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Nesta categoria você vai ver artigos sobre conteúdo SEO e tudo o que envolve a produção de conteúdo para web de forma otimizada para os motores de busca disponíveis na internet, em especial o Google. A produção de conteúdo SEO vive em constante transformação e o que funcionava muito bem um ano atrás pode não ser a melhor tática a ser aplicada hoje em dia. Por isso, é importante estar sempre de olho às novidades e contratar uma empresa especializada. Ao acessar nosso site, você vai estar sempre atualizado sobre as últimas práticas da produção de conteúdo para web e conteúdo SEO.

Conteúdo SEO: o que é e para que serve?

SEO significa Search Engine Optimization. Isso nada mais é do que aplicar uma série de estratégias e técnicas que fazem com que o seu site melhore o posicionamento nos resultados de busca orgânicos dentro de um determinado campo de atuação. As técnicas podem começar a ser aplicadas já na fase de desenvolvimento do site, durante a programação. Depois, ao receber o conteúdo, também com SEO, é natural que, pouco a pouco, o site receba mais acessos e se torne uma referência de conteúdo para aquele nicho de mercado. Quando se fala em conteúdo SEO, precisamos ter em mente que os artigos a serem construídos consideram tanto a experiência de quem vai ler como também a forma do Google de avaliar a relevância desse conteúdo. Esses dois pontos juntos são fundamentais. Com mais links bem indexados na primeira página do resultado de busca orgânico, mais acessos o site tem e maior é a proximidade de um possível consumidor com o seu produto ou serviço. Sendo assim, as chances de que aquele conteúdo seja o responsável por conversão em vendas, ou mesmo leads para o seu negócio, são maiores. O objetivo é que cada artigo produzido dentro de uma estratégia de conteúdo SEO esteja entre os 10 primeiros resultados de busca orgânicos, considerando o termo de pesquisa. Esse termo de pesquisa é a palavra-chave. Exatamente por isso é que a produção de conteúdo para web começa pela escolha da palavra-chave.  

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Conteúdo SEO versus link patrocinado

Estar entre os primeiros resultados de busca não é exclusividade de quem investe em conteúdo SEO. Outra alternativa é o investimento em links patrocinados, com campanha paga no Google Adwords.

Investir em conteúdo SEO significa que você vai pagar por um conteúdo estratégico que será trabalhado e publicado no domínio do site ou blog da sua empresa. Aos poucos e com a continuidade do trabalho, é claro, o robozinho do Google entende que aquele conteúdo é interessante e relevante para pessoas que buscam pelo que está escrito ali. O link vai sendo indexado e vai chegando ao topo dos resultados de busca orgânicos, aumentando o número de acessos no site, consequentemente.

No caso dos links patrocinados, a diferença é que você paga por uma campanha no Google Adwords. Isso nada mais é do que comprar as palavras-chave de maior interesse da sua empresa por um tempo determinado. Durante esse tempo, quem faz a busca no Google pode encontrar o seu produto ou serviço bem no topo da página, nas três ou quatro primeiras opções, com o aviso de anúncio. Acabou a campanha, o link some da primeira página.

No caso do conteúdo SEO, depois de indexado, o link tende a ficar ali por mais tempo, logo abaixo dos resultados marcados com a palavra “anúncio”. Se o trabalho é contínuo e aprimorado com o tempo, a relevância não se perde com facilidade. Então, por onde começar?    

Como começar a produção de conteúdo para web

O primeiro passo para começar a fazer conteúdo SEO é estudar o seu negócio e montar um planejamento, preferencialmente com a ajuda de uma empresa especializada. Esse passo é fundamental para que a estratégia alcance objetivos de forma assertiva e tenha sucesso. Depois de estudar a fundo a empresa, seus objetivos de negócio e seu público-alvo, o profissional da empresa especializada vai conseguir saber como começar a produção de conteúdo para web.

O conteúdo não precisa necessariamente falar sobre a marca e a empresa. O ideal é começar o plano questionando, por exemplo: como as pessoas buscam pelo seu produto ou serviço na internet? Quais as dúvidas do seu público na hora de consumir o seu produto ou serviço? O que elas buscam naquele momento em que estão decidindo sobre a compra? E depois?

Todos os temas dos artigos a serem produzidos com SEO começam pela palavra-chave. É a partir delas que o conteúdo é desenvolvido.

É importante considerar que os consumidores estão mais atentos. Eles querem saber sobre o que estão comprando e são atraídos por empresas que entendem o que eles buscam na web e, no entanto, trazem respostas. Fato é que, em geral, estão muito mais dispostos a comprar um produto ou serviço de uma marca que cria uma conexão com eles a partir de um propósito em comum e se dispõem a pagar mais por isso.

O conteúdo SEO ajuda a construir essa relação porque os artigos são pensados desde o início levando em consideração o que esse consumidor-alvo busca na internet.

Agora que você já entendeu como começar a produção de conteúdo para web, confira algumas técnicas que vão ajudar a enriquecer o conteúdo durante a produção:

Técnicas de SEO para produção de texto

Agora, vamos às técnicas de SEO para produção de texto. Vale ressaltar que não há receita exata para produzir conteúdo SEO. As mudanças no que diz respeito ao universo do Marketing Digital não param.

Se você quer começar a investir em Marketing de Conteúdo e SEO, é importante saber que é fundamental ter em mãos boa tecnologia, bom conteúdo e uma dose de paciência. Os resultados vão aparecer no médio e longo prazo.

SEO on-page é o nome dado a toda estratégia aplicada na página da empresa. Confira os pontos importantes dessa parte do trabalho:

- Palavra-chave: não é necessário encher o texto de palavra-chave a qualquer custo, mas é lógico que vai ajudar se ela aparecer naturalmente ao longo do conteúdo. Use com moderação.   

- Títulos e subtítulos: títulos subtítulos atrativos, diretos e objetivos. O ideal é que a palavra-chave escolhida apareça no título, especialmente logo no início. Em algum dos subtítulos, é importante que a palavra-chave também apareça.

- URL amigável: a URL precisa ser analisada também. O ideal é que ela tenha a palavra-chave e não tenha números nem símbolos. Isso deve ser feito, preferencialmente, antes de publicar o artigo porque é esse link que vai ser indexado.

- Imagens, vídeos e infográficos: artigo com imagens, vídeos e infográficos são mais relevantes. Um bom tema e uma boa escrita são importantes, mas deixar o texto visualmente mais agradável vai fazer com que o leitor se interesse mais pelo conteúdo e o leia até o fim.

- Link building: a ideia é colocar links internos em cada artigo. Quando dois ou mais artigos têm informações complementares, é importante que os links estejam disponíveis ao longo dos textos. Isso estimula o tráfego interno no seu site, aumenta o tempo do usuário ali, e conta pontos com o Google para chegar à primeira página do resultado de buscas mais rapidamente. 

- Meta description: quando fazemos uma busca, o que visualizamos antes de clicar é o resultado, com o título, a URL e, logo abaixo, um resumo de duas linhas sobre o conteúdo. Esse resumo é a meta description e ela pode ser escrita de uma forma atrativa, sempre usando a palavra-chave principal do artigo. O ponto positivo disso é que, quando a busca é feita, a palavra-chave aparece em negrito na meta description e isso, de alguma forma, chama a atenção de quem pesquisa.

- Call-to-action: no final de cada artigo, coloque sempre uma call-to-action, que é uma frase que convida o usuário a interagir, clicar, comentar e compartilhar o texto. Esse artifício é imprescindível quando o objetivo é usar o conteúdo SEO para se aproximar do consumidor e aumentar as chances de conversão em vendas ou geração de leads, por exemplo.

SEO off-page é o que vem depois que o SEO on-page está feito. São os direcionamentos de link feitos de outros sites para o site da sua empresa. Essa parte da estratégia consiste, por exemplo, em parcerias com outros sites e blogs. De uma forma contextualizada, eles publicam conteúdos que podem conter links direcionando para o seu site ou blog institucional. Outra forma é compartilhando o link pelas redes sociais ou em fóruns e comentários de outros sites. O importante é espalhar o link de forma inteligente, para que ele traga acessos para o site e ajude a melhorar o posicionamento da marca nos mecanismos de busca orgânicos.

Quer gerar lead usando conteúdo SEO?

Uma das formas mais comuns é usando ebooks. São livros digitais com conteúdo bem desenvolvido e explicativo sobre um determinado tema. O link para download pode estar, por exemplo, dentro de um artigo que contém parte do que está na versão completa. Assim, só depois de fazer o cadastro é que o arquivo completo pode ser baixado e visualizado pela pessoa interessada. 

Lembre-se: todas essas técnicas podem ajudar, mas não existe receita exata para fazer conteúdo SEO. Os artigos devem ser elaborados sempre pensando no usuário, para que ele tenha uma boa experiência de leitura, para que aquele conteúdo resolva alguma questão importante para ele, e também pensando nos motores de busca. Pensar só em um ou em outro pode fazer todo seu esforço não valer a pena. 

Que tal usar conteúdo SEO para ficar mais próximo do seu público, gerar leads e aumentar as chances de fechar novos negócios de forma mais assertiva? O Portal SOPJ oferece opções com esse serviço para ajudar a alavancar o seu negócio. Preencha o formulário e aguarde o contato de um dos nossos parceiros.

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Como funciona?


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Prático e objetivo

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