Entenda a importância da seleção de fornecedores para sua empresa

Os fornecedores são personagens muito importantes na estrutura de qualquer empresa. É fundamental fazer uma boa e criteriosa seleção e manter uma boa relação com eles. Afinal, por menores que sejam, deles também depende o sucesso de qualquer negócio.

Mas, afinal, o que são fornecedores?

O fornecedor é toda empresa que trabalha para prover produtos e serviços para outros negócios. Por exemplo, você pode ter uma loja virtual de roupas e não produzir os produtos, apenas revendê-los e, portanto, certamente vai precisar de fornecedores de qualidade. O mesmo vale para a contratação de serviços. A loja virtual pode precisar contratar telefone fixo, banda larga empresarial e até serviços de publicidade online para ajudar a alavancar as vendas pela internet.

Leia também:

Como montar uma empresa? Um guia de serviços para você

O que considerar na hora de fazer seleção de fornecedores

Muitos empreendedores não enxergam o quanto a seleção de fornecedores pode impactar os seus negócios. Não é um trabalho simples e exige tempo e muito cuidado, até porque, ao contratar um fornecedor que não atende às necessidades da empresa ou que custa além do que o orçamento pode suportar, pode ser arriscado para a saúde financeira do negócio.

É fundamental pensar também na construção de uma relação saudável com esses fornecedores. Dessa forma, os processos da empresa podem ser bem cumpridos e os clientes finais se sentem satisfeitos e são fidelizados.

Confira uma lista com recomendações que podem facilitar na hora de fazer uma boa seleção de fornecedores:

Explique o que a empresa precisa

Peça vários orçamentos para fornecedores do mesmo tipo de serviço e exponha as necessidades da empresa de forma detalhada, inclusive os problemas. Quanto mais o fornecedor compreender o que o seu negócio precisa, mais ele poderá te ajudar e até orientar sobre as melhores opções de serviços. Seja sincero desde o primeiro contato.

Seja criterioso

Na hora de escolher, seja exigente. Coloque no papel o que for mais importante para que o seu negócio funcione efetivamente. O que o fornecedor precisa entregar impreterivelmente? Considere a necessidade da sua empresa, a reputação do fornecedor, preços e, dependendo do caso, também a distância, que pode comprometer o tempo de entrega.

Depois de ter isso bem definido, esteja bem informado sobre o que ficou estabelecido para poder cobrar, se necessário. Manter fornecedores que cumprem prazos é decisivo para a saúde da empresa.

Valorize o trabalho do fornecedor

É importante fazer com que o fornecedor perceba que o trabalho dele faz a diferença e que ele pode, de fato, ajudar a sua empresa a crescer mais e melhor. Ele vai trabalhar mais motivado. Além disso, dê feedbacks constantes sobre o que está bom ou não. Isso vai fortalecer o relacionamento entre ele e a sua empresa.

Mantenha controle de fornecedores e de estoques

Quando você tem o controle do que entra e sai na sua empresa, fica mais fácil gerenciar os fornecedores e saber o momento certo de comprar mais e melhor. Por exemplo, uma loja virtual de roupas pode ter mais saída de mercadorias perto de datas comemorativas, como Dia das Mães e festas de final de ano. Essa gestão é importante para fazer compras inteligentes e conseguir vender por preços melhores.

Tenha mais de um fornecedor

Se o fornecedor não entregar o que você comprou, sua empresa fica desfalcada e o seu cliente não estará satisfeito. Por isso, é válido ter mais de uma opção para o mesmo produto ou serviço. Ficar nas mãos de apenas um fornecedor pode ser um risco embora seja realmente trabalhoso fazer uma lista de fornecedores em potencial.

Quer ajuda para fazer uma boa seleção de fornecedores com o melhor custo-benefício do mercado? Além de oferecer conteúdo informativo e de qualidade, nosso objetivo é ajudar a sua empresa a encontrar soluções em todos os tipos de serviços. Preencha o formulário com o serviço que a sua empresa mais precisa e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.