaborador no seu ambiente de trabalho, mas, considerando também as condições da saúde pública no país, esse é um benefício que chama a atenção.

Incentivos fiscais à pessoa jurídica

Além de ganhar em produtividade e satisfação da equipe, a empresa também ganha com incentivos fiscais ao proporcionar plano de saúde aos funcionários.

Toda empresa precisa pagar seus impostos. Investir na saúde dos colaboradores ajuda na redução dos tributos, com um valor descontado diretamente do Imposto de Renda corporativo.

Agora que você já sabe dos benefícios de se contratar plano de saúde para empresas, entenda um pouco melhor como funciona a concessão desse benefício:

Como funciona plano de saúde empresarial

Antes de entender mais a fundo como funciona plano de saúde empresarial, é importante saber que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divide os planos de saúde em: plano de saúde individual/familiar e plano de saúde coletivo.

As regras mudam de acordo com o tipo escolhido. O primeiro é aquele em que pessoas e famílias contratam diretamente com a operadora. É um investimento particular. Já o plano de saúde coletivo pode ser de duas formas:

Plano de saúde coletivo

Segundo a ANS, são dois tipos de planos de saúde coletivos: os empresariais, que são planos de assistência aos funcionários de uma empresa contratante, e os planos coletivos por adesão. Neste último caso, os contratos são feitos por pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, como conselhos, sindicatos e associações profissionais.

Com o plano de saúde coletivo, é importante considerar que o beneficiado fica sujeito a aceitar as regras do contrato feito entre a operadora do plano e a empresa/sindicato/associação.

O plano de saúde corporativo, em geral, sai mais em conta para o funcionário do que se ele contratasse o individual/familiar. Algumas empresas pagam o plano completo e outras descontam uma parte do que pagam do salário dos trabalhadores. Esse valor vai depender da cobertura escolhida. Quanto melhor a cobertura, maior é o desconto.

Regras de reajuste são mais flexíveis para planos coletivos corporativos

Os planos coletivos podem ter aumento quando ocorrer mudança de faixa etária, de acordo com critérios da ANS e, uma vez ao ano, por variação de custos, na data de aniversário do contrato.

No caso dos planos individuais ou familiares, na data de aniversário do contrato, a ANS limita o percentual de reajuste das mensalidades. Nos planos de saúde coletivos, o mesmo órgão acompanha os reajustes de preços que, por sua vez, são negociados entre a operadora que vende o plano e o seu contratante.

Feito isso, a empresa que vende o plano deve comunicar o reajuste para a ANS até 30 dias após sua aplicação.

Pequenas empresas também podem ter planos de saúde

O benefício do plano de saúde empresarial não é exclusividade de grandes empresas. As companhias com menos de 30 funcionários também podem oferecer o convênio de saúde no pacote de benefícios. O investimento pode até ser um pouco maior, já que quanto mais colaboradores beneficiados melhores preços são possíveis. Mas, ao considerar as vantagens apresentadas no início deste artigo, ele ainda pode trazer lucro aos negócios. 

O fato de a empresa se preocupar com o plano de saúde, mesmo quando há poucos funcionários, é um sinal de que ela quer passar pelos seus primeiros anos com uma gestão saudável. Com menos trabalhadores, é importante que todos sejam bem produtivos e se sintam seguros. Qualquer falta pode prejudicar o andamento de uma pequena empresa. Em uma de médio ou grande porte, há mais capacidade para cobrir alguém em caso de eventualidades.

As operadoras de plano de saúde estão preparadas para atender a todos os tipos e tamanhos de empresas.

Condições para cancelamento dos contratos

A ANS estabelece que as condições de rescisão ou suspensão do contrato de plano de saúde para empresas devem estar previstas no contrato. Fora isso, só pode haver interrupção sem a concordância da empresa contratante se ocorrer fraude ou, sem justificativa legal, após 12 meses da data da assinatura e desde que a empresa contratante seja avisada com pelo menos 60 dias de antecedência.

O contrato de plano de saúde coletivo pode ser rescindido especificamente para um beneficiário se o titular deixar de ser empregado da empresa contratante (para demissão e aposentadoria, há regras específicas) ou se um beneficiário dependente deixar de ser dependente do titular. Neste caso, a suspensão vale para o dependente.

Controle as despesas sem prejudicar os funcionários

Administre bem o uso dos serviços de saúde pelos funcionários. É importante que eles sejam estimulados a acionar o plano com consciência, quando necessário.

Quanto mais o seguro é acionado, mais a empresa paga. Apostar em outros benefícios complementares nas empresas, como auxílio à prática de exercícios físicos e apoio nutricional, por exemplo, colabora com a melhora da qualidade de vida e ajuda a controlar custos com plano de saúde indiretamente.

Faça as contas e avalie. Pode sair mais em conta e melhorar a imagem da empresa, com a oferta de mais benefícios. 

Veja agora algumas boas dicas para saber como contratar plano de saúde para funcionários da sua empresa:

 

Como contratar plano de saúde para funcionários

E agora, como contratar plano de saúde para funcionários? Confira as recomendações:

Faça uma pesquisa interna na empresa

Na hora de contratar plano de saúde empresarial, converse com os funcionários. É importante avaliar e entender as necessidades dos seus colaboradores. Isso pode mudar de acordo com o perfil da empresa. Uma pesquisa interna confidencial pode ajudar na escolha.   

Pesquise pelos melhores fornecedores

Faça uma lista com possíveis operadoras de planos de saúde. Selecione com base em credibilidade e abrangência dos serviços. A cobertura do plano tem que ser condizente com os locais onde a empresa atua. Se a companhia tem escritórios pelo Brasil, por exemplo, e os funcionários viajam muito, preze por alternativas com cobertura nacional.  

Busque pelo melhor custo-benefício

O valor do contrato de plano de saúde para empresas depende do número de funcionários. Pesquise os valores e adeque as possibilidades ao orçamento disponível para fazer o investimento. Lembre-se: quanto mais funcionários beneficiados, maiores são as chances de conseguir preços mais baixos.

Comunique internamente

Comunique os detalhes do benefício a todos os funcionários. Muitas vezes, os empregados não têm conhecimento de todas as vantagens.

Converse com profissionais da área antes de contratar

Para saber de todos os detalhes disponíveis em cada opção de convênio de saúde para empresas, fale com profissionais do ramo. A experiência ajuda a esclarecer dúvidas e investir mais acertadamente, de acordo com o perfil o negócio.

Quer contratar plano de saúde empresarial? O Portal SOPJ pode ajudar a encontrar as melhores soluções com o melhor custo-benefício para a empresa e para os funcionários. Preencha o formulário aguarde o contato breve de um de nossos parceiros.

Faça uma simulação grátis!

Como funciona?


É Rápido e fácil

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Prático e objetivo

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Confiável e de Qualidade

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Últimos Posts


12 Jan, 2018

Entenda a importância da seleção de fornecedores para sua empresa

Os fornecedores são personagens muito importantes na estrutura de qualquer empresa...

Outros   •   Saiba Mais

11 Set, 2017

5 dicas para escolher o melhor plano de celular empresarial

Será que poderia ser mais vantajoso para os seus negócios que os funcionários tivessem um celular corporativo à disposição? Em muitos casos, essa é uma alternativa interessante e econômica quando comparada a outras formas de oferecer o mesmo benefício.

Plano de Celular   •   Saiba Mais

05 Jun, 2017

Como montar uma empresa? Um guia de serviços para você

Você acabou de abrir uma empresa e agora precisa de ajuda com a contratação de prestação de serviços? Esse artigo é para você que busca justamente um guia de serviços básico sobre como montar uma empresa.

Outros  •   Saiba Mais

12 Jan, 2017

Ticket ou Sodexo: qual é a melhor opção?

Oferecer vale-refeição ou vale-alimentação para os funcionários como vantagens pode ser uma forma interessante de conquistar e reter bons talentos, esses fazem parte dos benefícios opcionais, ou seja, aqueles que não são obrigatórios por lei, mas que podem ser diferenciais competitivos para sua empresa.

Benefícios   •   Saiba Mais