Permuta – SóPJ

Permuta

Home / RH e Benefícios / Permuta

PERMUTA

Receba uma cotação grátis com o
melhor custo-benefício do mercado para a sua empresa.

Permuta


Nesta seção, vamos publicar artigos com conteúdo relevante e de qualidade sobre permuta. Você poderá se informar sobre o conceito, todo esse universo e como ele pode ser usado de forma benéfica para empresas e entre empresas.     

Saiba o que é permuta e como funciona, as vantagens da permuta entre empresas, o que é a permuta corporativa bilateral e multilateral e muito mais. 

Acesse o nosso site e fique sempre bem informado e atualizado sobre as possibilidades de permuta e as melhores opções para as organizações.

O que é permuta e como funciona

Vamos começar explicando o que é permuta e como funciona esse tipo de negócio.

Permuta significa troca, escambo. Essa é uma prática antiga, muito utilizada nos primórdios da colonização do Brasil. Na época colonial, as poucas moedas existentes tinham vindo de Portugal. A economia era movimentada sem a participação de dinheiro, à base de troca, ou seja, cada um oferecia o que tinha em troca daquilo que não tinha, como produtos e força de trabalho, e assim garantiam a sobrevivência.

Há relatos históricos que dizem que a prática de escambo começou mesmo no período pré-histórico, com o surgimento da agricultura e da pecuária. Essas atividades estimularam a troca de mercadorias e serviços.

Hoje em dia, muitas empresas ainda se beneficiam dessa prática de diversas formas. Basta que uma ou mais companhias tenham necessidades diferentes e aceitem o escambo de forma combinada.

Dessa maneira, a permuta pode ser total, sem o envolvimento de dinheiro no negócio, ou parcial, que é a chamada permuta com recebimento de torna. Isso significa que, além do produto ou serviço, uma ou ambas as partes envolvidas recebem uma parcela em dinheiro.

É fundamental reforçar que, por mais que não se trate de usar dinheiro, a permuta é uma atividade comercial e está, inclusive, sujeita à tributação. Essa é uma questão que deve ser avaliada caso a caso, já que existem várias formas de permuta.  

Continue a leitura e saiba um pouco mais a fundo sobre os tipos possíveis de permuta entre empresas e as vantagens de negócio de cada uma delas.

Faça uma simulação grátis!

Permuta bilateral corporativa

A prática de permuta entre empresas movimenta o mercado mundo afora em todos os setores. Não importa o tamanho da companhia. Esse tipo de atividade pode ser combinado entre profissionais autônomos, pequenas, médias e grandes empresas.

A permuta bilateral consiste em um tipo de escambo em que duas empresas estão envolvidas. Para que isso ocorra, elas definem os produtos e/ou serviços a serem trocados simultaneamente, de acordo com as necessidades de cada uma.

Vamos imaginar o seguinte: de um lado temos um profissional autônomo jornalista, que trabalha com produção de conteúdo e estratégia de marketing digital e que precisa fazer atividade física, mas, por enquanto, não pode investir. De outro, temos uma academia de médio porte que oferece uma série de aulas e opções esportivas e que não tem nem pode pagar por uma consultoria e produção de conteúdo para seu site e suas redes sociais.

Se essas duas forças de trabalho se cruzam e têm conhecimento da necessidade e do valor do trabalho do outro, pode haver uma troca de serviços combinada. O jornalista frequenta certa quantidade de aulas semanais enquanto a academia pode desenvolver um setor importante e que, até então, não podia ser realizado.

O jornalista ganha disposição para seguir em busca de novos clientes, inclusive o ambiente das aulas pode ser uma boa oportunidade de prospecção e de ampliar a rede de contatos. A academia, por sua vez, consegue melhorar suas oportunidades de negócio e conseguir mais alunos, contando com quem entende do assunto.

Esse é só um exemplo simples, mas são inúmeras as possibilidades de escambo.

Conheça alguns benefícios da permuta bilateral:

Permuta bilateral e suas vantagens

Redução de custos e possibilidade de novos investimentos

Como a permuta não envolve dinheiro, a menos que seja o escambo parcial, as empresas envolvidas acabam conseguindo novas realizações importantes para o desenvolvimento do negócio. O que seria investido no produto ou serviço resultante da troca pode ser redirecionado para um outro tipo de investimento, dando mais força ao crescimento da empresa.

Oportunidade de atrair novos clientes e aumentar a rede de contatos

Com a prática do escambo entre empresas, a sua companhia pode atrair outros olhares entre empreendedores e, portanto, abrir possibilidades de fazer mais contatos e atrair novos clientes. Esteja atento às oportunidades!

Acredite no potencial do boca a boca

Um trabalho bem feito chama a atenção. À medida que as empresas envolvidas no escambo enxergarem o resultado da parceria, elas certamente vão indicar o trabalho para outras companhias e até empreendedores mais próximos, que podem fechar contratos interessantes em dinheiro. A propaganda feita boca a boca é potente para a geração de novos negócios.

Essas são algumas vantagens da permuta bilateral entre empresas. Conheça agora um pouco mais sobre a permuta corporativa multilateral.

 

Permuta corporativa multilateral

Outra opção é a permuta corporativa multilateral. Esse é um tipo mais moderno, que conta com várias empresas envolvidas, o que confere maior flexibilidade e liquidez para as companhias. A maioria das empresas tem mais capacidade de trabalho do que usa com todos os seus clientes. Esse gap pode ser melhor aproveitado com a prática da permuta, aumentando as oportunidades e o lucro de forma otimizada.

A permuta corporativa multilateral surgiu do avanço da tecnologia. Hoje, existem empresas especializadas em gerenciar e intermediar permutas entre outras companhias, facilitando ainda mais a prática. As redes de permuta são plataformas que reúnem empresas interessadas nesse tipo de negócio.

Funciona assim: cada empresa tem a sua conta e expõe suas necessidades – produtos ou serviços – para que as outras tenham acesso. Além de ter mais do que duas companhias envolvidas, outra diferença com relação à permuta bilateral é que, para que haja a troca, não é necessário que o interesse seja simultâneo e nem com a mesma empresa. O valor do trabalho é convertido em créditos virtuais.

Por exemplo: a empresa A consegue suprir uma necessidade com a ajuda da empresa B. A empresa B, por sua vez, não precisa do que a empresa A tem a oferecer naquele momento.

O que acontece é que a empresa B ganha créditos na rede de permuta e pode usar com a empresa C, outra filiada que dispõe daquilo que ela precisa de imediato. Em outra oportunidade, pode ser que a empresa B gaste seus créditos com a empresa A, mas isso não é obrigatório e essa é uma das principais vantagens desse modelo de negócio.

Confira, em seguida, uma lista dos benefícios de integrar uma rede de permuta:

Vantagens da permuta corporativa multilateral

Deixe as outras empresas saberem o que você pode oferecer em troca

Ao acessar uma rede de permutas, aproveite ao máximo para otimizar a capacidade da sua empresa. Se o seu negócio tem produtos, espaço e tempo disponíveis, divulgue para os outros integrantes da rede. Essa parte ociosa também custa dinheiro e pode ser trocada por algo que a empresa esteja pensando em investir.

Considere que uma rede tem muitas possibilidades e o que a sua empresa precisa agora pode ser fornecido por outra companhia integrante sem que a troca seja imediata. Isso facilita e pode gerar lucro para todos os participantes.

Reduza os custos de um lado e conte com a chance de fazer outros investimentos

A permuta ajuda a diminuir os custos. Isso porque o que seria gasto em um investimento, seja qual for a necessidade, fica no caixa e o pagamento é feito com o que sobra em produto e serviço. É uma forma de financiamento mais em conta.

Se uma empresa pode suprir a necessidade de outra e não precisa de nada de imediato, os créditos disponíveis na rede podem ser usados em outro momento mais estratégico com produtos ou serviços que colaborem com a expansão dos negócios.

Uma rede de permuta pode render parcerias e novos contratos em dinheiro

A permuta multilateral pode render novos contatos e relações comerciais interessantes e amplas, que podem gerar contratos em dinheiro no médio e longo prazo. São muitos empreendedores juntos e eles podem recomendar os produtos ou serviços da sua empresa para possíveis clientes em potencial que não fazem parte do grupo.

Converse com um profissional do ramo antes de fazer permutas

Seja permuta bilateral ou permuta corporativa multilateral, é muito importante avaliar cada caso antes de apostar. Procure por profissionais ou empresas que atuem no mercado e tire todas as dúvidas.

Faça uma avaliação do todo, considerando as condições, preços, prazos e impostos. A permuta é uma atividade comercial e, segundo as leis do Brasil, é necessário emissão de nota fiscal. Os benefícios são muitos e uma conversa com um profissional vai ajudar a sua empresa a tomar as melhores decisões. 

Sua empresa precisa de produtos e serviços e você gosta da ideia de trabalhar com permuta? Nós, do Portal SOPJ, podemos ajudar a encontrar as melhores soluções para o seu negócio. Preencha o formulário aqui e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Faça uma simulação grátis!

Como funciona?


É Rápido e fácil

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Prático e objetivo

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Confiável e de Qualidade

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Últimos Posts


12 Jan, 2018

Entenda a importância da seleção de fornecedores para sua empresa

Os fornecedores são personagens muito importantes na estrutura de qualquer empresa...

Outros   •   Saiba Mais

11 Set, 2017

5 dicas para escolher o melhor plano de celular empresarial

Será que poderia ser mais vantajoso para os seus negócios que os funcionários tivessem um celular corporativo à disposição? Em muitos casos, essa é uma alternativa interessante e econômica quando comparada a outras formas de oferecer o mesmo benefício.

Plano de Celular   •   Saiba Mais

05 Jun, 2017

Como montar uma empresa? Um guia de serviços para você

Você acabou de abrir uma empresa e agora precisa de ajuda com a contratação de prestação de serviços? Esse artigo é para você que busca justamente um guia de serviços básico sobre como montar uma empresa.

Outros  •   Saiba Mais

12 Jan, 2017

Ticket ou Sodexo: qual é a melhor opção?

Oferecer vale-refeição ou vale-alimentação para os funcionários como vantagens pode ser uma forma interessante de conquistar e reter bons talentos, esses fazem parte dos benefícios opcionais, ou seja, aqueles que não são obrigatórios por lei, mas que podem ser diferenciais competitivos para sua empresa.

Benefícios   •   Saiba Mais