Benefícios – SóPJ

Benefícios

Home / RH e Benefícios / Benefícios

BENEFÍCIOS

Receba uma cotação grátis com o
melhor custo-benefício do mercado para a sua empresa.

Benefícios


Nesta categoria você vai ver conteúdo relevante e de qualidade sobre benefícios e todos os desdobramentos do tema, voltados para empresas.    Saiba tudo sobre as vantagens dos benefícios nas empresas, os tipos de benefícios empresariais, como escolher benefícios corporativos e muito mais. Acesse o nosso site e mantenha-se sempre atualizado sobre as últimas práticas do mercado de benefícios e avalie as melhores alternativas para o seu negócio.

Benefícios nas empresas: conheça as vantagens para a companhia

Vamos começar a falar dos benefícios oferecidos pelas empresas aos funcionários. Os colaboradores ganham vantagens, mas uma política robusta de benefícios nas empresas pode trazer muito mais conveniências para o seu negócio. Proporcionar benefícios para funcionários pode encarecer os custos de uma empresa, é verdade. Por outro lado, os trabalhadores tendem a se sentir mais valorizados e motivados e, com isso, trazem maior retorno financeiro ao negócio e aumentam o desempenho da organização. Os benefícios nas empresas servem para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e, dependendo do que for oferecido, esse pode ser um fator decisivo na hora de eles cogitarem uma troca de emprego. Ou seja, essa é uma excelente maneira de reter os bons talentos, aqueles mais disputados, que certamente serão alvo de outras propostas. Contratar bons funcionários não é uma tarefa fácil. Mas, talvez seja mais difícil ainda segurar os bons e já contratados. Pagar um bom salário também ajuda, mas não é só isso. Aliás, esse fator vem se afastando da lista de prioridades dos bons profissionais. Sem contar que reter um talento profissional custa menos do que contratar outro. Muitas companhias sabem disso, mas falta o planejamento prático. Existem benefícios que são previstos por lei, mas algumas empresas oferecem outros extras aos funcionários, que são verdadeiros diferenciais competitivos. Veja em seguida os tipos de benefícios oferecidos pelas empresas:

Faça uma simulação grátis!

Tipos de benefícios oferecidos pelas empresas

Os tipos de benefícios empresariais se dividem entre os que são obrigatórios, previstos por lei, e os que são opcionais e chamam a atenção dos talentos mais disputados. Saiba mais a seguir:

Benefícios obrigatórios

Vale transporte

Os funcionários precisam chegar ao local de trabalho e, para isso, não podem gastar mais do que 6% do valor do seu salário com despesas para cumprir com o percurso de ida e volta. Neste caso, a empresa desconta esse percentual do pagamento mensal e arca com o restante dos gastos.

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma reserva de garantia correspondente a 8% do total da remuneração mensal recebida pelo funcionário. Esse valor é descontado e depositado em uma conta bancária que o trabalhador só pode ter acesso em determinadas condições previstas por lei, como para comprar um imóvel, por exemplo, ou caso seja demitido.

Décimo terceiro salário

O ano tem 12 meses, certo? O décimo terceiro salário, no entanto, é um salário extra pago ao final de cada ano, como gratificação. Esse dinheiro colabora com as despesas dessa época do ano, que acabam sendo maiores. Se o funcionário não tem 12 meses de trabalho na empresa, ele recebe o valor proporcional ao tempo de casa. 

Férias remuneradas

O direito a férias remuneradas se dá após completar um ano com carteira assinada. Neste caso, o funcionário pode descansar por um período de 30 dias corridos e recebe, antecipadamente, o salário do mês mais 30% desse valor.

Adicional noturno

O adicional noturno é uma taxa acrescida ao valor do salário normal quando os funcionários precisam trabalhar entre 22h e 5h. Para quem trabalha no campo, o cálculo pode ser feito das 20h às 4h.

Benefícios opcionais

Os benefícios opcionais fazem parte do esforço da organização em oferecer algo a mais para os funcionários para colher os frutos mais adiante. Um programa de benefícios bem estruturado pode estar atrelado a um plano de carreira, por exemplo, com possibilidades para o desenvolvimento de pessoas e processos.

Veja alguns exemplos:

Vale refeição

O vale refeição é oferecido para que os funcionários almocem ou jantem em restaurantes durante o expediente ou não. Neste caso, é interessante que o valor do ticket diário esteja de acordo com a média do custo de alimentação da região.

Plano de saúde

A vantagem do plano de saúde oferecido pela empresa é que, em geral, ele sai mais em conta para o funcionário do que se contratado particularmente. O que ocorre é que um valor pode ser descontado dele, mas ainda assim vale a pena. O empregado pode escolher a cobertura que melhor atende e, claro, quanto melhor a cobertura maior é o desconto. A empresa pode escolher arcar com toda a mensalidade.

Plano odontológico

O plano odontológico é semelhante ao plano de saúde, só que oferece a possibilidade serviços e tratamentos dentários.

Plano de previdência privada

O funcionário já contribui para a Previdência Social mensalmente. Com o beneficio do plano de previdência privada, a empresa se encarrega de fazer uma contribuição a mais para o funcionário.

Bônus

A organização pode oferecer bônus e premiações, com base no atingimento de metas. Esse é um tipo de incentivo que pode estar ou não atrelado a um plano de carreira dentro da empresa.

Vale-cultura

O vale-cultura é um benefício de R$ 50 por mês, que pode ser usado para comprar produtos ou serviços culturais, como livros, por exemplo. O valor é cumulativo e não tem prazo de validade.

Bolsas de estudo

Há empresas que oferecem bolsas de estudo totais ou parciais aos funcionários. A ideia é que eles estejam cada vez mais preparados para os desafios de carreira que possam surgir na companhia. Se a empresa tem planos de se internacionalizar, pode oferecer opções de cursos de línguas.

Auxílio-creche e auxílio-babá

Se a empresa tem mais de 30 funcionários, o benefício do auxílio-creche é um direito. Se ainda é menor, é opcional. A companhia pode disponibilizar uma área dentro da empresa para as mães deixarem seus filhos no horário de trabalho ou fazer convênios. O valor também pode ser depositado ou reembolsado para a mãe. Outra opção de colaborar nesse sentido é oferecendo o auxílio-babá.

Alternativas não faltam. Há empresas que oferecem ainda nutricionista, educação financeira, academia, etc.

Confira agora algumas recomendações sobre como escolher benefícios corporativos:

 

Como escolher benefícios corporativos

Depois desse panorama sobre os benefícios nas empresas e seus tipos, como escolher benefícios corporativos? Veja:

Entenda a necessidade dos funcionários

Avalie quais são as principais necessidades dos seus funcionários. Em uma mesma empresa, existem diversos perfis de funcionários e nem todos se interessam pelas mesmas vantagens. Para um homem solteiro e sem filhos ou para um homem ou mulher com filhos adultos, por exemplo, o auxílio-creche é dispensável. Da mesma forma, opte por benefícios que fortaleçam a cultura da empresa.

Peça opiniões estratégicas

Faça uma análise de competências e dos resultados alcançados por cada colaborador. Depois disso, selecione os profissionais mais talentosos e peça feedback sobre os benefícios vigentes, se existirem, e os que podem ser implantados.

Fortaleça a comunicação interna

Comunique os benefícios oferecidos pela empresa a todos os funcionários. É comum que muitos colaboradores não tenham conhecimento de todas as vantagens que possuem dentro da companhia, o que pode impactar os resultados da empresa. Coloque no mural, mande um e-mail interno geral. A melhor ferramenta de comunicação vai depender do perfil, do tamanho e também do orçamento disponível para esse tipo de ação.

Não se esqueça dos novos funcionários

Considere a taxa de rotatividade da empresa e apresente o pacote de benefícios para os novos funcionários. Essa integração é importante para demonstrar e também esclarecer dúvidas sobre as vantagens da empresa. 

Faça pesquisas de satisfação constantemente

Programe pesquisas de satisfação com os funcionários antes de implantar o pacote de benefícios e depois. Estabeleça intervalos de tempo e aplique questionários. Analise os resultados sobre o clima da organização de forma confidencial. Com isso, dá para se ter uma ideia dos efeitos dos benefícios para os negócios e também das expectativas dos seus colaboradores.

Pesquise fornecedores

Faça uma pesquisa de fornecedores de benefícios nas empresas. Selecione os melhores, com alcance e credibilidade no mercado, e evite dores de cabeça com funcionários no futuro. De nada adianta oferecer um benefício se ele não atender as necessidades dos colaboradores.

Negocie e consiga o melhor custo-benefício

Faça as contas e adeque o orçamento disponível da empresa aos valores cobrados pelos fornecedores. Avalie taxas e prazos. Vale considerar que, quanto mais funcionários, maiores são as chances de conseguir preços melhores.

Canal direto entre RH e fornecedores

Opte por um fornecedor que tenha canais fáceis e ágeis de comunicação com RH da empresa. Da mesma forma, é importante que os usuários dos benefícios consigam assistência direta com o fornecedor em caso de alguma dúvida ou problema, como um Serviço de Atendimento ao Consumidor com 0800, por exemplo.

Fale com quem entende do assunto

Busque por profissionais do ramo capacitados e exponha a situação da empresa. Assim, as chances de errar ao investir em planos de benefícios corporativos são muito menores. Como estão atualizados com as práticas mais recentes do mercado e têm experiência, eles podem ajudar a encontrar soluções com o melhor custo benefício.

Está na hora de escolher os benefícios que a sua empresa vai oferecer aos colaboradores? O Portal SOPJ pode ajudar. Encontre as melhores soluções com o melhor custo-benefício. Basta preencher o formulário e aguardar o contato de um de nossos parceiros.

Faça uma simulação grátis!

Como funciona?


É Rápido e fácil

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Prático e objetivo

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Confiável e de Qualidade

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Últimos Posts


12 Jan, 2018

Entenda a importância da seleção de fornecedores para sua empresa

Os fornecedores são personagens muito importantes na estrutura de qualquer empresa...

Outros   •   Saiba Mais

11 Set, 2017

5 dicas para escolher o melhor plano de celular empresarial

Será que poderia ser mais vantajoso para os seus negócios que os funcionários tivessem um celular corporativo à disposição? Em muitos casos, essa é uma alternativa interessante e econômica quando comparada a outras formas de oferecer o mesmo benefício.

Plano de Celular   •   Saiba Mais

Array

.

  •   Saiba Mais

Array

.

  •   Saiba Mais