Consulta de crédito – SóPJ

Consulta de crédito

Home / Serviços Financeiros / Consulta de crédito

CONSULTA DE CRÉDITO

Receba uma cotação grátis com o
melhor custo-benefício do mercado para a sua empresa.

Consulta de crédito


Nesta categoria, vamos publicar constantemente conteúdo relevante sobre consulta de crédito, com tudo o que sua empresa precisa saber sobre esse assunto.     

Confira o que é consulta de crédito e para que serve, as vantagens de usar a consulta de CPF e CNPJ, o que é o cadastro positivo, score de crédito e muito mais. 

Acesse o nosso site e mantenha-se sempre bem informado sobre as mais recentes práticas do mercado, com dicas e as melhores soluções em consulta de crédito para o seu negócio.    

O que é consulta de crédito e para que serve

Saber o que é consulta de crédito e para que serve essa ferramenta é importante para qualquer empresa e ramo de negócio. A consulta de crédito serve para preservar a empresa de clientes e fornecedores inadimplentes. O que ocorre é um mapeamento do CPF ou do CNPJ através de um sistema de consulta que avalia os riscos de vender ou emprestar para uma determinada pessoa ou companhia.

Ao usar a consulta de CPF e CNPJ, o sistema responde com informações como: títulos protestados; pendências financeiras não públicas; ações judiciais; cheques sem fundos; e outras informações que sejam relevantes para análise de crédito com o intuito de proteger a empresa de uma venda, contrato ou empréstimo de risco.

Agora você já sabe o que é consulta de crédito. Continue a leitura e veja alguns benefícios de usar a consulta de CPF e CNPJ na sua empresa.

 

Faça uma simulação grátis!

Vantagens de usar consulta de CPF e CNPJ

Fazer consulta de CPF e CNPJ antes de fechar um negócio confere mais segurança no processo de tomada de decisão de uma empresa. A análise dos dados de uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica que quer comprar a prazo ou fazer um empréstimo com a sua empresa pode ser feita independente do valor do negócio.

Confira as vantagens de contratar esse tipo de serviço:

Menor risco de inadimplência de clientes

Uma empresa que usa a consulta de CPF e CNPJ antes de fechar negócio está se protegendo e minimizando o risco de uma situação de inadimplência desgastante no futuro. A dívida de clientes para com uma empresa pode atrapalhar todo o seu departamento financeiro e acabar gerando ainda mais gastos.

Assim como um funcionário regular conta com o recebimento do seu salário para cumprir com suas contas do mês, uma empresa tem seu planejamento e espera receber conforme combinado para honrar seus compromissos.

Oferta de pagamento a prazo com menor risco

Uma empresa que vende a prazo quer oferecer conforto e facilidade de pagamento para todos os clientes, inclusive os desconhecidos, até para não perder oportunidades de negócio. Mas, ela também tem contas para pagar todo mês.

A consulta de CPF e CNPJ atribui mais segurança ao lidar igualmente com quem a empresa conhece e com quem não conhece também. Há risco baixo de inadimplência em um cliente que não apresenta nada no cadastro negativo de crédito. Nesse caso, facilitar o pagamento pode aproximar e fidelizar um novo cliente interessante.

Prevenção de situações de fraudes no CNPJ

Fazer a consulta de CPF e CNPJ ajuda a prevenir fraudes no CNPJ da sua empresa. Isso porque a consulta dispõe de dados importantes, como endereço e outros dados de cadastro e de sociedade, que podem ser importantes para defender o seu negócio. Monitorar fornecedores colabora para evitar perdas financeiras no futuro.

Atenção à situação fiscal dos seus fornecedores

A verificação pode ajudar a fazer um cruzamento de dados, como foi dito, e também para análise da situação fiscal dos fornecedores. Vale ter cautela com empresas recentes ou as cujo quadro societário muda constantemente. Procure informações sobre os sócios e sua experiência de mercado antes de assinar um contrato. Examine também as informações disponíveis no site da Junta Comercial de seu estado de atuação. 

É fundamental pontuar que essa é uma consulta que deve ser feita com uma frequência. As situações de clientes e fornecedores podem mudar todos os dias, é mais uma forma de manter a saúde do negócio.

Hoje o mercado oferece alternativas de consulta de CPF e CNPJ com condições pré-pagas e pós-pagas. Assim, a empresa escolhe, de acordo com sua frequência de uso e volume de vendas, o que vale mais a pena.

O importante é saber que existem opções para todos os bolsos e tamanhos de empresas e que é possível se prevenir.

Outra ferramenta que pode complementar a segurança de uma empresa que usa consulta de crédito é o score de crédito. Confira a seguir.

O que é Score de Crédito

A palavra score, em inglês, significa placar. Score de crédito é a pontuação de um cliente ao longo da vida, com relação ao crédito. Quem nunca esteve listado no cadastro de maus pagadores, por exemplo, tende a contar com um bom score e as empresas podem usar essas informações em benefício próprio.

O cliente em questão paga suas contas em dia? Já foi negativado? Como é o relacionamento com o comércio em geral? As respostas a essas e outras perguntas vão originar a pontuação de cada um, que sinaliza as chances de um cliente honrar seus compromissos nos próximos 12 meses. Alguns dos principais bureaus de crédito do Brasil permitem que o consumidor verifique o seu próprio número pela internet, sem custo. Eles usam uma pontuação que vai de zero a mil e são consideradas informações de diversas fontes para se chegar ao resultado. Há empresas que trabalham com seu score próprio. Mas, como as elas avaliam isso?

Score de crédito é mais uma segurança para empresas

O Score de crédito é só mais uma ferramenta que ajuda as empresas. A forma como elas trabalham com o score de crédito não é tão clara nem padronizada, vai depender de cada uma. Fato é que a avaliação e a decisão ficam sempre nas mãos da própria empresa.

Cabe aos consumidores, portanto, se informarem sobre o seu score de crédito usando os canais disponíveis e questionarem a nota. Todas as empresas, inclusive os bureaus de crédito, devem informar ao consumidor sobre as bases de dados consultadas para desenvolver a pontuação de cada cliente.

Uma das alternativas dos consumidores para melhorar o score de crédito, se for o caso, é usando o Cadastro Positivo.

O que é Cadastro Positivo

Assim como o cadastro dos maus pagadores existe também o cadastro de bons pagadores. Afinal, o que é Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo mostra o histórico de compromissos honrados e os bons hábitos de pagamentos dos consumidores, tanto pessoas como empresas, e pode ser acessado por organizações cadastradas, como bancos e lojas. Ficam armazenadas informações sobre contas de consumo, empréstimos, financiamentos ou crediários, por exemplo.

Essa é uma ferramenta que colabora com uma avaliação mais minuciosa do risco de concessão de crédito e faz sucesso nos países mais desenvolvidos.

Uma empresa que faz a consulta de CPF e CNPJ avalia a situação fiscal do consumidor ou empresa naquele momento específico. Já o cadastro positivo é como uma oportunidade de mostrar o lado bom, ou seja, ali fica registrado não só o momento, mas um histórico de contas pagas. Isso promove o julgamento de um bom ou mau pagador de forma mais equilibrada.

Bons pagadores podem ter mais facilidade para conseguir crédito e, com isso, as instituições e empresas ficam mais seguras com relação à inadimplência. O cadastro positivo ajuda a elevar o score de crédito de um consumidor.

Se a sua empresa está precisando de serviço de consulta de crédito, fale com quem entende do assunto antes de qualquer coisa. Avalie o custo-benefício de cada oferta disponível no mercado.

Se você chegou até aqui é porque precisa de segurança e quer reduzir os índices e riscos de inadimplência dos seus negócios. O Portal SOPJ pode ajudar a encontrar as melhores soluções em consulta de crédito disponíveis no mercado para manter a saúde financeira da sua empresa. Preencha o formulário e aguarde o contato breve de um de nossos parceiros.

Faça uma simulação grátis!

Como funciona?


É Rápido e fácil

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Prático e objetivo

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Confiável e de Qualidade

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Últimos Posts


12 Jan, 2018

Entenda a importância da seleção de fornecedores para sua empresa

Os fornecedores são personagens muito importantes na estrutura de qualquer empresa...

Outros   •   Saiba Mais

11 Set, 2017

5 dicas para escolher o melhor plano de celular empresarial

Será que poderia ser mais vantajoso para os seus negócios que os funcionários tivessem um celular corporativo à disposição? Em muitos casos, essa é uma alternativa interessante e econômica quando comparada a outras formas de oferecer o mesmo benefício.

Plano de Celular   •   Saiba Mais

05 Jun, 2017

Como montar uma empresa? Um guia de serviços para você

Você acabou de abrir uma empresa e agora precisa de ajuda com a contratação de prestação de serviços? Esse artigo é para você que busca justamente um guia de serviços básico sobre como montar uma empresa.

Outros  •   Saiba Mais

12 Jan, 2017

Ticket ou Sodexo: qual é a melhor opção?

Oferecer vale-refeição ou vale-alimentação para os funcionários como vantagens pode ser uma forma interessante de conquistar e reter bons talentos, esses fazem parte dos benefícios opcionais, ou seja, aqueles que não são obrigatórios por lei, mas que podem ser diferenciais competitivos para sua empresa.

Benefícios   •   Saiba Mais