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Nesta categoria do portal SOPJ você vai saber tudo sobre material de escritório. Vamos publicar artigos com conteúdo relevante e de qualidade sobre tudo o que pode ser interessante em volta desse tema para os pequenos e médios empresários brasileiros. Veja o que é material de escritório, os tipos de materiais de escritório, as vantagens de fazer uma lista de material de escritório, saiba como escolher material para escritório e muito mais dicas e recomendações. Acompanhe os textos do portal SOPJ e mantenha-se sempre bem informado sobre as novidades e tendências do mercado material de escritório. Boa leitura!

O que é material de escritório?

Material de escritório tem uma definição simples: é todo material de apoio de que um escritório precisa. Ou seja, depois da estrutura pronta e do pessoal contratado, os funcionários precisam de material para executar o trabalho e também para manter o espaço agradável, limpo e organizado, assim como seus processos internos. Depois de trazer o conceito sobre o que é material de escritório, confira a seguir os tipos de material de escritório que a sua empresa pode precisar:

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Tipos de material de escritório

Para quem acha que material de escritório são apenas os artigos de papelaria, separamos aqui uma lista com esse e outros os tipos de material de escritório que a sua empresa precisa avaliar. Veja:

Artigos de papelaria e organização

Um dos tipos de material de escritório são os artigos de papelaria. Tanto para o trabalho operacional de qualquer negócio como da própria organização dos processos, é imprescindível investir em blocos de papel, folhas de sulfite, cadernos, cartuchos para a impressora, canetas, lápis, borrachas, grampeador de papel, grampos de papel, organizadores de mesa, gaveteiros e caixas para organizar, quadros de avisos, etc.

Compras no atacado podem ser mais econômicas para o seu negócio. Pense em reservar um espacinho na empresa também para guardar esses materiais.

Artigos e produtos de limpeza

Os artigos e produtos de limpeza também devem fazer parte da lista de material de escritório. Afinal, é importante que o ambiente seja constantemente higienizado e esteja limpo para receber funcionários, parceiros e fornecedores todos os dias.

Artigos para o banheiro como papel toalha, papel higiênico, sabonete e também itens de limpeza geral como vassoura, rodo, panos, detergentes e limpadores são alguns exemplos do que não pode faltar em material de escritório para manter o funcionamento de uma empresa.

Esse item pode ser desconsiderado se a sua empresa optar por terceirizar o trabalho de limpeza que já inclua os materiais para o trabalho. Vale a pena pesquisar essa opção e comparar os gastos das duas, assim como seus benefícios, antes de contratar.

Vantagens de fazer uma lista de material de escritório

Esta pode ser uma prática que pode parecer simples e, por isso, muitos empresários não dão a devida importância para ela. Mas, fato é que fazer uma lista de material de escritório antes de comprar pode trazer uma série de benefícios.

Veja pelo menos 3 vantagens selecionadas:

Processos organizados

Quando uma empresa se preocupa em fazer uma lista de material de escritório, ela colabora para manter os seus próprios processos em ordem.

Por exemplo, já imaginou se um dos funcionários precisa imprimir um contrato ou qualquer outro documento importante e a impressora da empresa não tem cartucho ou não tem folha de sulfite? O tempo de alguém sair para comprar e voltar pode ser decisivo e, quem sabe, fazer o cliente desistir do negócio.  

Produtividade maior

A lista de material de escritório pode impactar também na produtividade dos funcionários de uma empresa. Isso porque a falta de um material simples pode atrasar o trabalho de uma pessoa ou mesmo de uma equipe e impedir que os prazos sejam devidamente cumpridos.

Por exemplo: se falta envelope para fazer o envio de algum item ou documento, tanto o processo da empresa como a produtividade de um ou mais funcionários são afetados.

Redução de custos

Outra vantagem de fazer uma lista de material de escritório é que a prática ajuda a reduzir custos e otimizar investimentos.

Quando já se sabe mais ou menos a necessidade da sua empresa, fazer essas compras de material de escritório no atacado pode ser mais vantajoso. Em geral, com compras mais volumosas, os fornecedores conseguem chegar a preços menores e mais competitivos. Isso pode ajudar o seu negócio a economizar para investir em outros setores mais estratégicos e que vão aumentar os ganhos.

Como escolher material para escritório

Agora que você já entendeu um pouco sobre o conceito, os tipos, as vantagens de organizar demandas e pedidos de material de escritório, confira como escolher material para escritório:

Estude as necessidades da empresa

A primeira recomendação na hora de saber como escolher material para escritório é entender exatamente as necessidades da empresa. Não tem outra forma de fazer isso a não ser estudando.

Faça uma lista e coloque tudo no papel. Pode valer a pena também fazer uma pesquisa interna com os funcionários para entender as necessidades deles. Pode ter alguma que só quem tem experiência e executa determinadas funções é que vai saber apontar.

Leve em consideração o custo-benefício

A segunda recomendação é não escolher nenhum dos produtos levando em conta apenas o preço muito alto (e imaginando que, por isso, seja de mais qualidade) ou muito baixo, apenas com o objetivo de economizar.

Lembre-se que é importante analisar orçamentos e procurar pelo melhor custo-benefício. Considere também ter mais de um fornecedor. Além de ter a chance de conseguir preços bons a cada pedido, a sua empresa não fica nas mãos de apenas um deles em caso de precisar fazer pedidos de emergência. Considere comprar no atacado.

Converse com profissionais do mercado

A terceira recomendação para comprar material para escritório é, antes de mais nada, procurar por quem entende do assunto e tem experiência  no mercado e conversar.

Tire todas as dúvidas sobre as necessidades do seu negócio, pergunte o máximo possível de informações e ouça o que os profissionais têm a dizer. Geralmente, eles trazem uma visão diferente e que pode ajudar a ver alguns detalhes que a falta de conhecimento técnico não permite. Pense no melhor para o seu negócio e ajude a melhoras os resultados em vendas. Acredite: cada mínimo passo de gestão vai determinar os caminhos de sucesso que você pode trilhar empreendendo.

 

Se a sua empresa precisa comprar material de escritório, conte conosco do portal SOPJ. Queremos te ajudar a fazer orçamentos de forma fácil para encontrar fornecedores com preços competitivos. Preencha já o formulário e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

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