Loja virtual – SóPJ

Loja virtual

Home / Tecnologia / Loja virtual

LOJA VIRTUAL

Receba uma cotação grátis com o
melhor custo-benefício do mercado para a sua empresa.

Loja virtual


Aqui nesta seção você vai encontrar artigos sobre loja virtual e tudo o que está em volta desse tema que possa ser de interesse para empreendedores. Vamos publicar conteúdo de qualidade e com frequência sobre as tendências e novidades do mercado com o objetivo de colaborar tanto com quem já atua com comércio eletrônico como com quem pretende abrir site de vendas.

Você vai saber o que é loja virtual, os tipos de loja virtual, as vantagens de abrir loja online, como abrir loja virtual e muito mais sobre vender na internet

Acesse o portal SOPJ e mantenha-se informado sobre o setor de comércio eletrônico, com dicas, informações e soluções para ajudar a sua empresa a crescer e conseguir bons resultados.

Continue acompanhando os nossos artigos. Primeiro, vamos ver o que é loja virtual.

O que é loja virtual

Loja virtual nada mais é do que é um site em que é possível realizar vendas de produtos ou serviços usando a internet, sem a necessidade de um espaço físico.

A loja online não tem a presença nem do comprador nem do vendedor. Todo o processo de seleção do produto ou serviço e do pagamento ocorre pela internet. O único ponto em comum com as lojas físicas é que é preciso ter estoque, se for o caso de venda de produto, e também uma estrutura eficiente de logística para entregar o que for preciso no raio a ser definido pelo empreendedor no plano de negócio.  

Um site na internet é usado como vitrine e os clientes podem acessar de qualquer lugar do mundo, em qualquer horário. Ao selecionar o que deseja, o cliente escolhe um dos métodos de pagamento disponíveis e efetua a compra. A entrega no prazo pré-determinado estimado é de responsabilidade da loja virtual para o endereço fornecido pelo cliente ao fazer o cadastro. 

Existem casos em que a loja virtual é um complemento da loja física. Dessa forma, o cliente pode ter a alternativa de comprar pela internet e retirar o produto na loja física mais próxima.

Agora que você já sabe o que é loja virtual, continue a leitura e confira quais são os tipos de loja online existentes:

Faça uma simulação grátis!

Tipos de loja virtual

Antes de abrir uma loja virtual, é preciso definir o tipo, que pode ser a loja virtual alugada ou a loja virtual própria. Em seguida, entenda melhor o que significa cada uma delas:

Loja virtual alugada

A loja virtual alugada é um dos tipos de loja online em que o proprietário aluga o espaço na internet, sem precisar investir no desenvolvimento de uma loja virtual do zero.

Funciona assim: o proprietário paga uma mensalidade para um provedor de serviços, que se responsabiliza por toda a estrutura da loja online. A partir daí, o proprietário customiza com a identidade visual do seu negócio e faz o cadastro dos produtos ou serviços a serem vendidos.

Loja virtual própria

A loja virtual própria, em geral, demanda um investimento maior. Isso porque é preciso pagar para desenvolver o site do zero e, por isso, o tempo de trabalho é maior.

Com esse tipo de loja online, o proprietário paga pelo servidor e pelos profissionais de desenvolvimento, porém tem mais flexibilidade para colocar no ar um projeto exatamente como o desejado, com layout exclusivo, entre outras vantagens.

Todo tipo de negócio tem seus prós e contras. Vamos falar a seguir sobre as vantagens de abrir loja online frente a um modelo tradicional de loja física.

Vantagens de abrir loja online

A loja online está longe de ser um tipo de negócio mais fácil quando comparada a uma loja física como muitos podem pensar. As dificuldades também existem no comércio eletrônico como em qualquer atividade empreendedora, embora sejam diferentes, mas existem uma série de vantagens em relação às lojas físicas.

Por exemplo, se os recursos tecnológicos da plataforma não estiverem funcionando bem, as vendas não podem ser realizadas. Essa é uma preocupação que uma loja física não tem porque o cliente chega e compra, pelo menos não com a mesma dimensão.

Um ponto favorável importante a ser considerado é que a internet não tem barreiras e pode alcançar as pessoas em qualquer lugar do mundo a qualquer hora. Com uma boa estratégia de marketing digital ao abrir loja online, o negócio pode ir longe mais rapidamente.

Se o cliente encontra o que ele quer e está um ambiente na web seguro para a compra, não há porque não fechar negócio. A praticidade da negociação é outra boa vantagem de abrir loja online. Basta um clique.

Até aqui já sabemos o que é loja virtual, os tipos de loja virtual e as vantagens de abrir loja online. Confira a seguir um passo a passo sobre como abrir loja virtual e os pontos mais importantes para apostar nesse tipo de investimento:

Como abrir loja virtual

Se você quer saber como abrir uma loja virtual e sonha em entrar no mercado de comércio eletrônico, confira o passo a passo com dicas importantes a levar em conta:

Defina o segmento da sua loja online

Primeiro, é preciso saber qual produto ou serviço você vai vender. É recomendado escolher nichos de mercado bem delimitados para reduzir a margem de concorrência. A chance de ganhar mercado se dedicando a um segmento não muito comum pode ser maior. Pesquise. 

Tenha um orçamento

Coloque no papel todos os detalhes do negócio e monte um orçamento bem detalhado para cada passo.

Vale considerar um investimento inicial para o desenvolvimento da plataforma e uma estrutura mínima de estoque e administração e também um gasto mensal de manutenção, com atualização constante da plataforma e do servidor.

Investir em identidade visual é muito importante e ajuda a passar segurança aos clientes. Cores, logo, estrutura e layout são recursos com os quais pode não valer a pena economizar.

Registre o domínio e contrate hospedagem de e-mail e site

É importante que o serviço de hospedagem de e-mail e site ofereça alta estabilidade. Dessa forma, eles têm menos chances de sair do ar e prejudicar as vendas da empresa.

A preocupação com segurança também deve ser considerada. No ambiente online ocorrem muitas fraudes e os clientes precisam se sentir seguros para comprar.

Estrutura administrativa e logística

Monte um escritório com internet de boa qualidade para a manutenção da loja online. Os produtos podem precisar de atualização constante. Além disso, dependendo do tipo de loja virtual, pode ser necessário que o proprietário fique responsável por customizar as páginas e até fazer reparos no design.

Se a loja online vender produtos, é fundamental ter um local físico para colocar o estoque. As condições de armazenamento e até a quantidade de produtos devem ser estudadas e adaptadas de acordo com a necessidade.

Defina os métodos de pagamento

Qualquer loja virtual precisa de uma solução de pagamentos eficiente. Essa é parte do projeto que será responsável pelo faturamento e gerenciamento e é importante que seja simples – sem muitos passos para quem compra - e seguro.

O cliente precisa encontrar e também fornecer todas as informações importantes para a jornada de compra. O cálculo automático de fretes, por exemplo, é um recurso importante.

Quanto mais métodos de pagamento forem aceitos, melhor para o negócio. Os principais são: cartões de crédito, débito on-line, boletos e transferência. Tem também os intermediadores de pagamento, como Pagseguro e Paypal.

Converse com quem entende do assunto

Entre em contato com profissionais experientes nesse mercado de e-commerce antes de investir. O mesmo vale para você que investiu e os resultados não estão saindo como o esperado.

Quem atua já nessa área pode ajudar a definir o plano de melhor custo-benefício ou, se for o caso, a redefinir metas e traçar novas estratégias, no caso de negócios já ativos. Esse passo pode ajudar a investir de forma mais assertiva, sem perder tempo nem dinheiro.

Você quer abrir uma loja virtual ou precisa de ajuda profissional para melhorar o seu comércio eletrônico já ativo? O portal SOPJ pode te ajudar a encontrar as melhores opções de fornecedores com o melhor custo-benefício do mercado. Preencha o formulário aqui e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Faça uma simulação grátis!

Como funciona?


É Rápido e fácil

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Prático e objetivo

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Confiável e de Qualidade

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Últimos Posts


12 Jan, 2018

Entenda a importância da seleção de fornecedores para sua empresa

Os fornecedores são personagens muito importantes na estrutura de qualquer empresa...

Outros   •   Saiba Mais

11 Set, 2017

5 dicas para escolher o melhor plano de celular empresarial

Será que poderia ser mais vantajoso para os seus negócios que os funcionários tivessem um celular corporativo à disposição? Em muitos casos, essa é uma alternativa interessante e econômica quando comparada a outras formas de oferecer o mesmo benefício.

Plano de Celular   •   Saiba Mais

05 Jun, 2017

Como montar uma empresa? Um guia de serviços para você

Você acabou de abrir uma empresa e agora precisa de ajuda com a contratação de prestação de serviços? Esse artigo é para você que busca justamente um guia de serviços básico sobre como montar uma empresa.

Outros  •   Saiba Mais

12 Jan, 2017

Ticket ou Sodexo: qual é a melhor opção?

Oferecer vale-refeição ou vale-alimentação para os funcionários como vantagens pode ser uma forma interessante de conquistar e reter bons talentos, esses fazem parte dos benefícios opcionais, ou seja, aqueles que não são obrigatórios por lei, mas que podem ser diferenciais competitivos para sua empresa.

Benefícios   •   Saiba Mais