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Aqui nesta seção vamos trazer conteúdo relevante e frequente sobre cursos para funcionários de empresas e tudo o que está em volta do tema e que possa, de alguma forma, ser útil para pequenos e médios empreendedores. Você vai saber tudo sobre os tipos de cursos profissionalizantes, as vantagens para as empresas ao oferecer treinamentos para funcionários e muito mais. Continue acompanhando os nossos artigos e fique sempre bem informado sobre as tendências e novidades do mercado de cursos para funcionários.

Cursos para funcionários de empresas

Investir em tecnologia e ferramentas que otimizam os resultados da sua empresa é importante, mas, se você quer fazer o seu negócio crescer de forma sólida, precisa pensar também nos próprios funcionários e colaboradores. As pequenas e médias empresas estão mais atentas a isso e cientes do valor e retorno que o investimento no capital intelectual pode trazer para a companhia. Não é fácil contratar bons funcionários em meio às rápidas mudanças do mercado. Por mais experiente que um funcionário seja, ele precisa estar em constante aperfeiçoamento. Além disso, é preciso pensar que funcionários menos experientes podem atingir níveis de liderança, por exemplo, que vão fazer muita diferença para a companhia no médio e longo prazo e isso fica mais rápido e fácil com o apoio da empresa que acredita nesse potencial. Todos saem ganhando porque, em geral, os treinamentos são pensados de forma a complementar as competências que serão exigidas de cada um dos funcionários pela empresa em que trabalham. Existem várias formas de implementar cursos para funcionários de empresas. Veja a seguir os tipos de cursos profissionalizantes mais comuns:     

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Tipos de cursos profissionalizantes

Não é só pagando cursos nas melhores instituições de ensino que as companhias podem oferecer cursos aos funcionários. Nem todas podem fazer isso por questão de custo e também de logística. Essa é apenas uma das formas, mas vamos mostrar agora alguns tipos de cursos profissionalizantes que podem ser interessantes e vantajosos para a sua empresa. Veja:

Curso EAD (Educação à distância)

Um dos tipos de cursos profissionalizantes é o Ensino à Distância (EAD). A maior vantagem dele é a flexibilidade, já que os turnos e horários de estudos podem ser adequados de acordo com a disponibilidade de cada um.

Graças à tecnologia, além de acompanhar as aulas, os alunos têm a possibilidade de interagir com os professores e tirar dúvidas online. Basta ter um computador com internet para ter acesso às aulas e isso, consequentemente, ajuda a reduzir os custos do curso.  Por outro lado, o aluno precisa de organização e dedicação para conseguir cumprir as aulas e atividades propostas.

Curso presencial

Oferecer um curso presencial para os funcionários da sua empresa é uma das opções que pode custar mais, mas pode valer a pena a depender da necessidade. O valor do curso presencial pode variar, por exemplo, de acordo com a área, a instituição e o seu tempo de duração.

Algumas empresas têm parcerias com instituições de ensino justamente para poder oferecer vantagens aos funcionários, como bolsas integrais ou parciais, em que uma parcela descontada do salário do funcionário a cada mês. Nesse tipo de curso, o funcionário deve frequentar as aulas no endereço físico da instituição.

Parcerias com outras empresas

Se a companhia busca formas mais econômicas, uma boa alternativa é procurar por parcerias com outras empresas. Se o seu negócio tem clientes que podem trazer conhecimentos que agregam valor ao negócio, uma ideia é propor uma parceria e oferecer em troca descontos nos pagamentos.

Imagine que uma agência de publicidade tenha muitos clientes da área da saúde, como hospitais, por exemplo. Um médico desse hospital - e que já tenha tido alguma experiência com a área de marketing na instituição - pode ser convidado a falar sobre o assunto e contar sua experiência, as práticas e os cuidados que se deve ter dentro da agência ao lidar com esse tipo de cliente.

Além de oferecer uma visão diferente aos funcionários que cuidam das contas, a prática ajuda a reforçar de alguma forma a relação entre a agência e o cliente. O caminho inverso também pode funcionar bem, ou seja, a sua empresa pode levar os funcionários para conhecer o funcionamento prático de outro negócio estrategicamente interessante.

Treinamentos internos

Outro dos tipos de curso para os funcionários são os treinamentos internos. É normal que uma empresa tenha funcionários dos mais diversos níveis de experiência e é possível aproveitar essa característica para fazer a empresa crescer.

Para isso, basta criar dinâmicas e formas de fortalecer a troca de conhecimento internamente. Os funcionários com mais tempo de mercado podem preparar palestras para os mais jovens, por exemplo.

Outra proposta é oferecer um curso interessante para um funcionário que tenha atingido uma determinada meta com a condição de que, ao fim, ele prepare uma apresentação aos outros que possam se beneficiar daquele conhecimento.

Esses são os tipos de cursos profissionalizantes, que colaboram com o progresso profissional dos funcionários e também com o desempenho das empresas.

Confira a seguir as vantagens de oferecer treinamentos para funcionários:

Vantagens de oferecer treinamentos para funcionários

Como acabamos de ver, há diversas formas de oferecer cursos para funcionários de uma empresa, algumas mais baratas do que outras, mas, fato é que a prática pode ser muito vantajosa para o seu negócio.

Saiba mais sobre algumas vantagens de oferecer treinamentos para funcionários:

Produtividade

A primeira vantagem de oferecer cursos para funcionários é que a produtividade deles tende a melhorar. Isso porque a tendência é que eles se sintam valorizados pela empresa e entendam a importância do que fazem para que o negócio funcione bem. 

Retenção de bons talentos

Proporcionar aos funcionários a oportunidade de fazer cursos e treinamentos na própria área de atuação faz com as empresas consigam reter talentos e reduzir a taxa de rotatividade.

Independente do nicho em que atuam, as empresas têm cada vez mais dificuldade para encontrar bons colaboradores. Uma política de benefícios empresariais consistente é uma das melhores estratégias para se conseguir e segurar bons profissionais.

Equipe capacitada e na medida certa

Quando uma empresa valoriza seu quadro de profissionais e oferece o apoio e a capacitação necessária para que os resultados sejam atingidos, a produtividade como um todo aumenta. Consequentemente, a empresa consegue reduzir possíveis custos porque evita contratações desnecessárias, já que os negócios conseguem fluir bem e os resultados aparecem.

Lucros e resultados melhores

A última das vantagens de oferecer treinamentos para funcionários é a melhora significativa de lucros e resultados. Não é à toa que muitas das pequenas e médias empresas investem cada vez mais em cursos para funcionários e criam, inclusive, sistemas internos de educação e capacitação.

Agora que você já sabe sobre as principais vantagens de oferecer treinamentos para funcionários, veja como escolher os cursos para funcionários de empresas.

Como escolher os cursos para funcionários de empresas

Saiba em seguida algumas recomendações que vão ajudar a escolher as melhores maneiras de proporcionar cursos para funcionários de empresas:

Entenda os processos da sua empresa

Oferecer cursos para os funcionários pode ser interessante para todas as empresas. O mais importante, antes de mais nada, é avaliar de que forma esse benefício pode ser implementado e quais os tipos podem ser mais interessantes, considerando os que citamos acima.

Com o objetivo de reter seus melhores talentos, muitas empresas criam regras ao fazer esse tipo de investimento de forma que o funcionário que pedir demissão por um período após o término do curso precisa reembolsar a empresa. Afinal, o investimento é feito para o funcionário em prol da empresa a que ele se dedica. As condições podem ser pré-determinadas e combinadas entre as partes.     

O curso mais caro nem sempre é o melhor

O preço dos cursos não pode ser avaliado de forma isolada. Essa é uma questão que varia de acordo com o tipo de benefício que a empresa deseja oferecer aos trabalhadores. Fato é que tudo depende da necessidade do negócio.

É interessante que a empresa avalie se as competências oferecidas na grade do curso desejado vão atender às necessidades do negócio. Pense no custo-benefício, considerando as exigências de cada cargo e os planos futuros da empresa para cada colaborador. Em alguns casos, as opções mais caras vão ajudar a empresa a atingir seus objetivos em um intervalo de tempo menor. Faça as contas.

Converse com profissionais experientes

Se você quer oferecer cursos para os funcionários da sua empresa, procure por profissionais que tenham experiência nesse mercado e converse.

Tirar todas as dúvidas com quem entende do assunto antes de investir pode ser decisivo para não perder dinheiro. Corrigir um investimento feito às pressas pode custar caro e prejudicar as finanças da sua empresa. 

Nós do portal SOPJ podemos te ajudar e encontrar e fazer orçamentos com os melhores fornecedores do mercado de forma prática, rápida e segura. Preencha o formulário e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

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