Banda Larga – SóPJ

Banda Larga

Home / Telecom / Banda Larga

BANDA LARGA

Receba uma cotação grátis com o
melhor custo-benefício do mercado para a sua empresa.

Banda Larga


Nesta categoria vamos falar exclusivamente sobre banda larga. Aqui você vai conferir artigos com informações relevantes a respeito do tema banda larga corporativa, com tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de serviço para o seu negócio.   Vamos falar sobre banda larga no Brasil, o que é e para que serve a banda larga para empresas, as vantagens de se contratar um plano de banda larga para o negócio, além de algumas recomendações sobre como contratar serviços de internet para empresas e muito mais.  Continue acompanhando o nosso site e mantenha-se informado sobre banda larga fixa corporativa e as últimas tendências do mercado de banda larga no Brasil.

Banda larga no Brasil

O volume de acessos de banda larga no Brasil registrou o número de 27,5 milhões no mês de maio de 2017, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número trata da banda larga fixa. Ainda de acordo com dados divulgados pela Anatel, Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe são os estados com maiores crescimentos percentuais de acessos entre abril e maio de 2017.  A conexão na internet é uma necessidade básica. Hoje em dia, é difícil imaginar uma empresa que funcione sem contratar um plano de banda larga. Mas, afinal, o que é e para que serve o serviço de banda larga para empresas?

Faça uma simulação grátis!

Banda larga para empresas: o que é e para que serve?

De forma simplificada, banda larga é a conexão na internet em alta velocidade permitida por diferentes tipos de tecnologias.

Para ir um pouco além dessa definição simples sobre o que é banda larga fixa, entenda a diferença entre conexão discada e banda larga:

Diferença entre conexão discada e banda larga

A banda larga é uma evolução da conexão discada. Antes de surgirem as primeiras conexões com banda larga, isso lá pelos anos 2000, entrar na internet só era possível usando obrigatoriamente a linha de telefone para transmissão dos dados e para manter o computador com acesso à rede.

A internet discada é como fazer um telefonema, só que a mensagem não é a voz e sim os dados de acesso a internet. Dessa forma, usar o telefone e manter a conexão fica impossível. Mas, essa limitação não durou muito tempo e logo veio a banda larga fixa.

A conexão com banda larga é muito mais rápida quando comparada à internet discada. Isso porque a tecnologia permite que vários meios transmitam os dados de conexão de uma só vez: satélite, cabo de TV e ondas de rádio, por exemplo. O telefone, portanto, fica livre para as ligações e, além disso, a conexão fica muito mais rápida.

Entendida a diferença entre conexão discada e banda larga, vamos saber um pouco mais sobre os tipos de tecnologias utilizadas para ter uma boa internet banda larga para empresas e residências.

Tipos de tecnologias

De acordo com informações da Anatel, o serviço de banda larga fixa é prestado com a utilização de diferentes tecnologias. Conheça quais são elas:

1 . Meios físicos confinados: Asynchronous Transfer Mode (ATM), Cable Modem, Ethernet, Fibra, Frame Relay (FR), acesso híbrido - Fibra e Cabo Coaxial (HFC), xDSL e Power Line Communication (PLC);

2 . Satélite (DTH);

3 . Ondas de rádio terrestres: espectro radioelétrico em micro-ondas (MMDS), Fixed Wireless Access (FWA), Long Term Evolution (LTE), Spread Spectrum e Wimax.

Seja qual for o ramo de atuação, estar conectado com banda larga para empresas é imprescindível. Pode ser para manter o contato com clientes ou fornecedores por e-mail e até mesmo para manter o sistema do seu negócio em funcionamento e controlar entradas e saídas, por exemplo.

A seguir, conheça as vantagens de contratar um plano de banda larga para empresas:

Vantagens de assinar um plano de banda larga para empresas

As empresas hoje em dia não funcionam sem conexão com a internet. Algumas precisam de mais agilidade do que outras quanto a isso, especialmente aquelas estruturadas no ambiente digital, como um e-commerce. Assinar um plano de banda larga para empresas pode ser uma boa alternativa porque eles têm variantes e isso garante algumas vantagens para todos os tipos de negócio.

As empresas precisam de soluções de banda larga que atendam suas demandas. A depender do negócio, ficar sem conexão por muito tempo pode gerar prejuízos financeiros enormes. No entanto, é preciso contar com velocidade, em alguns casos mais do que outros, e também constância, ou seja, se a conexão for instável você pode acabar perdendo vendas.

Veja algumas vantagens de contratar banda larga fixa corporativa:

Internet fibra

Os planos de banda larga para empresas mais avançados oferecidos pelas operadoras são de Internet fibra. Isso significa que as informações são transmitidas de forma mais rápida por fios transparentes. A composição desses filamentos – vidro ou um tipo especial de plástico - faz com que o sinal seja mais potente e oscile menos quando comparado às outras variantes de banda larga disponíveis no mercado. Avalie de acordo com a necessidade.

IP fixo

IP Fixo é uma vantagem interessante para os casos de banda larga corporativa e, em geral, não é oferecida pelas operadoras aos clientes de planos residenciais.

O IP é um número que significa o endereço do equipamento que você está usando para se conectar em uma determinada rede.

Ter um IP fixo é como ter um endereço de IP imutável para sua empresa, ou seja, sabe-se que tudo o que for enviado e recebido a partir daquele código de conexão diz respeito à empresa, desde que o computador esteja conectado na rede da companhia.

No caso de levar o computador da empresa para uma viagem, por exemplo, e conectar no Wi-Fi de outro lugar, o IP será diferente. A vantagem do IP fixo é que os computadores da empresa podem usar de uma rede interna para compartilhar informações com mais segurança, além de servidor de e-mail próprio ou arquivos na nuvem com acesso via FTP, por exemplo.

Combos de serviços

Outro benefício de assinar um plano de banda larga para empresas é a possibilidade de ter pacotes com planos de telefone fixo e de celular corporativo. As alternativas dependem de cada operadora. Os combos geralmente possuem preços mais atrativos, mas considere avaliar os valores dos produtos e serviços que a sua empresa precisa juntos e separados.

Assistência técnica diferenciada

As empresas que vendem planos de banda larga corporativa oferecem assistência técnica diferenciada para seus clientes empresários. Nesses casos, é preciso contar com praticidade e tranquilidade, desde o momento de instalação e configuração do modem até os mais simples problemas que possam vir a acontecer no dia a dia.

As operadoras contam com equipes técnicas especializadas para garantir que o plano de banda larga empresarial contratado funcione bem.

Agora que você já conhece as vantagens de assinar um plano de banda larga para empresas, veja como contratar serviço de internet para empresas:

Como contratar serviço de internet para empresas

Afinal, como saber qual é o melhor plano de internet fixa para sua empresa? Confira algumas recomendações básicas para ter em mente e saber como contratar serviço de internet para empresas da melhor forma:

Perfil da empresa

A internet corporativa não tem as mesmas características da internet residencial. Entre os tipos de empresas as necessidades da banda larga também mudam. Uma loja física, por exemplo, precisa de internet para conectar-se ao sistema interno da empresa e mandar e-mails para seus fornecedores. Uma loja on-line já tem outro tipo de necessidade. A segunda certamente precisa de um pacote com mais dados para que as vendas continuem e cresçam. Estabilidade e velocidade nos casos de empresas digitais são imprescindíveis.

O barato demais pode sair caro

Desconfie de preços muito baixos e promessas boas demais. Nessa hora, é importante ter bom senso e negociar de uma forma que sua empresa não tenha prejuízos no futuro. Planos de banda larga fixa muito baratos podem até parecer uma boa opção, mas a sua empresa pode acabar gastando mais com manutenção no médio e longo prazo. Além disso, se a conexão oscila demais você corre o risco de perder bons negócios.

Converse com especialistas

Uma recomendação fundamental na hora de escolher o plano de banda larga corporativa é conversar com profissionais qualificados no ramo. Ligue, converse, pergunte e exponha as necessidades da empresa de forma a conseguir a opção de melhor custo-benefício para o seu negócio.

Você já sabe como contratar serviço de internet para empresas. O Portal SOPJ te ajuda a encontrar as melhores opções de serviços e planos de banda larga. Preencha já o formulário e aguarde o contato de um de nossos parceiros com as melhores soluções.

Faça uma simulação grátis!

Como funciona?


É Rápido e fácil

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Prático e objetivo

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Confiável e de Qualidade

Web analytics is the measurement, collection,
analysis and reporting of web data for purpose
of under standing and optimizing

Últimos Posts


12 Jan, 2018

Entenda a importância da seleção de fornecedores para sua empresa

Os fornecedores são personagens muito importantes na estrutura de qualquer empresa...

Outros   •   Saiba Mais

11 Set, 2017

5 dicas para escolher o melhor plano de celular empresarial

Será que poderia ser mais vantajoso para os seus negócios que os funcionários tivessem um celular corporativo à disposição? Em muitos casos, essa é uma alternativa interessante e econômica quando comparada a outras formas de oferecer o mesmo benefício.

Plano de Celular   •   Saiba Mais

05 Jun, 2017

Como montar uma empresa? Um guia de serviços para você

Você acabou de abrir uma empresa e agora precisa de ajuda com a contratação de prestação de serviços? Esse artigo é para você que busca justamente um guia de serviços básico sobre como montar uma empresa.

Outros  •   Saiba Mais

12 Jan, 2017

Ticket ou Sodexo: qual é a melhor opção?

Oferecer vale-refeição ou vale-alimentação para os funcionários como vantagens pode ser uma forma interessante de conquistar e reter bons talentos, esses fazem parte dos benefícios opcionais, ou seja, aqueles que não são obrigatórios por lei, mas que podem ser diferenciais competitivos para sua empresa.

Benefícios   •   Saiba Mais